Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A

Curitiba, todas as culturas se encontrarão aqui



A cidade será a única a receber seleções de países dos cinco continentes para o Mundial da FIFA

América, África, Europa, Ásia e Oceania reunidos em Curitiba para disputar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Espanha, atual campeã do mundo, Irã, Nigéria, Honduras, Equador, Austrália, Argélia e Rússia são as seleções que passarão pela cidade. A cosmopolita capital paranaense, característica herdada dos imigrantes que a colonizaram, vai acolher as diferentes culturas e encantar os visitantes com o modo de viver dos curitibanos e daqueles que nela residem.

Sua localização estratégica no sul do Brasil permite fácil acesso e rápidas conexões, pois seu aeroporto internacional oferece vôos diretos com menos de uma hora de duração de São Paulo e Foz do Iguaçu, e menos de duas horas de outros importantes centros urbanos da América Latina como Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Possui 1.848.946 de habitantes e detém a oitava maior economia do país. “Somos privilegiados pela localização, clima e podemos dizer que as seleções que receberemos trarão um misto de culturas, que só vem a acrescentar para a cidade. Além das vantagens em mobilidade urbana, temos o melhor aeroporto do Brasil, o que facilita ainda mais a vinda dos turistas, que serão muito bem recebidos”, comenta Dario Paixão, presidente do CCVB - Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau.

Além de ser sede de importantes multinacionais da área automobilística, maquinário agrícola, papel e celulose, bancária, entre outras, seu reconhecimento mundial se dá também pelos altos índices de qualidade de vida, aplicação de soluções inovadoras em urbanismo e transporte coletivo, e na relação positiva com a sustentabilidade, que lhe garantiu, em 2010, o prêmio Globe Award Sustainable City de “Cidade Mais Sustentável do Mundo”.

Capital Ecológica, como nacionalmente é nomeada, tem fauna e flora rica e diversificada e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada, sendo 64,5 m² por habitante, números que impressionam na atualidade, parcela desta área verde esta preservada nos mais de 34 bosques e parques. Estes, por sua vez, são as principais atrações turísticas da cidade, a exemplo do Jardim Botânico, eleito em 2013 a “Melhor Vista do Brasil” e a Ópera de Arame.

A cultura, influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, retoma o contexto cosmopolita, que se dá também pela configuração de outros importantes cartões postais em homenagem a essas nações que povoaram Curitiba ao longo da história, como o memorial Ucraniano, o memorial Árabe, o bosque Portugal, a praça do Japão, o bosque do Papa, o bosque Alemão. Ainda aliando cultura, arte, desing e arquitetura, o grande destaque é o Museu Oscar Niemayer, obra do famoso Oscar Niemeyer e, eleito entre os 20 museus mais bonitos do mundo, segundo a Revista Flavorwere/2012. O Mercado Municipal entra no roteiro turístico por sua diversidade de produtos exóticos hortifrutigranjeiros e orgânicos brasileiros.

Quanto à hospitalidade, Curitiba oferece grande e qualificada hotelaria, formada por tradicionais empresas brasileiras e redes internacionais. Na gastronomia, os turistas se surpreendem com tradições e receitas preservadas e recriadas nas famosas barracas de feiras de ruas da cidade, com os monumentais restaurantes do bairro Santa Felicidade e com os sofisticados cardápios assinados por chefs renomados, em seus empreendimentos. Compras têm lugar certo na Feira de Artesanato do Largo da Ordem, realizada todos os domingos, como também em regiões temáticas de comércio, galerias de design e arte, e grandes shoppings centers com famosas grifes internacionais.

PROXIMIDADES

Rumo ao litoral, na porção de Mata Atlântica mais preservada do Brasil, uma atração imperdível é o passeio de Curitiba a Morretes. Feito de trem ou litorina percorre-se a Estrada de Ferro que corta a Serra do Mar, construída no século XIX. Essas cidades históricas, como Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba são famosas pela gastronomia e cultura. Lá são servidos deliciosos frutos do mar e o famoso barreado (carne cozida servidas com arroz e farinha de mandioca). Ainda pode-se experimentar a tradicional bala de banana e diversos artigos de artesanato da região.

REGIÃO METROPOLITANA

Nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida “Rotas do Pinhão” um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais. A Lapa possui um Centro Histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer.

Ainda dentro da Rota dos Tropeiros encontra-se Balsa Nova com sua bucólica Vila de São Luis do Purunã; Campo Largo, que se destaca pela produção de louça e porcelana de muita qualidade; Rio Negro com seu artesanato em palha de milho e seu imponente Seminário Seráfico e Campo do Tenente. Em Colombo e São José dos Pinhais, é possível fazer roteiros do vinho. Em Campo Magro, Quatro Barras, Piraquara, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, a natureza e aventura são atrações. Em Araucária, Almirante Tamandaré e Pinhais a ruralidade é o ponto forte. Nestas, as principais atrações são cafés coloniais, restaurantes, vinícolas e cavalgadas.

CATARATAS DO IGUAÇU

O turista ainda pode conhecer a cidade de Foz do Iguaçu, que fica no extremo oeste do Estado do Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina. É um dos pontos turísticos mais importantes do país, com atrações como as Cataratas de Iguaçu, consideradas umas das maravilhas do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves, entre outros.

JOGOS

16 de junho, às 16h

Irã (F3) x Nigéria (F4)

20 de junho, às 19h

Honduras (E4) x Equador (E2)

23 de junho, às 13h

Austrália (B4) x Espanha (B1)

26 de junho, às 17h

Argélia (H2) x Rússia (H3)

Saiba mais:
http://www.curitibacvb.com.br

Postado por Angela Karam - 24/02/2014 às 11:40



Leia mais sobre Destinos Nacionais - Página inicial

Siga-nos no Facebook
www.facebook.com/Turismo-SA
Siga-nos no Instagram
www.instagram.com/turismo.sa