Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A

Mundo a Vapor apresenta um universo em miniatura no Rio Grande do Sul



Conhecer o Mundo a Vapor, na Serra Gaúcha, é uma verdadeira aula de história. Combinando conhecimento e diversão, o parque reproduz máquinas industriais que revelam a evolução da tecnologia

Localizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, o Mundo a Vapor proporciona uma viagem no tempo. Logo na chegada, a fachada do parque recria o acidente ferroviário de 1895 em Paris, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a parede de uma estação de trem e ficou pendurada a 12 metros de altura.
Mundo a Vapor - Canela, Rio Grande do Sul


A imagem causa tamanho impacto nos visitantes que já virou cartão postal na Serra Gaúcha.

Ao entrar no parque, o visitante é transportado para outro universo e convidado a conhecer a evolução das máquinas industriais, passando pela era do vapor. O parque apresenta verdadeiras obras primas da tornearia mecânica, como a fabricação de tijolos, a fundição de metais, a trituração de pedras e a produção de papel em máquinas movidas a vapor. Também há uma usina eólica, uma termelétrica e uma hidroelétrica, além de máquinas de força animal, força humana, roda d’água e moinho de pedras. Peças de época como bomba para retirar água dos porões de um barco antigo, guincho a vapor para retirar a mercadoria do barco e impressora de bilhetes de trem são expostas, bem como locomotivas em escala real.

Ao apreciar os objetos em realidade aumentada, os turistas podem viajar no tempo, tirando fotos de época com roupas antigas, além de fazer compras em lojas de souvenires, artesanato e vinhos. Uma pequena locomotiva na parte externa do parque leva os visitantes a uma sensação única, em um passeio de trenzinho, para viver e sentir cada detalhe que o Mundo a Vapor apresentou. Fotos e filmagens são permitidas para que a lembrança do parque fique guardada no cantinho mais especial da memória de cada visitante.

Para celebrar seu 20° aniversário, o Mundo a Vapor apresentou uma repaginação do parque, desenvolvida pelo renomado decorador Carlos Volk. As miniaturas de máquinas industriais, que são a grande atração deste ponto turístico, permaneceram as mesmas, mas os cenários em que estão inseridas foram totalmente remodelados. "Esta repaginação é uma verdadeira lembrança do passado, desde a Europa até nossas ferrarias locais, com ambientação inspirada nas estações de trem de antigamente", explica Caren Urbani Facchin, uma das gestoras do parque.

Serviço;

Ernesto Urbani, pai de Omar, Benito e Hermes, trabalhava na manutenção de locomotivas, e foi na oficina dele que os filhos aprenderam o ofício, criando brinquedos e miniaturas com sucata. Com o passar tempo, a atividade foi sendo aperfeiçoada, até o dia em que os irmãos decidiram montar um parque para expor suas incríveis miniaturas. A proposta do parque era criar um mundo em miniatura, onde a energia das máquinas seria gerada pelo vapor. Assim surgiu o Mundo a Vapor, que desde sua abertura, em 1991, já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

O parque abre diariamente, das 9h15min às 17h, nos meses de janeiro, julho e dezembro. Nos demais meses, é fechado às quartas-feiras.

Localizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, o Mundo a Vapor proporciona uma viagem no tempo. Logo na chegada, a fachada do parque recria o acidente ferroviário de 1895 em Paris, quando uma lomomotiva desgovernada atravessou a parede de uma estação de trem e ficou pendurada a 12 metros de altura. A imagem causa tamanho impacto nos vistantes que já virou cartão postal na Serra Gaúcha. Ao entrar no parque, o visitante é transportado para um outro universo e convidado a conhecer a evolução das máquinas industriais, passando pela era do vapor. O parque apresenta verdadeiras obras primas da tornearia mecânica, como a fabricação de tijolos, a fundição de metais, a trituração de pedras e a produção de papel em máquinas movidas a vapor.

Postado por Angela Karam - 22/07/2014 às 16:32



Leia mais sobre Destinos Nacionais - Página inicial

Siga-nos no Facebook
www.facebook.com/Turismo-SA
Siga-nos no Instagram
www.instagram.com/turismo.sa