×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Em 1936, a região conhecida como Campos do Jaguari recebeu uma pessoa que mudaria a história do local: um jovem imigrante Europeu, chamado Verner Grinberg chegou à procura de um lar cujo clima e paisagem lembrasse sua terra natal. Aos poucos a família Gri





 

Localizada na Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais e a apenas 166 km de SP Monte Verde é considerada a Suiça Mineira. A cidade é a escolha de muitos casais apaixonados e foi considerada o melhor destino de romance do Brasil. A influência européia pode ser vista em todos os lugares, desde o estilo das construções, no comércio e fabricação de chocolates e geléias caseiras e também na gastronomia. Aqui encontramos além da natureza privilegiada, o clima friozinho, boas opções de divertimento, gastronomia e hospedagem além é claro da já conhecida simpatia e hospitalidade mineira.


Em 1936, a região conhecida como Campos do Jaguari recebeu um imigrante que mudaria a história do local. Em 1952, Verner Grinberg decidiu lotear parte da  sua fazenda, o que atraiu principalmente outros imigrantes que deram início à construção de uma vila com aspecto tipicamente alpino, surgindo assim Monte Verde- distrito que pertence à cidade de Camanducaia. Esse povoado recebeu o nome de Monte Verde - tradução literal do sobrenome de seu fundador - Grin (verde) e Berg (monte).


Melhor época para visitar:

Por ser uma estância climática serrana, o frio é o grande atrativo de Monte Verde, e é na temporada de inverno que a vila recebe o maior número de visitantes. Monte Verde não tem uma época especifica para se visitar . No inverno, as temperaturas chegam a -10° C No verão o frio continua presente: as médias oscilam entre 26° C durante o dia e 14° C à noite, mas não é raro cair para 5° C em pleno mês de janeiro.

No mês de Julho  curta  a quinta edição do Festival de Inverno de Monte Verde  que acontecerá de 01 a 29 de julho e promete agitar os sábados do mês . Com apresentação da Melhoramentos Florestal, o Festival busca um novo formato com a descentralização dos espaços, levando as atividades para diversos espaços, como pontos turísticos como a Pedra Redonda e a Avenida Monte Verde e galerias.


Pedra Redonda

A abertura ficará por conta da apresentação dos artistas da Letônia Matiss e Ilze, que trarão um pouco da cultura do fundador do distrito, como já aconteceu nas duas edições anteriores. O encerramento ficara com a Orquestra Melhoramentos Caieiras que desde a primeira edição abrilhanta o evento.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia o evento conta com apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), ACMV (Associação Comercial de Monte Verde), AHPMV (Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde), Comissão Comunitária de Eventos e Monte Verde FM. As atrações são gratuitas, com exceção do show do Nando Reis que é uma iniciativa privada dentro do Festival.


Foto: Silvia Urias


Foto: Silvia Urias

O que fazer:

Durante o dia as atrações ficam por conta do ecoturismo, os aventureiros podem se deliciar com inúmeras trilhas e caminhadas ao ar livre. Respirar o ar puro faz um bemmmmm!!!!! E o nível do ar atinge 98% de pureza.

Quem não gosta de ter contato com esquilos e várias espécies de pássaros? E quem busca adrenalina pode curtir as tirolesas, arvorismo, trilhas de quadriciclo e passeios em veículos off Road. Aqui você encontra tudo isto e muito mais.



Nossa equipe chegou em Monte Verde numa sexta-feira fria e chuvosa ,  a ansiedade estava mesmo por conta da chuva parar até de manhã e podermos ir conhecer a PEDRA REDONDA. No sábado fomos agraciados com um amanhecer lindo e com o sol que precisávamos para que as trilhas ficassem viáveis. De todos os passeios pelas montanhas, a Pedra Redonda é, talvez, a que proporciona a vista mais bonita de Monte Verde (embora esteja a apenas 1990 metros de altitude, enquanto que os outros picos situam-se a mais de 2000). Atingir o seu cume exige um pouquinho de esforço e equilibrio, a subida tem trechos bastante íngremes, mas o trabalho compensa quando se chega lá em cima. Aí é só sentar, relaxar e ficar curtindo o visual.  Câmera  na mão , não esqueça de tirar fotos para registrar este momento.


Visual da Pedra Redonda

Na cidade visite  a FAZENDA RADICAL, um complexo de turismo de aventura onde o turista pode escolher entre a mega tiroleza, de quase 1 km, uma trilha de quadriciclo no meio de uma mata de eucalipitos, arco e flecha, falcoaria e passeio á cavalo para os pequenos. A minha escolha foi o passeio de quadriciclo, uma maneira emocionante de percorrer 13km de terrenos acidentados no meio e uma mata de eucalipitos, esses veículos superam qualquer obstáculo e garantem um passeio com muita aventura e adrenalina. Apesar de potentes, essas máquinas são fáceis de guiar; não é preciso ter experiência e nem mesmo habilitação. Os passeios têm o acompanhamento de um guia; antes de iniciar o percurso, instrutores ensinam como conduzir o quadriciclo e você faz um test-drive para se familiarizar . Um ótimo passeio para desestressar da correria de São Paulo, sentir o cheiro do mato e se conectar com a natureza. (Os passeios devem ser agendados com antecedência. )


Fazenda Radical


Para os menos aventureiros a recomendação é dar um passeio pelo aconchegante centrinho que oferece uma infinidade de lojas de roupas, calçados, artesanatos, geléias, queijos, doces caseiros e chocolates. Por falar em chocolates, não deixe de conhecer a loja da Gressoney e, por favor, prove a Prímula (prima mineira do alfajor) e a sopa de morangos, com sorvete de creme e chocolate trufado. Se estiver de dieta divida com alguém, mas não deixe de provar, é dos Deuses!


Gressoney - Fábrica de Chocolates


Primula


Primula


Sopa de Morango - Gressoney - Fábrica de Chocolates

Outra visita imperdível na cidade é a deliciosa loja das Geléias Edelweiss. Lá tudo é bom demais, aproveitamos e fizemos o nosso estoque destas maravilhas  com as nossas preferidas as de framboesas e laranja . São deliciosas para comer de colherada ou acompanhada de queijos. Hummmm!!!!


Edelweiss Geléias


Edelweiss Geléias


Casas Germânicas e o Termômetro da cidade, que registra a temperatura



Onde Comer:

Com certeza após tantas atividades a fome irá chegar com força total e a nossa sugetão é  a Cantina Portale di Napoli, com suas deliciosas massas frescas artesanais e o polpettone inesquecível.,em uma ambiente super agradavél.


Cantina Portale di Napoli


Cantina Portale di Napoli


Cantina Portale di Napoli

Outra ideia bem bacana e conhecer o restaurante Villa Amarela que tem como o carro chefe o Combo Mineiro (arroz, tutu de feijão, ovos fritos, couve, torresmo, banana frita, calabresa, leitão e carne de lata) extremamente saboroso e farto, serve de 3 a 4 pessoas.


Vila Amarela


Combo Mineiro - Vila Amarela

E para  quem pensa em se deliciar de um Fondue, escolha  o do Restaurante Marcius, muito bem servido e com as opções de carne e queijo e também  de chocolate. O fondue de queijo do restaurante é super gostoso e acompanha pão italiano e batatas cozidas.


Fondue - Restaurante Marcius

Hospedagem:


Para os mais “caseiros” devemos salientar que os hotéis e pousadas são super aconchegantes . A maioria ainda conta com um arsenal de combate ao frio como aquecedores, lareira, ofurôs e hidromassagens, além de excelentes edredons. Nossa equipe ficou hospedada na Pousada Bramasole, que possui uma área de 4.300m e é cortada por um riacho de águas limpidas, possui chalés e suítes com hidromassagem, lareira, e um delicioso e farto café da manhã . Seus staff são pra lá de atenciosos e sempre prontos a oferecer um café ou um cházinho no meio da tarde.


Pousada Bramasole


Rede de descanso - Pousada Bramassole


Café da manhã - Pousada Bramassole


Restaurante - Pousada Bramassole


Recomendações do portal:

Hospedagem

Pousada Bramasole
Rua Europa, 305
http://www.chalesbramasole.com.br 

Pousada Bucaneve
Rua Cedrus Libani, 670
http://www.pousadabucaneve.com.br/index.php

Pousada Ahavanoah
Rua Safira, 523
http://www.pousadaahavanoah.com.br/site 

Hotel Fazenda Itapuá
Estrada de Monte Verde, Km 3
http://www.itapuamonteverde.com.br 

Hotel Meissner Hof
Travessa da Pedra, 2
http://www.meissnerhof.com.br

Hotel Portal das Videiras
Av. Sol Nascente, 1284
http://www.hotelportaldasvideiras.com.br 

Mais opções de hospedagem em http://ahpmv.com.br 

Gastronomia:

Cantina Portale di Napoli (Gastronomia Italiana)
Av. Monte Verde, 215
http://www.portaledinapoli.com.br

Restaurante Marcius
Av. Monte Verde, 847 (Especializado em Fondue)
http://marciusrestaurante.com.br/site

Restaurante Villa Amarela (Comida Mineira e opções vegetarianas)
Av. Da Fazenda, sn
http://www.villaamarela.com.br

Chocolates Gressoney (Não deixe de provar a divina sopa de morango e as Prímulas)
Av. Monte Verde, 636
https://www.facebook.com/gressoney.chocolates

Edelweiss Gelérias
Av. Monte Verde, 856
https://m.facebook.com/geleiasedelweiss


Atrações:


Trilhas facéis e médias: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda e Platô

Trilhas avançadas: Pedra Partida e Selado

http://www.monteverdetur.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=147

Fazenda Radical: passeios de quadriciclo, arvorismo, esclada, arco e flecha, mega tirolesa e passeio a cavalo.

http://www.fazendaradical.com.br

Pista de patinação no gelo
Av. Monte Verde, 1463
https://www.facebook.com/patinacaomonteverde

*O portal Turismo- SA viajou a convite da AHPMV (Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde)


Legenda:  Márcia Santos (Revista Brasil Travel News), Camila Karam (Turismo-SA), Fernando Jardim (Luxus Magazine) Silvia Urias (AHPMV), Alessandra Cunha (Luxus Magazine), Heitor e Silvia Reali (Viramundo e Mundovirado), Camila Alvarenga (Metro), Nyrce Levin (Porta de Embarque), Yolanda Karam (Turismo-SA)

Por: Camila Karam

Fotos: Yolanda Karam


Postado por
no dia 30/06/2017 às



Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: