×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Com um histórico de muitas dificuldades, a cidade de Itá transformou a inundação da antiga área do município em atração turística e hoje é destaque no Estado






Itá - Foto: Izabela Reame

Com um histórico de muitas dificuldades, a cidade de Itá transformou a inundação da antiga área do município em atração turística e hoje é destaque no Estado


Itá é uma pequena cidade do Oeste de Santa Catarina e já foi considerada, segundo o Prêmio Istoé de 2015, umas das 50 melhores cidades para se viver no país devido a sua tranquilidade e povo hospitaleiro. O município é marcado por um passado intenso de transformação de adversidades em desenvolvimento econômico e social, que tem como protagonista o Rio Uruguai, um dos principais rios do sul do Brasil e que rodeia Itá.

O município foi fundado por descendentes de origem ítalo-germânico e a grande transformação e marco da cidade até os dias de hoje foi a decisão, em 1978, de construir uma usina hidrelétrica em Itá. Com a usina, veio a notícia de que a cidade seria inteira inundada. Itá teve de ser transferida para uma área mais alta nas proximidades e a Igreja da época, assim como todas as construções, precisou ser derrubada. Porém a Matriz não foi a baixo, a máquina quebrou no momento da demolição e com isso a população, por meio de um plebiscito, decidiu manter as torres e a fachada. Com a inundação, o local se tornou um ponto turístico sobressaindo das águas e hoje também é uma lembrança para os antigos moradores.


FUNICULAR - Crédito: Divulgação Itá Eco Turismo

Atualmente com a estabilidade dos moradores na parte alta e com o lago criado pela hidrelétrica na parte baixa, a cidade se tornou um dos principais polos turísticos do interior de Santa Catarina (SC). Isso se deve a construção, arborização e estruturação do local que hoje contam com um bom setor hoteleiro com 4 hotéis, 6 pousadas e um resort que tem mais de 100 suítes de luxo e um restaurante internacional, entre outros empreendimentos em fase de construção que vão dobrar a capacidade hoteleira até 2018. O município teve um fluxo turístico, em 2015, de 84.496 turistas, em 2016 já foram 98.015. A meta é um crescimento de 15% ao ano e, daqui 10 anos, ser o maior e melhor destino turístico do interior de Santa Catarina.

A gastronomia da cidade é marcada pelas comidas típicas da região Sul como costelão feito no fogo de chão e as geléias, com destaque para da fruta mirtilo, típica de Itá originando uma série de produtos característicos da cidade, como a cerveja de mirtilo.



Além do mais, o local é de fácil acesso. Itá fica entre Chapecó e Concórdia, sendo apenas 60 km do Aeroporto de Chapecó. Mas o setor turístico está sofrendo algumas modificações desde 2015. A Secretaria de Turismo Municipal juntamente com a empresa de Campinas (SP) Grupo Eco&Eco e a Itá Eco Turismo montaram um planejamento de desenvolvimento turístico que envolve divulgação, novas construções, preservação do passado histórico e cuidado com o meio ambiente.

Atrações turísticas

A cidade atualmente conta com quatro roteiros: aventura, aquático, cultural e rural. No roteiro de aventura, o destaque fica por conta da nova tirolesa inaugurada em maio de 2017 e é considerada uma das mais bonitas do Brasil devido a vista privilegiada durante o percurso que tem uma distância de 1.780 metros, sendo o seu ponto mais alto com 86 metros de altura. Já o aquático tem como o destaque o próprio Rio Uruguai que possibilita uma série de atividades náuticas, entre elas um passeio de barco com o ‘Capitão Itá’ no fim da tarde apreciando o pôr do sol e o parque aquático com água mineral termal que brota do solo a uma temperatura de 35º graus. O cultural é bem vasto já que a cidade conta com seis museus que mostram a história da inundação e a forte influência alemã e italiana na cultura da região. O roteiro rural é um dos mais procurados já que possibilita a visita em uma das únicas plantações de mirtilo (BlueBerry) do país. A Vitality Berry, empresa responsável pelo cultivo da fruta, juntamente com o Grupo Eco&Eco, desenvolveu uma atração chamada ‘Colha e Pague’ em que o turista entra na propriedade e tem o direito de andar na plantação, colher e comer a fruta no pé, sendo que paga só o que levar para casa. O projeto foi uma alternativa encontrada para sanar um problema da empresa pela falta de mão de obra, já que o mirtilo é uma fruta muito delicada e requer um grande tempo para a colheita.  Com o colha e pague, além de todas as frutas serem colhidas e evitar a perda do produto, o faturamento aumentou.

Outra atração turística é o Funicular, um sistema de transporte de passageiros ecológico composto por uma cabine que corre em trilhos tracionado por um cabo. O transporte é o primeiro de tecnologia 100% nacional e o segundo do tipo em atividade no país. O bonde liga o centro da cidade a parte baixa, próximo ao resort e parque aquático. Além de ser uma atração turística, é funcional para os moradores que precisam percorrer o trajeto e também facilita a visita dos turistas ao comércio local.

"Desde a criação  do grupo Eco & Eco fomos pioneiros no desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. O projeto do Funicular reúne esses elementos e proporcionou o desafio de fazer o inédito. O que nos permitiu a aplicação de novas tecnologias e trouxe o aprendizado e a evolução", conta Wilson Miguel, diretor da empresa.

Itá ainda conta com eventos de temporada como o Festival de Inverno, o Brilha Itá na época do Natal, a Páscoa Encantada e o carnaval que tem desfile com escolas de samba e destaque na região pela segurança e ambiente familiar.

​Fonte: Assessoria de Imprensa​



Postado por
no dia 23/10/2017 às



Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: