×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Praça da Baleia tem inspiração no Bryant Park de Nova York e abrigará uma capsula do tempo a ser fechada em 2018 e reaberta em 2050





TURISMO | SÃO PAULO TERÁ NOVO PONTO TURÍSTICO COM SUA PRÓPRIA VERSÃO DO CLOUD GATE

Praça da Baleia tem inspiração no Bryant Park de Nova York e abrigará uma capsula do tempo a ser fechada em 2018 e reaberta em 2050

São Paulo ganhará escultura de baleia em novo espaço público

São Paulo ganhará um certo ar litorâneo a partir de dezembro de 2019. Motivo? A cidade passa a contar, em plena Av. Faria Lima, com a presença de uma escultura de baleia em tamanho natural, quase 20 metros - dimensão que fará dela algo tão impactante quanto o Cloud Gate, a escultura em formato de feijão criada por Anish Kapoor que virou símbolo de Chicago.

A escolha da baleia não foi aleatória. "Além da baleia real que navega nos mares, existe a baleia mítica que navega em nossas mentes, com enorme carga de símbolos. E o mais marcante vem da história de Jonas, que fala de transformação, missão e a busca de valores. É isso que queremos para São Paulo - que as pessoas pensem na transformação que nossa cidade merece", explica Rafael Birmann, responsável pelo empreendimento. Batizado de B32, o prédio foi criado para apresentar a São Paulo novos conceitos de urbanidade, questionar a relação da cidade com os muros e oferecer ao público um espaço de contemplação e integração.

Na Avenida Faria Lima esquina com a Rua Leopoldo Couto de Magalhães, próximo ao JK Iguatemi, o prédio foi projetado pelo arquiteto Didi PEI, com escritório em Nova York, ao lado de uma equipe de profissionais internacionais e do Brasil. A baleia ficará em uma das esquinas da praça que o empreendimento abrirá à população: serão oito mil metros quadrados de área aberta ao público, em torno da torre comercial, de 125 metros de altura e o equivalente a 30 andares.

"Será uma praça aberta a toda população, um espaço público da mais alta qualidade e um exemplo de urbanismo sem muros, num manifesto por uma nova cidade, uma reflexão sobre a cidade que todos queremos", diz Birmann. "Buscamos inspiração nas melhores praças do mundo. O paisagista Tom Balsley desenhou um espaço acolhedor para que as pessoas se sintam acolhidas e confortáveis. Assim como na Europa e EUA, a Praça da Baleia terá cadeiras soltas espalhadas para que possam usar para descansar, bater papo ou interagir", complementa.

As surpresas da praça não param por aí. Em 25 de janeiro de 2018, será enterrada nela uma cápsula do tempo com objetos da atualidade e cartas e mensagens mandadas pela população para serem entregues aos seus destinatários a partir de 25 de janeiro de 2050.

Mais de 13 mil mensagens já foram recebidas pelo site www.encontrocom2050.com.br

Postado por
no dia 06/04/2018 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: