×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

A tranquilidade de Trancoso, no sul da Bahia, assim como suas paisagens paradisíacas, já alcançou fama internacional





Praia do Espelho - Trancoso - Bahia
Praia do Espelho

A tranquilidade de Trancoso, no sul da Bahia, assim como suas paisagens paradisíacas, já alcançou fama internacional, atraindo turistas - e celebridades - do mundo inteiro. Charmosa e descolada, a vila integra rusticidade a elegância e qualidade de seus serviços.

Fundado no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas, o lugar foi descoberto por hippies nos anos 70, e, de lá para cá, vem se tornando um dos destinos mais cobiçados do Nordeste.

Para quem ainda não conhece a vila, confira cinco atrativos imperdíveis para visita-la:

Quadrado 

O Quadrado de Trancoso é o ponto mais famoso e badalado da vila. É nele onde tudo acontece, principalmente durante a noite. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a praça histórica é considerada uma das mais encantadoras do Brasil, reunindo lojas, ateliers, bares e restaurantes em suas típicas casinhas coloridas. Com charme sem igual, o Quadrado está localizado do alto de uma falésia com vista para o mar.

Igreja e Mirante

Trancoso - Bahia - Igreja de São João de Trancoso

A Igreja de São João de Trancoso, também localizada no Quadrado, merece uma visita sem pressa. Pequena e encantadora, foi erguida em 1656 e forma um cenário único com o mar ao fundo. 

E é justamente nos fundos da construção que está um dos melhores lugares para tirar fotos da vila. Vale a pena acordar cedinho para ver o sol nascer do alto da falésia. A paisagem é exuberante!


Praias

Se a noite o Quadrado faz sucesso, durante o dia o que faz a cabeça dos turistas são as praias de Trancoso. A vila conta com faixas de areia desde o centro até lugares mais afastados que merecem um roteiro completo.

Pertinho do Quadrado, as praias mais famosas são a dos Nativos e dos Coqueiros, com fácil acesso por caminhada. A primeira, com águas calmas e larga faixa de areia, conta com bares a beira mar, oferecendo conforto e comodidade aos seus visitantes. Assim como a segunda, considerada a principal de Trancoso, por estar bem próxima do centrinho, que também conta com beach clubs e barracas para os turistas.

Ainda próximo à vila, a 15 minutos do Quadrado, a praia Rio Verde é mais sossegada que as primeiras, apesar de também reunir as famosas barracas com espreguiçadeiras e serviços de alto padrão.

Outros destaques ficam por conta da Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar, e as praias de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada relax. 

Para completar, a Praia do Espelho, a cerca de 20 quilômetros do centrinho de Trancoso é reduto de uma paisagem imperdível. Listada entre as mais bonitas da Bahia, conta com um mar de águas cristalinas – que deram nome à praia -, variando entre tons de azul e verde, e uma combinação de falésias, corais e coqueiros que formam um cenário de tirar o fôlego. A praia também conta com estrutura de pousadas e bares para atender os turistas.


Gastronomia

Das barracas de tapioca até os restaurantes de alta gastronomia, Trancoso é um destino delicioso. Como não poderia ser diferente, o que não pode faltar no menu são peixes e frutos do mar, porém, há uma grande variedade de influências e sabores. 

A maioria dos restaurantes está nos arredores do Quadrado e costuma abrir suas portas ao fim da tarde.

Trancoso - Bahia

Festas

Apesar da típica tranquilidade de Trancoso, a vila também é conhecida por suas badaladas festas de Réveillon, assim como baladas e eventos especiais nos beach clubs durante o ano inteiro. 

Mas além disso, o lugar conta com dois festejos tradicionais: São Sebastião, 20 de janeiro e São Brás, 3 de fevereiro. As festas já são parte da história de Trancoso, formando um verdadeiro espetáculo cultural que resgata as raízes da região e reúne turistas e nativos.

As festividades começam na véspera do dia do Santo e varam a noite com muita cantoria e forró. Embalada pelos festeiros que batucam o samba de couro e cantam as cantigas tradicionais, sem parar, até os momentos finais.


Onde ficar

Pousada Estrela D’Água - Trancoso - Bahia

A Pousada Estrela D’Água é a hospedagem ideal para quem quer aproveitar sua estadia em Trancoso com luxo, conforto e exclusividade. Localizada na Praia dos Nativos, a apenas 600 metros do quadrilátero mais famoso do Brasil, a pousada oferece vinte suítes e oito bangalôs em um ambiente totalmente acolhedor, integrado a natureza e respeitando rigorosas normas ambientais.

Integrando a Associação Roteiros de Charme, o empreendimento tem excelência de atendimento e é atestada pelos selos de luxo, sendo considerado uma referência de hospedagem em Trancoso para quem busca elegância, privacidade, atendimento personalizado e experiências exclusivas.

Pousada Estrela D’Água - Trancoso - Bahia

Cercada pelo verde da Mata Atlântica e com o pé na areia, a pousada conta ainda com piscina de borda infinita, deck com espreguiçadeiras, restaurante e bar de praia.

Mais informações: estreladagua.com.br
Fotos: Istock

Postado por
no dia 02/08/2018 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: