×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

As férias estavam chegando e eu não parava de pensar se iria viajar sozinha ou acompanhada





 City Break - Guararema - Vale do Sonho

As férias estavam chegando e eu não parava de pensar se iria viajar sozinha ou acompanhada.

Decidi passar alguns dias sozinha e alguns dias na companhia do meu pai, mas para viajar com uma pessoa com mais de 90 anos requer cuidados , a melhor opção é ir a lugares próximos do lugar onde mora. Como eu moro em São Paulo, fiz uma pesquisa e escolhi ir até a região do Vale do Paraíba, onde tem vários hotéis e atrativos turísticos que certamente iriam agradá-lo. 

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

Apesar de termos vivido muitos anos na região do Vale eu ainda não conhecia Guararema. Eu me surpreendi com a cidade, confesso que muita gente já tinha me falado a respeito, mas eu sempre ficava com um pé atrás e me perguntava: fazer o que em Guararema?  Pois eu estava enganada, a cidade é muito limpa, muito segura e tem muitas coisas bonitas e bacanas para se ver. É uma cidade muito aconchegante.

 City Break - Guararema

O portal de entrada já anuncia a beleza que está por vir, tanto nas atrações turísticas quanto na cordialidade das pessoas. Eu e meu pai passamos quatro dias em Guararema, mas você pode passar  feriado prolongado, um final de semana ou fazer um bate volta. Há opções bem interessantes para quem está a fim de sair da rotina sem gastar muito.

Se você for um visitante de primeira viagem recomendo passar pelo Centro de Atendimento ao Turista e pegar um mapa da região, onde também pode obter informações sobre restaurantes, hotéis, passeios e locais para comprar artesanatos e lembrancinhas.

Centro de Atendimento ao Turista: Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, 1536 - Luís Carlos (Vila Histórica) Horário de Atendimento: Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h Tel: (11) 4693-6033

 City Break - Guararema

Guararema está localizada entre dois morros, quando vista do alto parece uma concha com uma pérola no meio. Por isso a cidade ganhou o apelido de Pérola do Vale. E é bem pertinho de São Paulo, fica a 80 km da capital, menos de uma hora de viagem, e oferece passeios interessantes para toda a família. 

O tempo não estava muito bom, então escolhemos passeios curtos, para não corrermos o risco de ficar debaixo d’água, mas quando o sol se abria passávamos horas admirando a paisagem.

 City Break - Guararema
 City Break - Guararema

A primeira surpresa se deu logo na entrada da cidade, diante do Portal, é muito bonito. A segunda surpresa foi quando chegamos ao nosso hotel, o Vale do Sonho Hotel e Eventos, localizado numa área verde de 12.000m². É lindíssimo. Tivemos a oportunidade de ficar no chalé (CRAVO) bem próximo da recepção e do restaurante, isto facilitou bastante a locomoção.

 City Break - Guararema

Depois de nos acomodarmos fomos fazer o passeio de Passeio turístico de Maria Fumaça. A composição com três carros de madeira é a maior em atividade no Brasil. A viagem ao passado começa na bucólica estação de Guararema e percorre 7km, até o vilarejo de Luiz Carlos. Essa atração é bem típica do interior antigo, o trajeto é animado por músicos que garantem a alegria dos passageiros.

 City Break - Guararema

O cantor Donizete, interprete da  Música GALOPEIRA, meu amigo, mora em Guararema e foi me visitar no hotel, batemos um papo e eu o convenci a nos acompanhar no passeio.  Ele se juntou aos músicos do vagão e foi uma festa.

 City Break - Guararema

Nós amamos andar de Maria Fumaça, o trecho é pequeno mas proporciona infinitas emoções; eu me lembrei da minha infância, há quase 50 anos, quando meu pai nos levava para andar de trem.

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

A Vila Luiz Carlos parece cenário de novela, de tão fofa; tem lojas bonitinhas, com lindos e coloridos artesanatos, bares e a Choperia 353, maravilhosa, que serve um chopp delicioso.

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema
Vila Luiz Carlos

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

É um passeio muito legal e acessível para pessoas com mais de 60 anos de idade. Deixo aqui o meu agradecimento ao pessoal da Central, que foi gentilíssimo conosco.

 City Break - Guararema  City Break - Guararema

Dica: O valor da viagem, de ida e volta, é de aproximadamente R$ 60,00 por pessoa, crianças de até 5 anos de idade e viajando no colo não pagam. Esse valor é válido até dezembro de 2018 e é bom garantir o ingresso com antecedência através do site www.tremdeguararema.com.br

As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados nacionais e pontes de feriados nacionais, nos seguintes horários: saindo às 10:00hs e voltando às 12:00hs e saindo às 14:30hs e voltando às 16:30hs. O horário das 14:30hs no domingo e a programação dos feriados estão sujeitos a confirmação.

 City Break - Guararema


Na volta decidimos jantar no hotel, pois além de ser mais confortável, a cozinha é muito boa e o serviço é excelente. No almoço e no jantar são servidos legumes e verduras de excelente qualidade, pratos quentes e sobremesas caseiras. Nos sábados  servem a feijoada , que por sinal é muito boa.

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

No domingo tem o festival de massas ou paella ( verifique a programação antes). E, se você tiver necessidade de um atendimento diferenciado não se intimide, o Vale do Sonho está à disposição para atender às suas necessidades. O serviço à inglesa (servido à mesa) ou à americana (buffet) é determinado de acordo com o índice de ocupação do hotel.

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

No dia seguinte tomamos um café da manhã farto e com muita variedade, suficiente para começar a nossa jornada. Primeiro fomos até o Recanto do Américo ou Pau D’Alho, cartão postal da cidade de Guararema e um dos pontos turísticos mais populares do município. Aqui pudemos admirar muitas espécies da mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, além da centenária árvore Pau d'Alho, com 33m de altura.

 City Break - Guararema
Recanto do Américo ou Pau D'Alho

Uma linda praça rodeada pela natureza, com pontes construídas sobre as águas do Rio Paraíba do Sul que interligam a praça às ilhas ao redor. A tranquilidade do local é um convite para esquecer os problemas e a correria do dia-a-dia. O espaço conta com bancos, quiosques, lanchonetes, banheiros e decks com vista panorâmica. A ponte de acesso ao local fica aberta para pedestres todos os dias, das 9h às 17h30 e a praça pode ser visitada a qualquer momento, independente do horário. O Recanto possui uma equipe de segurança 24h.
Endereço: Rua Coronel Ramalho, s/n - Centro.

 City Break - Guararema
Igreja São Longuinho

Depois fomos até a Igreja Nossa Senhora da Escada, a primeira Capela do local. Foi construída em 1652 e hoje faz parte do Patrimônio Histórico Nacional; já passou por várias reformas, a mais recente foi em 1982 quando construíram a praça em frente. É a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho no altar, para quem não conhece, São Longuinho é o santo que ajuda a encontrar objetos perdidos.

 City Break - Guararema

No terceiro dia visitamos o Parque Municipal Pedra Montada. Lá vislumbramos as maravilhas esculpidas pela mãe natureza. Eu fiquei encantada diante da grandeza desse parque. São várias pedras gigantes sobrepostas, cada uma tem cerca de 9 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, é uma paisagem colossal. Eu pensei que não conseguiria subir a colina, mas me enganei, a caminhada é tranquila e agradável. Através de uma visita guiada pudemos chegar até a Pedra do Tubarão, que como o nome já diz é uma pedra em forma de tubarão. Se o faltar fôlego durante o percurso, não se preocupe, no caminho há bancos para descansar. O parque está aberto para visitações todos os dias, das 8h às 20h e tem estacionamento no local.

Endereço: Estrada Municipal de Guararema - Lagoa Nova- quilômetro 8

Cidade Natal
O projeto Guararema Cidade Natal atrai milhares de visitantes. A cidade fica toda iluminada, parecendo até Gramado, só que a poucos minutos da capital paulista. Criado em 2009, pelo prefeito Marcio Alvino, o projeto envolve toda a população da cidade, ajuda a preservar o meio ambiente, alavanca o comércio local e promove o turismo na região. Estudantes e trabalhadores passam o ano recolhendo garrafas Pet, que são devidamente trabalhadas para enfeitar a cidade e levar o brilho do Natal para milhares de turistas.

Guararema, como havia dito, é muito limpa e segura, você pode andar pelas ruas sem preocupação. Em 2017 foi reconhecida como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado por conta de suas belezas naturais e infraestrutura turística oferecida aos visitantes.

 City Break - Guararema

Um local bem bacana para se conhecer é o Centro Artesanal "Dona Nenê" construído pela Prefeitura Municipal com intuito de proporcionar aos artesãos da cidade , oportunidades de comercialização de seus produtos. O público pode encontrar vários produtos típicos de Guararema, feitos com materiais da região como madeira, bambu, cerâmica e materiais reciclados, além de peças criativas que representam as tradições e pontos turísticos do município.

 City Break - Guararema
Centro Artesanal "Dona Nenê"

Serviço: Localizado no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, o Centro Artesanal conta com uma infraestrutura que supera a expectativa de munícipes e turistas. O espaço de 70m² é coberto e climatizado.

Horário de funcionamento
De quarta a sexta-feira, das 12h às 18h;
Sábados e domingos, das 10h às 19h;

Onde se hospedar
O Hotel Vale do Sonho oferece tranquilidade e conforto em meio a uma belíssima paisagem, com destaque para a vista do rio Paraíba do Sul, que corre próximo ao hotel. Você pode optar por chalés de um ou de dois quartos, ou escolher um dos 12 apartamentos; todas as acomodações são equipadas com TV, parabólica, telefone, frigobar e ar-condicionado. O que não falta no hotel é recreação, tem quadra poliesportiva, play ground, piscina de bolinhas, cama elástica, salão de jogos, sauna, piscinas infantil e adulta climatizada, deck para pesca e tirolesa.

 City Break - Guararema

Nos pacotes de feriado todas as refeições estão incluídas, bem como um drink de boas vindas e o chá da tarde.  O hotel também prepara uma programação especial para os feriados, com eventos culturais e gastronômicos, atividades de lazer para adultos e crianças e carreata aos pontos turísticos da cidade com o City Tour. E, como se tudo isso não bastasse, o Vale do Sonho ainda oferece cortesia para 2 crianças de até 6 anos por acomodação. Não dá pra perder.

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

 City Break - Guararema

Se você tiver apenas um dia para sair da rotina, pode aproveitar a opção Day Use. É possível curtir as opções de lazer em um único dia: com entrada às 9h e saída às 17h, há a opção de almoço e lanche da tarde, adultos por R$ 140,00 e crianças por R$ 95,00. Ou então, café da manhã, almoço e lanche da tarde, com valores de R$ 155,00 para adultos e R$ 110,00 para crianças de até 12 anos.

Fotos: Angela Karam e Patrícia Campos

Saiba mais: www.valedosonho.tur.br

Postado por
no dia 11/11/2018 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: