×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Municípios do Sul Fluminense são opção aos que fogem dos destinos tradicionalmente cheios oferecendo atrações naturais e culturais na região.





Vale do Café,
Jardim Ecológico Uaná Etê | Gabi Cardoso

Se as praias ficam lotadas nos meses de verão, é na serra que os turistas que fogem de confusão ganham refúgio, podendo curtir os prazeres do campo, como o frescor das matas, da sombra das árvores, dos sucos de fruta tirados do pé e atividades culturais que tornam o passeio ainda mais enriquecedor.

No verão os dias são quentes em todo o Brasil, mas na serra do Vale do Café as noites são frescas, sim, sendo às vezes possível até vestir um casaquinho! Para aproveitar essa temperatura agradável de fim de tarde, o Jardim Ecológico Uaná Etê, localizado em Paulo de Frontin, resolveu oferecer algo inédito aos visitantes e ficar aberto até às 19h, permitindo que os amantes da natureza curtam o por do sol mais lindo da região! Essa novidade acontece até dia 2 de fevereiro. Imperdível, no entanto, chegar mais cedo ao local para aproveitar os vários recantos do espaço, são 22 no total, como o orquidário Lenine, o Labirinto da Música, o Bosque dos Sinos, entre outros, e encerrar a noite com um jantar ao som da harpa e contrabaixo tocados pelos anfitriões: os músicos Cristina Braga e Ricardo Medeiros. Privilégio para poucos.

Pertinho do Jardim Uaná Etê, está a charmosa cidade de Vassouras. Conhecida como Princesinha do Café, foi a cidade que mais enriqueceu durante o auge do café e isso pode ainda ser visto pela imensa quantidade de casarões e palacetes do período oitocentista. Localizada no coração do centro histórico está a Vila Hibisco Pousada e Apart. A charmosa pousada, com piscina exclusiva para hóspedes, é opção para quem quer ficar perto de tudo, do comércio e pontos turísticos, podendo circular sem precisar de carro. A dica é curtir a lua acomodando-se nos sofás do jardim interno da pousada, sentindo a temperatura da noite cair e pedir um vinho para acompanhar.

Hotel Santa Amália, Vale do Café
Hotel Santa Amália

Ainda com a proposta de estar em sintonia com a natureza, com direito a pomar, quadra de vôlei e várias redes para um cochilo, temos o Hotel Santa Amália, também em Vassouras, que em 2019 celebra 50 anos de fundação. O tradicional estabelecimento com extensa área verde, piscinas e restaurante, está com opções de diárias com preços promocionais em janeiro e fevereiro. Os pés de ameixa e de cacau que enfeitam o pomar também compõe a vista do visitante, que encontrará atmosfera de paz e tranquilidade e, claro, a brisa fresca da tarde de verão.

A passagem pela região não fica completa sem a visita às fazendas históricas, marco do período de opulência vivido no século 19 e retrato de uma época em que colocou a região no mapa da economia mundial. A Fazenda Vista Alegre, em Valença, uma das mais requisitadas, atualmente locação para a novela “O Sétimo Guardião”, tem atividades fresquinhas e relaxantes. Além da visitação histórica, o pacote especial de verão tem sessão relaxante com suco detox, massagem e banho de piscina!


Fazenda Alliança, Vale do Café
Fazenda Alliança

O mês de fevereiro inaugura o Festival mais esperado pelos carnívoros de plantão...trata-se do 1º BBQ Vassouras Festival, dia 14/02, realizado pelo Bistrô Casa do Lago, em Vassouras, que convidou chefs e assadores especialistas para coordenar as quatro estações de preparo. Do fogo de chão do assador Antonio Pimentel sairão costela e cordeiro, com aipim e abóbora com queijo como acompanhamento. A chef Jane Pereira irá ficar com a Estação Parrilha, e ainda serão servidos hambúrguer com molhos especiais e e American BBQ. Para refrescar, open bar de cerveja. Um evento para entrar no calendário gourmet da região e na memória dos que apreciam uma boa gastronomia.

Os vegetarianos não devem desanimar já que também há opções no Vale aos que trocaram a proteína animal por verduras, frutas e legumes. A Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, possui proposta de agricultura sustentável, com cultivo de hortaliças, pomar e café orgânicos, além de criação de búfalas orgânicas, a única do estado. O passeio pela fazenda restaurada, que segue princípio de preservação de recursos na utilização de materiais reaproveitados e uso de matéria prima da própria fazenda, começa pelo antigo circuito de café e termina com o “colha e pague”, em que o visitante vai à horta e colhe diretamente do pé. Quem reservar antecipadamente também pode almoçar ou jantar na fazenda, as refeições são preparadas com insumos frescos, do próprio local.


Le Vèlo Montagne, Vale do Café
Le Vèlo Montagne

Os fãs da gastronomia típica devem provar um lanche colonial de época, inspirado no cardápio das antigas fazendas de café. A Fazenda São Roque, em Vassouras, tem o lanche entre suas especialidades, com vários tipos de bolos, salgados e tortas, servido após uma encenação teatral do período da abolição. A peça, cujos personagens transitam pelo interior da antiga construção restaurada, é finalizada com uma apresentação de maculelê, manifestação cultural africana, nas ruínas de um antigo engenho de café. A degustação dos quitutes, e de café, é claro, são o toque final nessa vivência histórica.

Ponto alto nas novidades do Vale do Café é a qualidade das cachaças produzidas na região. Dentre as quais, a Cachaça Werneck, com um vasto currículo de prêmios. A bebida de Rio das Flores já rodou o mundo e trouxe para o Vale além de prêmios internacionais, o reconhecimento do Ranking da Cúpula da Cachaça. Com selo de orgânica e de alto padrão tem conquistado cada vez mais o mercado internacional, já exportando para alguns países. Com dois dias de antecedência, é possível agendar visita para conhecer o sítio da cachaçaria.


Hotel Fazenda União, Vale do Café
Hotel Fazenda União

A natureza exuberante e geografia desafiadora fizeram o ciclismo chegar ao Vale com força, deixando claro que a modalidade é a nova febre para manter a forma, melhorar a saúde e excelente como opção de lazer. Para tornar a experiência dos bikers mais confortável e saborosa, foi inaugurado o Espaço Le Vèlo Montagne, em Miguel Pereira, que organiza regularmente pedaladas em grupo e oferece instalações para que o ciclista e sua fiel companheira se renovem após o treino, com vestiário, chuveiro, e local para limpeza da bicicleta. O galpão transformado em elegante bistrô-café-delicatessen, projeto do arquiteto Cadas Abranches, funciona diariamente com cardápio assinado pelo chef Fred Tibau. Dentro da programação de verão estão o happy hour às quintas-feiras, com DJ convidado ou banda ao vivo, buffet de feijoada aos sábados e noite de hamburguer aos domingos.

As tardes de verão serão ainda mais agradáveis e musicais na Fazenda União, em Rio das Flores, conhecida por proporcionar a seus hóspedes momentos de luxo, conforto e exclusividade, com música ao vivo à beira da piscina. A Fazenda também está investindo no mercado de casamentos de alto luxo, convidando seus hóspedes a realizarem eventos em seu espaço, que pode sediar diversos tipos de festas e cerimônias. Casar na fazenda, por exemplo, promete ser uma das tendências para os próximos anos.

Serviço:

Verão no Vale do Café

Eventos:

1º BBQ Vassouras Festival

16/02, sábado, a partir de 19h

Bistrô Casa do Lago, Vassouras, RJ

Contato: (24) 99938-8111 


Cachaça Werneck

Cachaçaria Werneck, Rio das Flores, RJ.

cachacawerneck.com.br | (24) 99298-9900 | (24) 99298-9998


Noites de Verão no Jardim Ecológico Uaná Etê

De quinta à segunda-feira, a partir de 9h. Até 02 de fevereiro.


Jardim Ecológico Uaná Etê, Paulo de Frontin, RJ (a 12 km de Vassouras).
www.uanaete.com | (24) 24681550 | (24) 988781550 

Semana de Sabores no Le Vèlo Montagne

Le Vélo Montagne, Miguel Pereira, RJ.

(24) 2484-4811 / (24) 99928-6108 


SPA de Verão da Fazenda Vista Alegre

Fazenda Vista Alegre, Valença, RJ.

(21) 98817-0747 | (21) 987760747 |renattamattos21@gmail.com


Visita e colheita na Fazenda Alliança

Fazenda Alliança, Barra do Piraí, RJ

Contato: (24) 99327-0248 Whatsapp | (24) 99277-6664| fazendaallianca.com.br


Peça e Café Colonial na Fazenda São Roque

Vassouras, RJ.

(24) 99276-6426 | (24) 99274-7515 | contato.fazendasaoroque@gmail.com


Hospedagem:

Fazenda Ribeirão

Barra do Piraí, RJ.

www.fazendaribeirao.com.br | (24) 2447-7650

Hotel Santa Amália

Vassouras, RJ

reservas@hotelsantaamalia.com | (24) 2471-1200 | (24) 988398728 

Hotel Fazenda União

Rio das Flores, RJ

www.fazendauniao.com.br | (24) 99915-1210

Vila Hibisco Pousada e Apart

Vassouras, RJ

www.vilahibisco.com.br | (24) 2471-3356 | (24) 2491-2535

Postado por
no dia 29/01/2019 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: