TURISMO-SA - Angela Karam
City Break Facebook Instagram Twitter Youtube
DESTINOS NACIONAIS

Plana convida para vivência especial do Mês das Mulheres no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)



Quilombo da Fazenda, Ubatuba (SP)

No mês das mulheres, a Plana, agência com foco em turismo de experiência, preparou um presente especial para as viajantes: a próxima vivência cultural, que será realizada entre os dias 22 a 24 de março, no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP), será toda dedicada a elas.

Em tempos de discussão sobre empoderamento feminino e igualdade de gêneros, e o surgimento de movimentos como o #MeToo, que encorajou mulheres no mundo todo a denunciarem casos de abusos sexuais, é fundamental dar voz e conceder o poder de participação social às mulheres na sociedade. Diante desse contexto, a Plana preparou uma viagem de experiência só para o público feminino, com foco em entender o papel histórico das mulheres quilombolas na manutenção da comunidade e na preservação das tradições, saberes e sabores dessa cultura tão rica.

Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a vivência especial de Dia das Mulheres tem dois objetivos principais: conhecer de perto a importância da mulher na história de resistência, nas lutas e conquistas da comunidade, e refletir sobre sororidade, que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. "Nós conhecemos o quão potente são esses encontros e como proporcionar espaços para conexão e trocas entre nós mulheres pode ser realmente transformador", destaca Liliane.

"Pensamos numa vivência somente para o público feminino para ampliar o espaço de fala, reconhecimento e de conexão entre mulheres de diferentes contextos e trajetórias de vida, mas que lutam e resistem por uma sociedade mais justa", ressalta a sócia da Plana e empreendedora social Samanta Mazzolini.

Em dois anos de atuação, a Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista do século 21 deseja "viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem".

O objetivo das vivências é contribuir para a valorização e preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.

Programação:

A programação da vivência, também toda pensada pela Plana para homenagear as mulheres, é composta por uma série de atividades para conectar o viajante à cultura quilombola:

- Roda de conversa com a Dona Laura, liderança quilombola
- Oficina de artesanato com as mulheres do quilombo
- Roda de Jongo com o Grupo Ô de Casa
- Trilha guiada na Mata Atlântica
- Banho de cachoeira no Rio Fazenda
- Visita à Casa de Farinha comunitária
- Visita à Casa de Artesanato

Dona Laura, uma das lideranças do Quilombo da Fazenda, faz parte da família Braga, um dos três núcleos originais do quilombo. Durante a vivência, ela vai contar a sua história de resistência e luta para continuar vivendo na região dos seus antepassados e como ajudou a fundar a associação dos remanescentes do quilombo. No dia 15 de março, a comunidade vai receber o certificado de Turismo de Base Comunitária (TBC), o que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo na região por parte dos próprios moradores locais.

As atividades ocorrerão nos dias 23 e 24/03, mas a chegada é prevista para a noite de sexta, 22/03, para a viajante otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana.

A vivência inclui duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar no Quilombo, as refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e todas as atividades da programação. O transporte não está incluso, mas a Plana incentiva as caronas colaborativas, uma forma mais econômica, sustentável e divertida de chegar até a vivência. As vagas são limitadas. E as crianças são muito bem-vindas.

História do Quilombo da Fazenda

Reconhecida como remanescente de quilombo no ano de 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade do Quilombo da Fazenda é hoje formada por cerca de 40 famílias que ocupam o sertão e a praia da Fazenda, em Ubatuba (SP), no Parque Estadual da Serra do Mar.

O Bairro Sertão da Fazenda, onde fica a comunidade, fazia parte da antiga “Fazenda Picinguaba”, que remonta ao fim do século XIX. Com o falecimento da proprietária, Maria Alves de Paiva, em 1884, seu testamento declarava o desejo de libertação dos escravos, para que pudessem habitar certas áreas da fazenda. Em 1979, com a construção do trecho Ubatuba–Paraty da rodovia Rio–Santos, o quilombo foi anexado ao Parque Estadual da Serra do Mar.

Sobre a Plana

Fundada em 2017 pelas empreendedoras sociais Liliane Jacintho e Samanta Mazzolini, a Plana é uma agência com foco em turismo de experiência. O objetivo é fomentar a valorização cultural e a geração de renda nas comunidades tradicionais por meio do turismo de experiência.

Serviço:

Vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)
De 22 a 24 de março de 2019
Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba (SP)

Investimento:
R$ 450,00
Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.

Mais informações:

55 11 95156 -5571 Tim/ Whatsapp - Liliane

55 11 99316 - 4947 Vivo/Whatsapp - Samanta

plana.consultoria@gmail.com

Foto: Divulgação

Postado por Camila Karam - 05:06 às 06/03/2019

Tópicos: Ubatuba - Natureza - Experiência - Espiritual



Leia mais sobre Destinos Nacionais