×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Pela primeira vez o destino, localizado no povoado mais antigo do Vale do Ribeira, é a oportunidade ideal para conhecer de perto a história e a cultura de uma comunidade quilombola





Quilombo Ivaporunduva, Eldorado (SP)

No mês que completa dois anos de atividades, a Plana Turismo de Experiência anuncia um novo destino. A próxima vivência, marcada para os dias 24 a 26 de maio, será realizada no Quilombo Ivaporunduva, no município de Eldorado (SP), na região do Vale do Ribeira.

Esse quilombo é a comunidade mais antiga da região e surgiu como um povoado no século XVII antes mesmo da fundação de Xiririca, antigo nome de Eldorado, Ivaporunduva é marcada pela hospitalidade, alegria e espírito de luta de seu povo.

Ladeada pelo caudaloso rio Ribeira de Iguape, que banha os estados do Paraná e de São Paulo com suas águas em tons café com leite, o povoado é composto por 400 habitantes e 110 famílias e está situada  a 55 quilômetros de Eldorado, a comunidade vive do plantio da banana (sobretudo orgânica), do turismo cultural e do artesanato.  

Esta será a décima viagem organizada pela empresa. Depois de consolidar as vivências no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP), no qual já foram realizados nove encontros com mais de 50 pessoas, a agência com foco em turismo de experiência preparou uma vivência especial para os viajantes conhecerem de perto a história e a cultura da comunidade mais antiga do Vale do Ribeira.

Os moradores do Quilombo Ivaporunduva preservam os saberes e as tradições de seus ancestrais africanos, e vivem uma trajetória de muita luta e resistência, desde sua formação, no século XVII. O objetivo da vivência é contribuir para a valorização e a preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.

Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a viagem é a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma comunidade que pulsa tradição, resistência, sabores e memórias de um passado muito presente.  "Será uma viagem de muitas conexões, repleta de história, cultura, ancestralidade e natureza. Convidamos a todos para embarcar conosco nessa imersão cultural e viver essa experiência única", disse.

A Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. O turista do século XXI deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”, segundo Organização Mundial do Turismo (OMT).  

"Os viajantes estarão imersos numa atmosfera cultural muito rica e em uma natureza exuberante", destaca a sócia da Plana e empreendedora social Samanta Mazzolini, em alusão a fama do Vale do Ribeira de “a Amazônia Paulista”. Localizada entre o sul do Estado de São Paulo e o norte do Paraná, a região é a que concentra o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado de São Paulo - são 57, segundo a Fundação Palmares -, além de ter a maior área de Mata Atlântica preservada no Brasil.

Programação

· Roda de Conversa: momento de conhecer a história da formação do quilombo, as lutas, conquistas e resistência da comunidade, contados por uma das lideranças do Quilombo.

· Oficina de Artesanato: os viajantes aprenderão a confeccionar artesanato de fibra de bananeira desde a retirada da fibra no caule da bananeira, até a tecelagem no tear.

· Oficina Garimpo do Ouro: o objetivo é conhecer como os escravizados faziam o garimpo e mineração do ouro de aluvião, em um momento de entender a história de colonização do Vale do Ribeira.

· Oficina de Gastronomia: uma atividade completa, para entender os processos do plantio e colheita até o preparo do alimento. O almoço de domingo será fruto dessa atividade.

· Noite cultural: uma apresentação de violeiros para os viajantes se conectarem com as músicas raízes da comunidade.

Além das atividades programadas, haverá espaços livres para conhecer o Quilombo, interagir com as pessoas, criar conexões com o ambiente e com o próprio grupo e compartilhar os momentos das refeições.

As atividades ocorrerão nos dias 25 e 26/05, a chegada é prevista para a noite de sexta, 24/05, com um jantarzinho e acomodação na pousada, assim é possível otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana. As crianças são bem-vindas e aquelas com até 5 anos de idade não pagam.

Serviço:

Vivência no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado (SP)


24 a 26 de maio de 2019

Investimento: R$ 750,00 inclui transporte saindo de São Paulo, hospedagem na pousada do Quilombo (quarto coletivo com banheiro), 3 refeições diárias, atividades com monitores e assessoria da equipe Plana.

Reservas mediante preenchimento do formulário forms.gle/icjNbTxcWB11FrKDA

Foto: Divulgação

Postado por
no dia 02/05/2019 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: