×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Quem pensa em Campos do Jordão como um destino apenas de inverno, está bem equivocado








Foto Marcelo Isola.

Quem pensa em Campos do Jordão como um destino apenas de inverno, está bem equivocado. Principalmente, quando se trata do Brasil, país tropical... abençoado por Deus... e bonito por natureza, como já dizia Jorge Benjor.

Por isso, faça suas malas e embarque para a serra, em qualquer das estações do ano.

Em uma viagem de dois a cinco dias já dá para curtir as belezas dessa cidade. O lugar é reconhecido como um dos melhores destinos de montanha do Brasil e está localizado em uma área de preservação ambiental.


Foto: Marcelo Isola

Eu escolhi fazer esse passeio no outono, época em que a temperatura está mais amena, agradável, com os dias ensolarados e muito ar puro que emana das montanhas. Você consegue andar pela cidade, tranquilamente, e fazer suas compras no comércio local.



A cidade é um encanto, com suas ruas e alamedas repletas de árvores, que forram o chão com suas folhas secas em tons alaranjados de plátano. Pelo caminho, é possível também recolher cachos de pinhões, típicos da serra da Mantiqueira, que caem aos montes nessa época do ano.


As pinhas que caem das copas imagem típica do outono


Arquitetura local

Mas muito além da natureza exuberante, a culinária local é também um ponto forte. Aliás, a cidade já foi premiada em vários eventos de gastronomia. As opções são muitas e variadas. Agradam a todos os paladares e principalmente a todos os bolsos.

Dá uma conferida nessas dicas que separei para vocês, marinheiro e marinheira de primeira viagem:

Para os apaixonados por cerveja artesanal, a dica é Micro cervejaria Artesanal Caras de Malte.

A fábrica está localizada em um anexo do Restaurante Caras de Malte. Comece sua noite fazendo um tour pelas instalações da cervejaria, quem acompanha e dá uma aula deliciosa de todo o processo da fabricação da loira gelada é o mestre cervejeiro Maurício Lourenço. Já por dentro do assunto, caia de boca no menu degustação das cervejas, para descobrir qual delas tem mais a ver com o seu paladar. Eu fui seduzida pela cerveja Antimatéria. Recomendo.


Menu degustação : uma viagem intergalatica

Jantar no restaurante Caras de Malte

Para acompanhar tanta cerveja, nada melhor que uma iguaria local: pinhão na manteiga com ervas e condimentos. Acredite, isso é real e uma delícia! Mas você pode pedir também o dadinho de tapioca com melaço de cerveja e a Pancetta crocante, uma maravilha!!!


Entrada de pinhão


Pancetta crocante


Dadinhos de tapioca


Agora uma dica para o prato principal: Joelho de Porco Estelar - Eisbein, kassler,duo de salsichões alemães, batata cozida e um delicioso chucrute


Joelho de Porco Estelar



O prato é recomendado para duas pessoas, mas eu comprovei que satisfaz perfeitamente até três esfomeados.

Se sua fome ainda persiste opte pelo Mix de Salsichões alemães com Barbecue de cerveja ou Agnolotti de Truta Defumada com Mascarpone e pinhão. Nossa!!!! Maravilhoso.


Agnolotti de Truta Defumada

Entre as sobremesas vale experimentar o Sorvete de cerveja Witbier com calda de frutas vermelhas e o Cheesecake de Negresco.


Sorvete de cerveja Witbier com calda de frutas vermelhas

Todos os pratos foram elaborados pelo chef Welington Luís, que prioriza a harmonização da culinária com as cervejas artesanais e as utiliza na preparação das receitas. Eu amei o lugar, o atendimento é perfeito!


Detalhe interno da Cervejaria

Conforme prometi, veja a seguir as curiosas denominações das cervejas que encontrei


Foto: Kadu Schiavo

Antimatéria (Munich Helles) - tem o equilíbrio entre o sabor do malte e o aroma do lúpulo tcheco saaz, sabor adocicado e baixa acidez. Coloração dourada e colarinho cremoso.

Supernova (American IPA) - recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.

Buraco Negro (Brown Porter) - cerveja inglesa de coloração escura, com aroma leve de torrado, de chocolate e café, proveniente do malte escuro.

Radioativa (Vienna Lager) - cerveja de baixa fermentação, aroma evidente de caramelo e biscoito devido aos maltes utilizados. De cor de âmbar avermelhado e colarinho persistente, apresenta corpo médio e leve cremosidade.

Asteroide (Belgian Dark) - teor alcóolico elevado de 8,5, aromas desde o caramelo até as frutas passas de ameixa, banana e uva, por conta da fermentação. Dulçor rico de malte. Coloração que varia do âmbar profundo a um marrom acobreado. Colarinho persistente.

Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate - recebe na sua maturação os nibs de cacau orgânico e malte torrado. Tem aroma de cacau. Foi especialmente criada com o produto Sabor Chocolate.

Nebulosa (Witbier) - de coloração clara, leva malte de trigo, casca de laranja e semente de coentro. É uma verdadeira explosão de sabor na boca e a melhor opção para os amantes de uma cerveja frutada.

Djalminha - desenvolvida especialmente para o bar Equina do Djalma, disponível em garrafa e chopp no bar e na Cervejaria, é uma Índia Pale Lager 100% malte, de corpo médio, 50 IBU, que possui colarinho cremoso, aromas cítricos e de frutas doce

Micro Cervejaria e Restaurante Caras de Malte
www.carasdemalte.com.br

Já que falei no bar Esquina do Djalma, onde parei para conferir as comidinhas, aproveito para dar mais essa dica. Fica na Vila de Capivari, um lugar com muita diversão, restaurantes, cafés e lojinhas!! Então, atenção para a próxima dica.


Foto: Kadu Schiavo

Esquina do Djalma: esse bar, no Capivari é o tipo de lugar onde todo mundo se reúne, por isso, se te disserem “vai ver se eu estou na esquina”, provavelmente vai estar. O bar é muito badalado e descontraído.

O aconchegante ambiente interno mostra uma decoração com ilustrações divertidas o que torna o espaço bem descontraído.

O cardápio, comandado pelo chef de cozinha Bruno Darlan, que vem de uma experiência de alguns anos no Senac de Campos do Jordão, exibe muitas opções de petiscos de boteco, saladas, lanches, sopas e cremes inovadores, sequência de fondues e pratos especiais, com boas novidades feitas com ingredientes produzidos na região.


Petisco Barriga do Djalma

Eu quis logo experimentar de tudo um pouco e me deliciei com: Dadinho de Tapioca com geleia de tomate de árvore, Barriga do Djalma, pastéis, bolinho de risoto, entre outras delícias. Para acompanhar a maravilhosa tábua de petiscos peça uma caipirinha de Frutas vermelhas, olha só o tamanho do copo!!!!

Ah, mas não deixe de experimentar a Cerveja Artesanal Djalminha, desenvolvida pela Micro Cervejaria Caras de Malte especialmente para o bar.




Duplo Hamburger do Djalma

Já que você está no paraíso etílico conheça outros drinks criados pela bartender Daniela Prado. Tenha uma experiência interessante e saboreie os coquetéis moleculares: Sex on the beach, que chega em forma de uma espuma branca dentro de uma mini banheira. O Gin tônica ganha pinhão e as caipirinhas tem a versão de pitaya rosa, hibisco e pimenta ou de tangerina, gengibre e romã.




Drinks moleculares

Não vá embora de Campos sem conhecer o lugar.

Bar Esquina do Djalma
www.facebook.com/esquinadodjalma





E quem resiste a um chocolate ? Experimentei o do Café Sabor Chocolate. Imperdível!! Vale até uns quilos a mais na balança!! A marca existe desde 1974 e hoje tem várias lojas espalhadas no bairro de Capivari. Uma delas fica no Mercado São Bento, paraíso dos chocólatras. Aqui é possível cometer o pecado da gula sem culpas e se deliciar com diversos sabores dos bombons, barras de chocolate e bolos. Veja só alguns que experimentei e recomendo:


Bombom de pinhão: Aprecie esse mix de chocolate feito com a iguaria regional


Mediant: pequenos discos de chocolate, recheados com frutas secas selecionadas




Há também a possibilidade de aprender a fazer os chocolates na fábrica que fica no subsolo e você pode levá-los para casa. Mas é preciso agendar a aula com antecedência. Ah!!! tem um lembrete estas aulas são apenas para as crianças.



Café Sabor Chocolate - Loja e fábrica de chocolate

www.saborchocolate.com.br

Falei primeiro das delícias para tornar irresistível a sua viagem a Campos do Jordão, e a hospedagem está entre elas, porque também é de primeira linha.


Fachada do Hotel

Quer um lugar especial para ficar? A nossa dica é o Hotel Frontenac, localizado próximo ao centro de Capivari. O hotel oferece cinco tipos de apartamentos com decoração diferenciada e um alto padrão de qualidade no mobiliário, enxoval e serviços.


Restaurante Charpentier

São no total 46 apartamentos nas categorias Superior, Luxo, Luxo Especial, Premium, Premium Plus e a Presidencial. O hotel é Pet Friendly, agora o hóspede pode levar seu bichinho de estimação para aproveitar e passear em Campos do Jordão .


Área externa da piscina



O requintado café-da-manhã é algo inesquecível. Com frutas, frios, queijos variados, quiches, pães diversos e todo tipo de geleias e doces.



Ah tem uma calda, feita no hotel, com damasco, passas, suco de laranja, canela e cravo que é uma coisa de louco de tão gostosa e fica divina com iogurte ou em cima dos queijos.


Bolo de limão


Crepes de Nutella


Queijos variados


Pense em tudo o que você desejaria comer e beber... pois vai encontrar ainda mais. Tem até Prosecco importado para quem curte a bebida de manhã. E eu, claro, fui me deliciar e fiz pose de rica!



Depois do café e dos diversos passeios pela cidade, volte para almoçar no Hotel. E não esqueça que aos sábados o hotel oferece uma deliciosa Feijoada Light com carnes selecionadas e um farto buffet de saladas.



Para entrada experimente o caldinho de feijão com os acompanhamentos.


Caldinho de feijão com ingrediente da época : pinhão



Bom, preciso falar que as sobremesas são incríveis?




Pudim de leite


Cocada de forno


Mix de doces

Tudo isso acompanhado de um excelente serviço. O restaurante é aberto para aqueles que desejarem conhecer esses sabores e não estiverem hospedados. É só reservar com antecedência na recepção.


Staff do hotel

Hotel Frontenac - Restaurante Charpentier
www.frontenac.com.br

Tarundu diversão e gastronomia num dia inesquecível



Um parque pra criançada se esbaldar. São mais de trinta atividades de lazer em contato com a natureza. Você pode comprar algumas separadamente ou tirar o passaporte VIP, que vale para curtir todas as atrações. Aí vai do seu folego.







Tem brincadeira para todas as idades. Eu me arrisquei a fazer o circuito de tirolesa, enfrentei as ladeiras que levam ao topo da primeira torre de 40 metros de altura. A sensação quando se está lá em cima é ótima, mas dá um friozinho na barriga. Mas, quer saber, eu adoreiiiiiiiiii. Eu extravasei toda energia dentro de mim. Até deu uns gritos. Mas, parei por aí.

O que os adultos podem encontrar no Tarundu ?

Para aqueles que só querem realmente relaxar o local é ideal e você passa o dia curtindo a natureza o visual e deslumbrante. Lugar perfeito para um simples passeio ou numa experiência gastronômica.



Agora se toda essa diversão abrir o apetite, você pode almoçar no restaurante Tainakan, dentro do parque.




Fotos do local

Um lugar super arejado, decorado com moveis rústicos que dá prazer em estar. No buffet você encontra muitas opções de carnes, peixes saladas, massas e uma deliciosa pizza no forno a lenha, que você pode montar na hora, com o sabor que quiser. A pizza sai quentinha e crocante, mesmo tendo me deliciado com o buffet, acabei pedindo uma pizza brotinho de margueritha. Uauá comi inteira.

O valor do buffet é de R$ 99,00 o kg




Detalhes internos do restaurante







Após o almoço nada como dar uma relaxada. Eu fui descansar no maravilhoso redário e me preparar para dar continuidade ao tour gastronômico de Campos.





Tarundu
www.tarundu.com.br

Se você curtiu minhas dicas e já está planejando passar uns dias em Campos do Jordão aproveite tudo que tem de direito. Para chegar lá é muito fácil.

Partindo de carro de São Paulo, pelas rodovias Presidente Dutra ou Carvalho Pinto/Ayrton Senna e, depois, rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (sp-123), uma estrada com curvas sinuosas em alguns trechos, mas muito bem conservada.

Ainda de São Paulo, há ônibus diários a partir da Rodoviária do Tietê ou de cidades como Campinas e São José do Campos, que também abriga o aeroporto mais próximo de Campos do Jordão, há apenas 80 km de distância.

Se sair do Rio de Janeiro, o acesso também é fácil, pois é possível pegar a sp-123 pela rodovia Presidente Dutra, na altura do km 118.

Boa viagem!

Texto e fotos: Angela Karam

Postado por
no dia 22/05/2019 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: