×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Pesquisa aponta preferência dos viajantes por destinos ''perto de casa'' no período da pandemia





Ekôa Park promove uma imersão na maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do Brasil, a Grande Reserva Mata Atlântica - Crédito: Albori Ribeiro

O turismo de natureza e aventura está entre os tipos de viagem mais procurados pelos brasileiros para os próximos meses. Segundo um levantamento da plataforma Booking.com, 55% dos brasileiros entrevistados disseram preferir por “viagens perto de casa”. Passeios curtos, principalmente em finais de semana, para destinos que ofereçam atividades de lazer em ambientes abertos e próximos às paisagens naturais, são outras tendências para a temporada de verão que se aproxima.

A expectativa é ilustrada em uma pesquisa do Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com base em um levantamento elaborado pelo Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens (TRLV Lab).  Os dados apontam que as  palavras-chaves que lideram as opções de destinos são: cachoeiras, trilhas, montanha, natureza e cavernas. Somado a isso, há a preferência por roteiros próximos, viagens que possam ser feitas de carro, em locais com baixa aglomeração e maior segurança.  

A pesquisa ainda mostrou que, além da preferência de destinos, 38% dos entrevistados pretendem viajar com a família após a pandemia, sendo que 53% devem optar por roteiros nacionais. Com a permanência das regras de distanciamento social, os turistas preferem locais que respeitem os rigorosos protocolos de higiene e controle de números de visitantes para evitar aglomerações. 

Parque atrai visitantes pelo turismo de natureza e de aventura - Crédito: Albori Ribeiro

Encontro com a natureza

Todas as propostas estão à disposição dos turistas no Ekôa Park, localizado na cidade de Morretes, no litoral do Paraná. O paraíso ecológico, com 238 hectares, promove uma imersão na maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do Brasil - chamada de Grande Reserva Mata Atlântica. A diretora do Ekôa, Tatiana Perim, destaca que “a missão do parque é ensinar por meio da natureza, encantando e sensibilizando os visitantes para promover a conservação do patrimônio natural e da biodiversidade”. Para isso, o visitante tem um encontro com a natureza por meio de atividades de lazer, da contemplação, da arte, da experiência e do conhecimento.

O parque também reúne experiências sobre a história da região, formação geológica, cobertura vegetal e processo de colonização e desenvolvimento. Ainda no roteiro há uma experiência estimulante no Corredor dos Sentidos e nas trilhas do Peabiru, da Mata e das Aves, que possui uma torre de observação de 15 metros de altura. Para os fãs do turismo de aventura, a opção é praticar arvorismo e tirolesa no Morro da Aventura, atividades que exigem habilidade, coragem e muito equilíbrio.

Voo cativo de balão está entre as atrações do parque - Crédito: Albori Ribeiro

Um voo cativo de balão também integra as atrações do parque. São cerca de 40 metros de subida emoldurada pela Mata Atlântica e da Serra do Mar, especialmente do Morro do Sete e Marumbi. A descida pode ser feita por rapel até o solo, caso o turista goste de esportes radicais.

Educação ambiental e lazer

Na proposta de educação ambiental, o parque criou o Tekôa, laboratório de sustentabilidade criado para ensinar e inspirar com a natureza, onde são abordados princípios da permacultura, com ênfase na bioconstrução e agroflorestal. O espaço também oferece oficinas, cursos e vivências. Para o público infantil, a bolha humana é uma opção de lazer, em um cilindro que flutua sobre a água, para crianças de 4 a 12 anos, com circulação de ar e conforto.

Como chegar

O encontro com a natureza oferecido pelo Ekôa Park está bem perto dos turistas de São Paulo. Localizado no km 18,5 da Estrada da Graciosa, a apenas 68 km de Curitiba, o acesso ao parque pode ser feito de várias formas. 

Para quem optar por viajar de carro, são dois caminhos possíveis: a partir de Curitiba pela BR 116 (saída 58) para Estrada da Graciosa (PR 410), em direção a São João da Graciosa. Ou pela BR 277 sentido litoral (saída 29), acesso para BR 408 em direção a Morretes/Antonina; após passar pelo centro de Morretes em direção a São João da Graciosa pela Reta do Porto por mais 13km.

Se a escolha for o ônibus, a Viação Graciosa faz o trajeto Curitiba-Morretes a partir da rodoviária de Curitiba. Também existem passeios diários de trem a partir da capital do Paraná pela Serra Verde Express, com uma vista inesquecível da natureza intocada da região. O parque fica a 13km da estação de trem.

O Ekôa Park fica a 50 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. E o trajeto para Morretes pode ser feito de carro, ônibus ou trem.

OKA Gastronomia oferece pratos típicos produzidos no Sistema Agroflorestal do parque - Crédito: Jennyfer França

Para completar a visita, o parque ainda oferece o OKA Gastronomia, que oferece pratos como o tradicional barreado (tradicional e vegetariano), carnes, massas, saladas e porções; e cestas de pic nic para levar e comer ao ar livre. Todos os ingredientes são frescos e, em sua maioria, produzidos no SAFs (Sistema Agroflorestal) do parque ou por produtores da região. 

Segurança

A administração do Ekôa Park está seguindo rigorosamente as recomendações acerca da prevenção da Covid-19 para evitar a disseminação do novo coronavírus: vagas limitadas a 125 pessoas por dia, além do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas dentro do parque. O acesso é permitido apenas mediante agendamento online. 

Serviço

O Ekôa Park está aberto para visitação de sexta a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 60 a inteira e R$ 30 a meia-entrada, com opções de pacotes de Imersão (todos os itens do ingresso Ekôa e trilha guiada “Revolução das Plantas”) e de Aventura (todos os itens do ingresso Ekôa, com circuito de arvorismo e tirolesa), além das atividades avulsas para toda a família.

Mais informações estão disponíveis no site ekoapark.com.br



Postado por
no dia 14/12/2020 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: