×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

A Rota das Emoções passa pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, e vem ganhando evidência tanto no Brasil quanto no exterior.





O percurso percorre locais tranquilos, paisagens exóticas e ainda pouco exploradas, com opções de hospedagem simples ou luxuosas e restaurantes maravilhosos. Esse roteiro é obrigatório para quem quer viver experiências inesquecíveis.

A viagem começa por Jericoacoara, na costa do Ceará, um pedaço do paraíso na terra. Até o final da década de 1990 a antiga vila de pescadores não tinha energia elétrica, mas já era frequentada por aventureiros de todos os cantos do mundo. Foi em 1998 que tudo começou a mudar, com a chegada da eletricidade as antigas pousadas de pescadores deram lugar a hotéis equipados com ar-condicionado, chuveiro com água quente e banheiras de hidromassagem. Hoje encontramos vilas privativas e todas as comodidades do turismo de luxo.

Em Jericoacoara nos hospedamos no La Villa, uma pousada pé na areia com localização privilegiada, entre o mar e as dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, bem em frente à duna Pôr do Sol.

Area externa da piscina onde podemos fazer as refeições do hotel.

Os bangalôs são bonitos e superconfortáveis, a piscina tem vista para o mar e a culinária agrada os paladares mais exigentes.

Banheiro de uma das vilas privativas – La Villa Group

Há muitas atrações e atividades em Jericoacoara, caminhada, trilhas, passeios de bugue e tomar sol deitado na areia. No primeiro dia nós fomos conhecer o Buraco Azul, uma piscina de água azul-turquesa que faz muito sucesso. Lá você pode petiscar e tomar um drink refrescante.

Vista da lago cor azul-turquesa

O passeio abriu nosso apetite e o almoço foi no restaurante Chez Loran, um ícone na Vila de Jeri e um dos melhores da região. No cardápio há pratos nativos e da cozinha internacional. Não deixe de experimentar o tradicional Camarão no abacaxi e também o risoto de  frutos do mar

Como está localizada às margens da Lagoa do Paraíso, além de saborear a deliciosa comida é possível usufruir de redes estrategicamente instaladas dentro da água, o proprietário foi um dos primeiros a colocar as famosas redes na água. Impossível não relaxar e tirar muitas fotos para trazer de lembrança, é um lugar instagramável

Deixamos Jericoacoara e seguimos para um passeio ecológico pelo mangue do Guriú para observar siris e cavalos marinhos. O passeio de bugue abriu o apetite e paramos para almoçar na em Lagoa Grande na Barraca do Didi, que tem um curioso Cardápio ao Vivo. É o seguinte, o garçom leva peixes, lagostas e camarões vivos para os clientes escolherem o que preferem e o modo de preparo. Como acompanhamento têm arroz, vinagrete, farofa e baião

Cardápio vivo a escolha do turista
Lagoa  Grande Camocim

Como por ali não tem hospedagem, só curtição e diversão, no fim da tarde atravessamos de balsa para o município vizinho Camocim, no Ceará. Esse pequeno município, de clima tropical quente, com chuvas de janeiro a abril, oferece praias e paisagens exuberantes ainda pouco exploradas. A cultura é rica e o cardápio gastronômico é bem variado.

Barcos, canoas e jangadas de madeira artesanais ancorados no Rio Coreaú em Camocim
Piscina da pousada Villa Caboré

Passamos a noite na charmosa Pousada Villa Caboré, localizada na zona rural de Camocim. É rodeada pela natureza, tem uma piscina quentinha e um bom restaurante, o ambiente é uma delícia para descansar antes de seguir viagem.

Restaurante com cardápio variados para os  turistas a beira da piscina

Saindo de Camucim, a caminho do Piauí, passamos por Chaval. Separada do Piauí pelo rio Ubatuba, é uma das belezas surpreendentes da Rota das Emoções. Essa pequena cidade é conhecida como Cidade das Pedras, por causa das pedras gigantes que até lembram Bedrock, onde viviam Os Flintstones. Ao visitar um lugar pela primeira vez, a melhor maneira de conhecer os pontos interessante é contratando um receptivo, o nosso foi @chaval.tour.

Trilha das Carnaúbas em Chaval, a Cidade das Pedras

Depois de passear pelos monólitos no Parque das Pedras nada melhor que uma boa refeição para repor as energias, e a Churrascaria e Restaurante O Motão é uma excelente pedida. O proprietário Hermes é uma simpatia e muito atencioso.  Nós experimentamos a carne de sol no abacaxi, a picanha e, de sobremesa, a torta de limão, os sabores são simplesmente inesquecíveis. Depois da refeição dê uma caminhada pela trilha que leva a várias pinturas rupestres, atrás do restaurante. É bonito e bom para fazer a digestão.

Carne de sol saborosa com abacaxi e baião de dois,  muito bom
Torta de limão, imperdivél
Letreiro Turístico no Porto dos Tatus em Ilha Grande (PI)

Nos despedimos do Ceará e seguimos rumo à Parnaíba, no Piauí. 
Parnaíba é a porta de entrada para os passeios pelo rio que dá nome à cidade, e um dos tesouros da Rota das Emoções. O rio Parnaíba deságua no mar formando a letra grega delta, daí o nome Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas, com vegetação que abriga aves e animais silvestres, aliás quem vê a revoada dos guarás não esquece jamais.

Moqueca de siri com banana da terra
Ambiente externo do restaurante com vista para o rio

Ao longo do Delta há vários restaurantes, um deles é o Recanto dos Pássaros, onde é possível degustar a melhor comida do Delta do Parnaíba. O ambiente é simples e aconchegante, o atendimento é muito bom e os pratos são preparados com ingredientes frescos e naturais. Nós pedimos a Moqueca de Siri, que estava simplesmente divina e muito bem servida. Após a refeição contemple o rio Parnaíba e de uma cochilada na rede

Após estes passeios, nada como uma boa noite de sono para recomeçar as descobertas no dia seguinte. O Hotel Cívico possui diversos tipos de acomodações, todas muito confortáveis, e um café da manhã especial com frutas típicas da região e tapiocas deliciosas.

Área externa do hotel cívico

É o hotel ideal para você se sentir em casa durante a viagem, é central, próximo de bons restaurantes e das melhores atrações da cidade.

Café da manhã com caldo de piranha e frutas típicas da região
Rio Parnaíba parada para um mergulho
Dunas e Lagoas com Coqueiros em Tutoia, nos Pequenos Lençóis Maranhense

Partimos em direção do Maranhão, último estado da nossa aventura. Nossa primeira parada foi em Tutóia, cidade situada entre o delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, com muitos atrativos turísticos, pousadas charmosas e confortáveis e a saborosíssima culinária local. Fizemos o passeio de barco que passa pelo cemitério dos navios e um tour terrestre por trilhas de cajueiros. Almoçamos no Jhony Bar e Restaurante, considerado o melhor restaurante de Tutóia, com mesas na calçada, ambiente e comida saborosa

Camarões de Tutóia são as estrelas em diversos pratos. Empanados com Molho rose, acompanha arroz branco e salada

O cardápio é bem variado, com carnes na chapa, espetinhos e filés, nós fomos de camarão empanado com arroz, vinagrete e baião, uma refeição deliciosa. Aliás, o camarão de Tutóia é conhecido como o mais saboroso do Brasil.

Um dos chalés da pousada , comporta tranquilamente 3 pessoas.

Terminamos o dia contemplando o pôr do sol nas dunas e fomos descansar na Pousada Delta Village, que fica a poucos passos da praia da Barra onde está um navio encalhado há mais de 30 anos.

A pousada oferece conforto e hospitalidade, os quartos são amplos e a piscina é ótima. Como o dia foi intenso, no jantar pedimos uma pizza do Jhony, sim eles entregam no hotel. E, após um merecido descanso nada melhor que um café da manhã reforçado para começar o dia, na Delta Village é servido um dos melhores cuscuz com queijo coalho do mundo.

Cuscuz com ovo frito, estava maravilhoso
Praia de Caburé parada para o almoço no único restaurante do vilarejo
Povoado de Mandacaru, Foral Preguiças.
Tipos de cachaças com frutas da região para degustação dos turistas

Seguimos viagem até Barreirinhas, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, as outras são Atins e Santo Amaro

A cidade tem excelente infraestrutura para atender turistas nacionais e internacionais, à noite o ponto de encontro é no centro, na Av. Beira Rio, onde se concentram os bares e restaurantes com música ao vivo. Nosso escolhido foi Restaurante O Bambu, um dos mais famosos da cidade. O menu é interessante, com opções que passeiam por sushis e pela gastronomia local, o ambiente é agradável, os preços são razoáveis e todos os pratos são de ótima qualidade.

Você pode jantar no Bambu e tomar um gelato de sobremesa, na Bolinha Sorvetes. Nós saboreamos um estupendo sorvete de Cajá nessa Gelateria Artesanal dos Lençóis Maranhenses, que produz sorvetes com sabores típicos do Nordeste e frutas regionais.

Dunas nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida. Um dos grandes atrativos são as dunas de areia branca e lagoas formadas pela agua da chuva. Cenário de muitos filmes e novelas. As maiores são Lagoa Azul e Lagoa Bonita

Lagoas naturais nos Lençóis Maranhenses

De volta a Barreirinhas,  quem quiser experimentar a culinária da Pousada Murici, vai encontrar ambiente descontraído que atende hóspedes ou não. O cardápio privilegia a saborosa culinária maranhense, é difícil escolher entre tantas gostosuras, tem Mocotó, Filé de Carne de Sol e de Pescada, Torta de Camarão, Peixe Frito, Vatapá, Casquinha de Caranguejo e Cuxá. Para quem não conhece, Cuxá é um molho típico feito com vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta-de-cheiro, é muito bom

Pratos típicos da região Torta de camarão, Cuxa  e vatapá

Área de lazer em frente ao Rio Preguiças

O local fica às margens do rio Preguiças, cercado de muito verde, e a proprietária Dona Agar é uma simpatia de pessoa, ela acaba virando amiga de todos os clientes.

Área externa da pousada Buriti

Nós conferimos dois hotéis, um no centro e outro um pouco mais afastado. Depois de conhecer atrações como o circuito Lagoa Bonita que passa por restinga, dunas, lagoas e ver o pôr do sol, nossa primeira hospedagem foi no Hotel Pousada do Buriti, um dos pioneiros na cidade, próximo do centro e dos principais restaurantes.

Café da manhã da pousada Buriti

O hotel alia tradição e moderna infraestrutura para receber casais, famílias e excursões. O café da manhã é farto, com sucos, frutas, pães, frios, geleias e bolos, para começar o dia com muita energia. No final da tarde prove um drink no Eco Bar, ao lado da piscina, com vista para o riacho Tibúrcio. É o lugar ideal para viver momentos especiais com requinte e conforto.

Chalés da pousada Encantes do Nordeste.

A segunda hospedagem foi na Pousada Encantes do Nordeste, mais afastada do centro, à beira do rio Preguiças. Lugar tranquilo, rodeado de verde e com paisagismo que privilegia diversos frutos da região, oferece piscina e um Espaço Zen para o hóspede relaxar.

Piscina em frente a espaço do café da manhã da Pousada

A Pousada Encantes do Nordeste é puro charme. E tem um restaurante tão especial quanto a Rota das Emoções, o Bambaê Bar Restaurante e Pizzaria é um ambiente bonito e charmoso para casais apaixonados.

O cardápio diversificado vai desde saladas a pratos à base de peixes, carnes e frangos, petiscos deliciosos, sanduiches e saborosas sobremesas. E a pizza, huuummm, é uma das mais gostosas da cidade.

Como tudo que é bom dura pouco chegou a hora de partirmos para nosso último destino da Rota das Emoções, São Luís do Maranhão. Caminhar pelo centro histórico é fundamental, o conjunto arquitetônico dos séculos XVIII, XIX e XX é uma preciosidade

Palácio dos Leões- Sede do governo do estado do Maranhão, inaugurado em 1626
Escadaria Beco do Silva  no Centro Histórico de São Luís do artista Gil Leros

Por ali encontram-se vários restaurantes, bares e pousadas. Subir as ladeiras, que lembram muito Lisboa, conhecer o mercado das tulhas, a praça do poeta, fazer compras e encher a mala de souvenir para presentear as pessoas que amamos é prazeroso.

Praça dos Poetas no Centro Histórico de São Luís faz homenagem aos poetas e escritores maranhenses
Vista do nosso quarto da area de lazer do hotel Rio Poty

Para seu merecido descanso recomendamos o tradicional Rio Poty Hotel, muito bem localizado. Os quartos amplos têm uma vista linda para o mar e para a lagoa Jansen, um dos pontos turísticos de São Luís. Ótimo para família e executivos. O preço é justo, comparado com outros hotéis.

A gastronomia Ludovicense, como é chamado quem nasce em São Luís, é especial. No Restaurante Cabana do Sol experimente a deliciosa carne de sol de filé que vem com vários acompanhamentos como baião de dois, arroz branco, feijão de caldo com maxixe, quiabo e abóbora, paçoca, mandioca cozida, purê de mandioca, banana à milanesa, manteiga de garrafa e rapadura.

Cardápio escolhido. Uma delícia a carne de sol no ponto certo

É dos Deuses. O lugar é muito bonito, tem ótima localização, é frequentado por turistas e nativos e o atendimento é nota 10.

E aí, ficou com vontade de conhecer esses lugares?  Uma coisa eu garanto, você vai trazer muitas lembranças na memória e com certeza vai voltar muitas vezes. A Rota das Emoções é fascinante!

Agradecimentos

Nossa equipe viajou @voegol, @smiles.oficial, @affinityseguro com o seguro viagem

CEARÁ

Transfer Fortaleza x Jeri  com a @portugaltour

Passeios de buggy Jeri @carloslimapasseiosjeri.

@la villa_jeri

@chezloranlagoadoparaiso

@alchymistbeachclub.

@barracadodidi

@camociminesquecivel.

@elsontur

@pousadavillacabure

Transfers entre os 3 estados @rastronordestino

@ryalmarcosl da @chaval.tour

@churrascariaomotao

@suilany.teixeira articuladora SEBRAE ER Norte, Ricardo Vasconcelos Secretário de turismo de Camocim, Antônio Augusto, presidente SINDEGTUR-CE - Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará

PIAUÍ

Passeios @mbturismophb

@recantodelta

Secretário de Turismo Joca Vidal @jocaaventur

@hotelcivico

MARANHÃO

Transfer @zehcaldas.

Secretário de turismo Patrick Araújo @patrickparaujo

@pousadadeltavillage

@baluartepousadaeecoturismo

@semturtutoia

@tutoiatur

@jhonybarerestaurante

@jbtourbarreirinhas

@hotelpousadadoburiti

@encantesdonordeste

@restaurantebambae

@pousadamurici

@restauranteobambu

@bolinhasorvetes

SÃO LUIS

Transfer @joaoarraz da JM transportes.

@riopotyhoteloficial 

Sr. Armando Ferreira presidente da @abihma.

@cabanadosol

@restaurantesenacma

Passeios  centro Historico   @eu.carneiro da @setursaoluis.

Flávia Nadler @flavianadler do Sebrae-MA,

Silvia Romana, @silvia.romana.7 coordenadora do Centro de atendimento ao turista



Postado por
no dia 15/03/2022 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: