×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Por todo o caminho é possível apreciar a fauna da região.





Localizada a 80 km de São Paulo, Guararema é uma pacata cidade do interior que possui atrativos históricos e naturais para quem procura aproveitar o final de semana longe do agito da capital. Banhado pelo rio Paraíba do Sul, o município é propício para passeios em casal, com a família ou amigos.

Para ver a cidade do alto a primeira parada é no Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino, que fica no Morro do Gerbasío e oferece uma vista privilegiada da região. O espaço é bem estruturado, com estacionamento, decks, fonte luminosa interativa, lanchonete, banheiros e um restaurante.

Recanto do Américo - Foto: Cláudia Costa

Descendo para o centro do município chega-se ao Recanto do Américo (Pau D’Alho), um espaço com decks, lanchonete e banheiros. As pessoas vão até ali para aproveitar a vista do rio e da mata nativa. É possível atravessar uma ponte que dá acesso a uma pequena ilha na região. O local só não permite a entrada de animais domésticos.

Aliás, uma curiosidade: pau d’alho é o nome de uma árvore encontrada na região que, em tupi guarani, chama-se Guararema. Daí vem o nome da cidade, devido à abundância desse vegetal na região.

Caminhando pela mesma calçada encontramos outra ponte que atravessa o rio. Dessa vez, ao cruzá-la, o visitante chega ao Parque Ilha Grande. Bem maior que a primeira ilha, possui playground e pista de caminhada.

Por todo o caminho é possível apreciar a fauna da região. No parque existem pássaros de diversas espécies e, inclusive, uma placa informativa para ajudar a identificá-los. Na ponte de acesso as pessoas param para alimentar os peixes, prática que, apesar de ter uma placa proibindo, não é coibida. Nas margens do rio também é possível avistar capivaras descansando ao sol.

Igreja de São Benedito. Foto: Cláudia Costa

Saindo do parque e subindo a rua nos deparamos com a Igreja Matriz da região (Igreja de São Benedito), que se localiza em frente a uma bela pracinha enfeitada com flores. Ali perto encontra-se o Centro Artesanal Dona Nenê, que conta com produtos que são vendidos pelos próprios artesãos da cidade.

No centro também está situada a Estação Literária, biblioteca com um grande acervo de livros e que possui fachada de vidro e uma arquitetura sem paredes internas, com o objetivo de integrar e socializar os visitantes.

Andando mais um pouco chegamos à Estação Ferroviária de Guararema, que foi fundada em 1876 e, apesar de bem conservada, carrega o charme da época. Aos finais de semana e feriados o local oferece passeio de trem com duração total de duas horas e uma parada na Estação Luís Carlos. Ali há uma charmosa vila repleta de lojinhas e restaurantes e que possui também um pequeno museu e centro de informações turísticas.

Igreja Nossa Senhora da Escada - Foto: Cláudia Costa

Um pouco afastada do centro, mais exatamente a 4 km, encontra-se a Igreja Nossa Senhora da Escada, datada de 1652 e que marca o local de fundação da cidade. A antiga capela erguida no local era a mais antiga da região, mas foi demolida e construíram uma nova igrejinha em seu lugar com estilo barroco. Essa é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar.

Outra igreja conhecida na região, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, tem uma fundação datada por volta do ano de 1682. Ambas as construções foram tombadas como patrimônio pela CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Ao sair da igreja, dirigindo por mais 11 minutos chega-se ao Parque Municipal da Pedra Montada, que possui estrutura como estacionamento, banheiros, lanchonete e restaurante. O maior atrativo do local (e o que dá nome ao parque) é o monumento natural formado por duas grandes pedras que se localizam uma em cima da outra e é acessível por trilhas. Além disso, no local há outra pedra grande em forma de tubarão.

Vista do Rio Paraíba - Foto: Cláudia Costa

Onde se hospedar

O Vale do Sonho Hotel & Eventos está pertinho do centro de Guararema, ao lado do rio Paraíba do Sul. Possui duas piscinas, sendo uma delas climatizada e com toboágua, cascata, piscina infantil, sauna, playground, quadra poliesportiva, brinquedoteca, salão de jogos, mini tirolesa e cama elástica. Oferece pensão completa e a opção de day use. Possui hospedagem em chalés e apartamentos, além de ser pet friendly e ter o restaurante aberto ao público. No local também há um salão para a realização de convenções e festas.

Mais informações: valedosonho.tur.br



Postado por
no dia 27/07/2022 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: