×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

O roteiro turístico potiguar que homenageia os primeiros mártires brasileiros promete ser a Santiago de Compostela brasileira, unindo espiritualidade, cultura e natureza





Santuário dos mártires de Uruaçu
Santuário dos Mártires, em Uruaçu

Camila Karam Por: Camila Karam

Engana-se quem pensa que um roteiro turístico religioso é composto apenas por igrejas e locais sagrados. Para Sinédsio Moura, turismólogo e idealizador do Caminho dos Santos Mártires, “esse é um roteiro inovador que une os demais atrativos de turismo de cada cidade, leva as pessoas a ter um momento de oração ou sua experiência com Deus, sua experiência com a cultura, com a história do local, mas também a ter um momento de lazer, um momento para conhecer aquilo que nós temos nessas cidades”.

Dunas de Genipabu Natal
Dunas de Genipabu, Natal

A história

O Caminho dos Santos Mártires, homenageia os primeiros mártires brasileiros, os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira que em 1645 se recusaram a ser convertidos à força ao calvinismo e foram barbaramente assassinados pelos invasores holandeses, nas cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte.

Essa história é muito conhecida na região e por católicos de todas as partes, há ainda diversos relatos de milagres atribuídos aos mártires. No dia 15 de outubro de 2017, aconteceu a tão aguardada canonização feita pelo Papa Francisco.

Igreja São Gonçalo do Amarante
Igreja São Gonçalo do Amarante, em São Gonçalo do Amarante

A peregrinação pode ser feita a pé, de bike, carro ou como o peregrino achar melhor. O Caminho tem aproximadamente 220 km de peregrinação e contempla 10 municípios. Nessa matéria iremos desbravar alguns pontos de 4 deles: Canguaretama, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Natal.

Canguaretama

Capela Nossa Senhora das Candeias
Capela Nossa Senhora das Candeias

Um dos principais atrativos religiosos da rota é a Capela Nossa Senhora das Candeias, localizada dentro do Engenho Cunhaú no distrito de mesmo nome. Visitar este local parece uma viagem no tempo e foi lá que em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses e índios potiguares, quando participavam da missa dominical. E mesmo após tantos anos desses acontecimentos a energia é de arrepiar e nos faz refletir sobre a história do nosso povo e da nossa nação.

O colorido céu de Barra do Cunhau
O colorido céu de Barra do Cunhaú

Os atrativos naturais desta localidade são muitos dentre eles se destacam Barra do Cunhaú e suas condições ideais para a prática de kitesurf, que deixa o céu parecendo um ballet colorido. Os mangues revitalizados, que podem ser desbravados através do passeio náutico ecológico da Naturezatur, uma das responsáveis pela preservação da natureza local.

Passeio ecológico pelos mangues com a Naturezatur
Passeio ecológico pelos mangues com a Naturezatur

A gastronomia baseada em frutos do mar, também é uma atração. Não deixe de se fartar com os pratos bem servidos e bem executados da confortável Barraca Miramar.

Frutos do mar grelhados da Barraca Miramar
Frutos do mar grelhados da Barraca Miramar

Nísia Floresta

Mirante das Tartarugas
Mirante das Tartarugas

A cidade que leva o nome de uma das brasileiras mais notáveis, Dionísia Floresta Brasileira Augusta, é uma ótima escolha para servir de base, caso vá percorrer o caminho de carro. Com uma infinidade de lagoas, praias, restaurantes e hospedagem. 

Suíte do Praia Bonita
Suíte do Praia Bonita Resort & Convention

O Praia Bonita Resort & Convention localizado há pouco passos da Praia de Camurupim e da Lagoa de Arituba o empreendimento possui 151 apartamentos super bem equipados e confortáveis, piscina com 1.200m² de área, com hidromassagem, área adulto e infantil, spa, opção de diárias all inclusive, pensão completa e meia pensão, recreação, shows temáticos e gastronomia variada e excelente atendimento.

Lagoa do Carcará em Nísia Floresta
Lagoa do Carcará, em Nísia Floresta

São mais de 20 lagoas intocadas, com águas mornas, algumas bem desertas e outras com restaurantes e brinquedos aquáticos, trilhas, dunas e praias. A melhor forma de conhecer esse paraíso é contratar um bugueiro local que conheça cada cantinho como o Ednaldo e curtir um passeio privativo.

Capela São Gonçalo do Amarante
Capela São Gonçalo do Amarante, em Timbó

Uma curiosidade religiosa  é que a mundialmente conhecida Campanha da Fraternidade começou em 1962 no distrito de Timbó, na Capela de São Gonçalo do Amarante, a partir do trabalho realizado por missionárias conhecidas como irmãs vigárias.

Casquinha de Caranguejo do Olavo
Casquinha de Caranguejo do Restaurante Caranguejo Olavo

O Museu Nísia Floresta é um espaço criado para a preservação e difusão da memória e história da escritora e desenvolvimento de pesquisas, documentação e difusão do Patrimônio Imaterial, dos saberes e fazeres populares de mestres e mestras e grupos culturais como boi de reis, coco de roda, pastoril e capoeira das cidades vizinhas.

Natal

Ponte Newton Navarro cartão postal da cidade
Ponte Newton Navarro, cartão postal da cidade

Na capital visite a primeira igreja construída no estado e a moderna Catedral Metropolitana de Natal, ambas dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação padroeira da cidade, e é claro o Santuário dos Santos Mártires, localizado no bairro Nossa Sra. de Nazaré.     

Interior da bem conservada da Igreja N.S. Apresentação
Interior da bem conservada da Igreja Nossa Senhora da Apresentação

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação teve sua edificação iniciada nos primeiros anos da colonização do Rio Grande do Norte, 1599. O local tem uma importância histórica e abriga peças importantes, além de painéis explicativos. Em 1786, por exemplo, a igreja foi transformada em um templo calvinista durante a invasão holandesa.

A imponente Catedral Metropolitana de Natal
A imponente Catedral Metropolitana de Natal

Já a imponente Catedral Metropolitana de Natal, inaugurada em 1988, recebeu a visita do Papa João Paulo II em 1991. Sua arquitetura diferenciada representa um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus. Em seu subsolo encontra-se o Centro Pastoral Pio X, no qual, entre outras coisas,  funciona o Gabinete do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha que tivemos o grande privilégio de conhecer. 

O grupo reunido com Dom Jaime Vieira Rocha
O grupo reunido com Dom Jaime Vieira Rocha
A pintura que retrata os Santos Mártires, Gilvan Lira

O moderno Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu fundado em 2010 chama atenção pela amplitude e beleza da obra que retrata os santos, pintada por Gilvan Lira com base em pesquisas sobre a época e há ainda planos para a construção de um museu.

A orla bem cuidada

O roteiro histórico religioso completo em Natal contempla dez igrejas e oferece ainda inúmeras opções de passeios como o Centro de Turismo, prédio histórico que antigamente abrigava uma prisão e hoje em dia é possível encontrar lojas de artesanatos, souvenirs e uma galeria de arte sacra com preços bem atrativos.

O premiado baiao do restaurante Marenosso
O premiado Baião de Dois Potiguar do Restaurante Marenosso, no Centro de Turismo

A capital do Rio Grande do Norte, tem muitos restaurantes estrelados e outros que cresceram tanto que podem ser encontrados em outras partes do país. Escolhemos conhecer o Marenosso. No cardápio pratos famosos da culinária nordestina e outros bem autorais como o premiado baião de 2 potiguar (mix de feijão verde, arroz, carne de sol, bacon, queijo coalho e calabresa untados na manteiga da terra, com creme de leite, leite de coco e cheiro verde), uma delícia!

Dunas de Genipabu
Dunas de Genipabú

Em se tratando de um dos estados mais bonitos do Brasil, não podíamos deixar de ir conhecer as Dunas de Genipabu, um santuário com belas lagoas e um pouco de adrenalina nas descidas e subidas. Outro passeio imperdível é um city tour fluvial que conta a história da capital e sua importância histórica na segunda guerra mundial e onde com sorte pode-se visualizar a dança dos golfinhos e contemplar um belo pôr do sol.

City tour fluvial
Pôr do Sol no city tour fluvial da Marina Badauê

São Gonçalo do Amarante

Este município, localizado na Região Metropolitana de Natal, é o quarto mais populoso do estado, abriga o Aeroporto Internacional de Natal e é nossa última parada deste roteiro turístico religioso que une história, devoção e natureza.

Santuario dos martires
Monumento esculpido em pó de mármore pelo artista plástico potiguar Manxa

São Gonçalo do Amarante ficou conhecida por devotos do mundo todo pois foi o cenário do massacre de Uruaçu, onde foi construído o Monumento aos Mártires, um dos principais pontos de visitação religiosa do estado que recebe milhares de fiéis em datas festivas como o 3 de outubro. Segundo o Padre Antônio Murilo de Paiva, capelão do monumento e grande entusiasta da história há planos para que este santuário se transforme no maior do país. Padre Murilo também compartilhou diversos relatos de milagres atribuídos aos Santos Mártires e nos presenteou com o seu livro Peregrinos da Terra. 

Padre Antônio Murilo de Paiva, capelão do monumento
Padre Antônio Murilo de Paiva, capelão do monumento
A fachada da matriz de São Gonçalo do Amarante é considerada raro exemplar da arquitetura barroca no Rio Grande do Norte

Outra relíquia da cidade é a tricentenária Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, considerada o monumento mais representativo do município tanto pelo viés histórico como pela arquitetura barroca de inspiração portuguesa.

Nos fundos da igreja há o espaço colaborativo "São", parada obrigatória para um suco natural e compra de artesanatos com o famoso galo branco da Dona Neném, símbolo do artesanato local. 

Espaço sao galo branco da dona nenem
Galo branco da Dona Neném

Durante todo o trajeto do Caminho dos Santos Mártires a presença da natureza é impactante, pudemos contemplar luas, nascer e pôr do sol inesquecíveis, além de paisagens que nos fazem a todo momento sentir uma conexão com a nossa fé.

Vale ressaltar que em todo o caminho a infraestrutura de estradas, prestadores de serviços, alimentação e hospedagem são muito boas e enriquecem muito toda a experiência. O Caminho dos Santos Mártires e sua história merecem ser conhecidos e valorizados por todos os brasileiros.

Mais informações em: www.caminhodosmartires.com.br

Onde ficar:

Hotel Bello Mare (Natal/RN) - Av. Engenheiro Roberto Freire, 4917 - Praia de Ponta Negra 
(84) 4006-4202

Praia Bonita
A super piscina do Praia Bonita Resort & Convention

Praia Bonita Resort & Convention (Nísia Floresta/RN)

Av. Monsenhor Antonio Barros, 13, Praia de Camurupim 
www.praiabonita.com

Onde comer:

Natal
Restaurante Marenosso - Centro de Turismo-  R. Aderbal de Figueiredo, 980 - Petrópolis
(84) 3211-6218

Nísia Floresta

Coquetel de Camarao pousada tartarugas
Coquetel de Camarao da Pousada Tartarugas

Caranguejo do Olavo - Praia De Camurupim -  (84) 3015-3553
Restaurante São Luiz - Av. Alceu Emiliano, 36 - (84) 98801-8670
Pousada Tartarugas - Av. Beira-Mar, 220 - Barra de Tabatinga - (84) 98807-7551
Bar e Restaurante do Carcará - Lagoa do Carcará - (84) 99199-7659

Canguaretama
Barraca Miramar - Rua Pontal, 281, Canguaretama - (84) 99902-9745

Transfer:
Wheltour (84) 99858-1817 -wheltour.com.br/

Santuário Chama de amor
Santuário Chama de Amor, em Cunhaú

Passeios:

Natal
Agência Foco Turismo Caicó - (84) 99927-0082
Hertz Medeiros Buggy - (84) 99952-7133
City tour fluvial no Rio Potengi - Marina Badauê (84) 99981-7003

Nísia Floresta

Ednaldo bugueiro (84) 98163-1473 

Canguaretama

Passeio Ecológico  NaturezaTur - (84)99435-0693

SEBRAE-RN - Av. Lima e Silva, 76 - Lagoa Nova, Natal

A repórter viajou a convite do Caminho dos Santos Mártires, Secretária de Turismo de Nísia Floresta, Complexo Camurutaba e Praia Bonita Resort & Convention.



Postado por
no dia 06/09/2022 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: