×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Guarujá se tornou uma das cidades mais badaladas nos anos 1980 e 1990.





Essa pequena joia do litoral paulista foi descoberta pelos turistas na década de 1970, após a construção da rodovia Piaçaguera-Guarujá. Com 22,3km de orla se tornou uma das cidades mais tradicionais e badaladas nos anos 1980 e 1990. Guarujá era puro glamour, frequentado pela nata da sociedade.

A cidade continua atraindo muitos turistas, mas esse fator acaba causando impactos ambientais de grandes proporções. A preocupação em reduzir a poluição e proteger o meio ambiente se tornou uma importante questão no mundo todo. Em Guarujá não é diferente.

Portal da reconexão com a natureza

Para fortalecer o destino e promover o turismo sustentável, a Estância Balneária de Guarujá apresenta novas ações para limpar rios e mar. A convite do Guarujá Convention and Visitors Bureau, jornalistas e agentes de viagem foram conhecer as novidades. #EmbuscadoESG
Para começar destacamos a criação, em 2019, do Instituto Nova Maré. O Instituto trabalha para manter o meio ambiente saudável, conscientizando locais e turistas, mostrando que o Guarujá pertence a todos eles.

As rotas turísticas responsáveis e sustentáveis envolvem as comunidades locais, as belezas naturais e áreas de relevância histórica e cultural para exploração sustentável.

Casas dos pescadores a margem do Rio, as aves voltando após a revitalização e limpeza dos rios
Lixo acumulado nas raízes das arvores que depois são retiradas pelos voluntários
Parte do lixo encontrado no Rio dos peixes, são de fora do pais. No detalhe uma lata refrigerante da China ( Foto: Geovana Fraga)
Praia de Perequê, onde os barcos ficam após a pesca

Rio do Peixe

Nossa primeira visita foi a essa vila habitada por pescadores, localizada na praia do Perequê. A praia parece até um quadro quando os barcos estão atracados.

Rio do Peixe possui um rico ecossistema, porém ainda encontramos resíduos descartados indevidamente. Para garantir a própria sobrevivência, os pescadores da região se uniram para retirar os materiais poluentes ao longo do rio. É uma tarefa incrível de restauração, recuperação e transformação dos biomas.

Casas dos ribeirinhos a margem do Rio do peixe. Foto (Patrícia Campos)

Tudo começou quando Jackson Xavier fundou o Instituto S.O.S. Rio do Peixe, primeira instituição a combater o lixo no mar. Certo dia Jackson estava sofrendo com depressão e chegou a pensar em tirar a própria vida pegou seu caiaque e remou até o Rio do Peixe, se deparando com uma quantidade absurda de lixo dentro do manguezal. A partir de então, cuidar da natureza passou a ser a sua missão de vida.

Foto: Geovana Fraga

Neste projeto S.O.S. Rio do Peixe, fazem parte mais de 120 pescadores, todos voluntários, limpando praias e manguezais. Para ajudar esses pescadores no recolhimento dos resíduos, são distribuídos kits com sacos de lixo e luvas.

Sem poluição os visitantes podem conhecer o manguezal, ver os peixes, pássaros e outros animais da Mata Atlântica. Com a natureza em equilíbrio a qualidade de vida de todos, melhora. Instagram @sosriodopeixe ou envie uma mensagem para: (13) 99607-5135.

Depois deste passeio pelo Rio do Peixe, fomos dar uma voltinha e experimentar a culinária litorânea, rica em pescados frutos do mar. 
A orla possui ótima infraestrutura para receber os turistas. Tem muitos bares, quiosques e restaurantes, além de pousadas e hotéis. E, claro, um calçadão para caminhar ou apenas meditar olhando para o oceano.

Grupo de jornalistas que participaram da press trip no Guarujá

Restaurante Praia Verde Beach Club na praia de Pitangueiras.
O cardápio é farto, com drinks, entradas e pratos principais a base de peixes ou carnes. Pratos executivos saem a partir de R$ 39,90, mas se não estiver com muita fome peça uma das deliciosas porções ou um lanche. Com vista privilegiada, além da excelente gastronomia oferece vários serviços como esporte, música e lazer. A localização é ótima e possui amplo estacionamento.
Restaurante Praia Verde Beach Club
Reservas: (13) 99718-8978
Av. Mal. Deodoro da Fonseca 797 - Praia de Pitangueiras - Guarujá SP

Para descansar das atividades, fiquei hospedada no hotel Vicino al Mare.
Localizado na Praia da Enseada, de frente para o mar, ao lado de   vários restaurantes e atrações como Aquário Aquamundo. Os apartamentos são confortáveis, proporcionando um sono reparador. Os hóspedes podem dispor, ainda, de piscina climatizada, brinquedoteca, salão de jogos, sauna, churrasqueira e serviço de praia. Ah! Se você tiver um tempo conheça o Spa e faça uma massagem terapêutica com pedras quentes ou anti-stress.
Reservas:  Telefone: (13) 3392-4414
Av. Miguel Estefano, 2863  Praia da Enseada, Guarujá

Ilha dos Arvoredos e Projeto Mundo Sustentável

Nossa segunda aventura foi aprender sobre preservação ambiental na Ilha dos Arvoredos. São 36 mil metros quadrados de valor histórico, científico e de respeito a natureza, localizados a 1,6 quilômetro da costa da Praia de Pernambuco.   Para chegar até lá é preciso ir de barco e, como não tem ancoradouro, o barco vai embora e volta algumas horas mais tarde para resgatar os visitantes.

Fachada da ilha, ao fundo antigo guindaste que transportavam os turistas
Vista do mar em um dos pontos da ilha dos arvoredos
Vista da praia de Pernambuco, 1,5 de distância da ilha.

O percurso até a ilha já é maravilhoso, principalmente porque tivemos a sorte de ver alguns golfinhos nadando. E, ao desembarcar, a sensação é de termos chegado ao paraíso. O local é todo arborizado, a vista do oceano é espetacular e as obras arquitetônicas e tecnológicas permitem um aprendizado único sobre sustentabilidade.

Detalhe da fachada da casa construída com pedras de implosão.

Tudo começou nos anos 1950, graças ao Engenheiro Fernando Eduardo Lee que desenvolveu tecnologias para tornar a ilha autossustentável, inclusive com água potável. Para dar continuidade ao legado deixado pelo fundador da Ilha foi criado o Projeto Mundo Sustentável. Trata-se de uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee e Instituto Nova Maré, para manter diversas pesquisas científicas e propagar a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas do litoral paulista.

Canhão, que fica dentro da casa, faz parte do acervo histórico do proprietário

Desde o ano passado o Instituto promove visitas educacionais e turismo ecológico para esse grande laboratório a céu aberto. É um passeio muito legal para fazer em família, com amigos e até mesmo sozinho. 

Serviço:

Custa R$ 230,00 - inclui transfer de ida e volta de barco e visita guiada pela Ilha. Há diferentes modelos de visitação: 
Eco turística, para que os turistas possam conhecer a ilha e sua história
Visitação estudantil, voltada para escolas e universidades
Visitação corporativa, com organização de eventos, treinamentos, feiras e   workshops 

Ilha dos Arvoredos
Saiba mais: www.ilhadosarvoredos.com.br
Para agendar: (13) 99637-3288 ou e-mail contato@inmar.org.br

Fachada do Restaurante Dona Eva no Guarujá

Se ir à praia já abre o apetite, imagine depois de visitar uma ilha. 
Almoçamos de frente para o mar, no restaurante localizado no Hotel Delphin, na praia da Enseada. 
Dona Eva é o nome da fundadora do hotel e a cozinha continua fazendo jus à filosofia gastronômica de dona Eva. No ambiente familiar e agradável são servidos peixes e frutos do mar, além de carnes e massas; todos os pratos têm sabor de comida caseira e os doces são maravilhosos. Experimentamos, e recomendamos, o delicioso risoto de camarão.

Restaurante Dona Eva
Reserva (13) 3797-6001
Av. Miguel Stéfano, 1295 - Praia da Enseada - Guarujá SP

Guarujá continua sendo um dos destinos mais interessantes e belos do litoral paulista. Vale a pena aproveitar o sol, as praias, a culinária e principalmente cuidar da natureza.

A Jornalista foi convidada pelo do Guarujá Convention and Visitors Bureau, e AMIgo! Comunicação Integrada com apoio: Tour House, Central de Eventos, Vip Trip e Zuker Eventos e Afinitty Seguro Viagem.



Postado por
no dia 07/09/2022 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: