×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

O Litoral Norte de São Paulo é um dos destinos preferidos das famílias para as férias de verão. Afinal, são mais de duzentas praias para todos os gostos, desde as mais badaladas com estrutura de serviços, até as menores e mais afastadas.





Mas nem só de sol e mar vive o verão da região, que abriga ainda cachoeiras, rios, ilhas, Parques Estaduais e muitas outras belezas naturais. Composto pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, o Circuito Litoral Norte de São Paulo abriga atrativos de ecoturismo, turismo náutico, gastronômico, esportivo e muito mais.

Para ajudar as famílias a escolherem roteiros ideais para todas as idades neste verão, o consórcio turístico separou, a seguir, cinco passeios imperdíveis nas cinco cidades. Descubra:

Praia de Itaguaré/ Bertioga. Foto: Marcos Pertinhes

Bertioga - Trilha de Itaguaré

Com pouco mais de dois quilômetros e um percurso de cerca de duas horas, a Trilha do Itaguaré está entra as mais visitadas do Parque Estadual Restinga de Bertioga. De grau baixo de dificuldade, o roteiro passa sobre a restinga até chegar ao canal do Itaguaré e a praia.

Na trilha, além de curtir a praia de natureza intocada, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade, é possível fazer observação de aves e tomar banho de rio.

Fazenda de Mariscos da Cocanha/ Caraguatatuba - Foto: Thales Stadler/Plataforma Fato

Caraguatatuba - Fazenda de Mariscos da Cocanha

Em Caraguatatuba, a sugestão de roteiro é até a Fazenda de Mariscos da Cocanha. O lugar pode ser conhecido em um passeio de barco até pouco mais de um quilômetro da praia da Cocanha. Ali, nos ilhotes, está uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

A atividade é coordenada pela Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (AMAPEC) e inclui parada na ilha para degustação da iguaria. Além disso, a região da Ilha da Cocanha abriga importante biodiversidade, o que faz com que o passeio se complete com o avistamento de animais como tartarugas, arraias e polvos, assim como poríferos como esponjas e corais.

Praia de Castelhanos/ Ilhabela. Foto: Lailson Santos/ Sectur Ilhabela

Ilhabela - Praia de Castelhanos de 4x4

Acessível apenas por meio de veículos 4x4 e bicicletas, Castelhanos conta com atrativos que vão além da impressionante faixa de areia e mar. Para chegar até o local, a dica é optar por um roteiro de 4x4, que passa por outros atrativos dentro do Parque Estadual de Ilhabela, como a Cachoeira da Usina, a Ponte dos Cavalos e a Trilha da Água Branca.

Na chegada a Castelhanos, o visitante se depara com 1,5 quilômetro de faixa de areia com algumas opções de restaurantes e barracas de praia organizadas pela comunidade local, além de mirante de onde se pode observar o formato de coração da praia. Bem pertinho da praia fica ainda a Cachoeira do Gato, que é propícia para banho, e o Sítio Arqueológico Naufrágio, onde é possível conhecer algumas embarcações naufragadas nessa parte da costa brasileira.

Esse passeio permite duas formas de retorno: de 4x4 novamente, ou de superboat, observando outras praias e ilhas dos arredores.

Trilha Maresias-Paúba/São Sebastião - Divulgação/ Circuito Litoral Norte

São Sebastião - Trilha Maresias-Paúba

Entre as praias de Maresias e Paúba, há uma trilha de dois quilômetros que proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias de cima. O caminho é tranquilo e pode ser feito até mesmo na companhia de crianças pequenas.

A trilha conta com dois mirantes naturais, que oferecem vistas panorâmicas para as duas praias e para as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo. Ao final, é possível fazer um rapel de dez metros de altura no Costão da Paúba.

Praia da Ilha das Couves/ Ubatuba - Divulgação/ Circuito Litoral Norte

Ubatuba - Passeio de lancha pelas Ilhas

A parte norte de Ubatuba é repleta de ilhas e praias quase desertas que podem ser conhecidas em um roteiro de lancha. No passeio, são visitados lugares como a Ilha do Prumirim, onde há parada para banho, Ilha dos Porcos, Praia da Almada, Ilha Rachada e Ilha das Couves.

Essa última, inclusive, é uma das mais famosas da região. Com acesso via barco ou lancha a partir de Picinguaba, a Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso com rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. A ilha também possui diversas piscinas naturais para quem desejar nadar com snorkel.

"O Litoral Norte de São Paulo tem atrativos que vão muito além de suas belas praias. A região conta com inúmeras opções culturais, esportivas, gastronômicas, náuticas, de aventura e diversão, para toda a família. Essa pluralidade de roteiros torna o destino um dos mais procurados do Brasil não só durante a temporada de verão, aquecendo a economia e a geração de empregos o ano inteiro", afirma o presidente do Cirucito Litoral Norte, Caio Matheus.

Conheça essas e outras experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para conhecer estes e outros passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse nosso guia de fornecedores: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral



Postado por
no dia 22/11/2022 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: