×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

O evento acontece de 8 a 19 de março de 2023 e é direcionado a turistas, visitantes e moradores da região





Mirante da Janela - Crédito: Divulgação Chapada Week

Chapada Week 2023 é um convite para curtir as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros e aproveitar descontos de até 50% em mais de 70 de estabelecimentos

Segunda edição do festival reúne dezenas de locais de cultura, gastronomia, turismo e entretenimento com ofertas de 10% a 50% 

Unir o ecoturismo ao turismo holístico é uma das propostas para quem vai à Chapada dos Veadeiros (GO). Uma das 7 chapadas brasileiras, o local é o destino ideal para quem busca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura, bem-estar, além de curiosidades que rondam o lugar e seus oito municípios.

Entre os dias 8 e 19 de março, mais de 70 estabelecimentos de cinco destes municípios - São João d' Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante - vão receber um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week. A iniciativa reúne estabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turísticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.

“A segunda edição do Chapada Week 2023 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente. Além de fomentarmos a economia e o empreendedorismo local, com o festival visamos atrair quem já conhece a Chapada dos Veadeiros, convidar novos turistas e incentivar os moradores a aproveitar a região e ainda se beneficiar com descontos”, afirma Andrea Manzan, Presidente da Associação Veadeiros, organizadora oficial do evento.

Montanhas - Divulgação Chapada Week

A Chapada dos Veadeiros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens paradisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de cachoeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais.

Além disso, é possível viver experiências diferenciadas nas várias estações do ano. Por exemplo, na “Época das Águas”, de Outubro a Maio, pode-se apreciar as cachoeiras nas suas forma mais abundantes, nadar em piscinas naturais de borda infinita, ter experiências incríveis sob o famoso pôr-do-sol do cerrado, conhecer a grande variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local.

Já na “Época Seca”, de junho a setembro, a Chapada se transforma. O cerrado se colore com as águas cristalinas, proporcionando sensações únicas de paraíso.

Natureza

Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

Restaurante Minelci - Associação Veadeiros

Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizados na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do município de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo a típica comida quilombola no Restaurante da Minelci.

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado.

Santuário Volta da Serra - Foto: Felipe Triaca

Durante o festival Chapada Week 2023 ainda será possível encontrar ofertas como 30% de desconto no Complexo de Cachoeiras Veadeiros, 20% de desconto no Santuário Volta da Serra, na Cachoeira do Bonito e na Cachoeira São Bartolomeu. Para quem desejar fazer um passeio de barco pelo Lago Serra da Mesa, a Cabana do Pescador e o Rancho da Ni, em Colinas do Sul, estarão com 30% de desconto. Esses e muitos outros estão listados no final do texto.

Gastronomia

A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até restaurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos.

Cravo e Canela - Associação Veadeiros

Não faltarão boas oportunidades para se deliciar, seja comendo em pé nas feiras locais ou em jantares românticos à luz de velas. Um dos mais recomendados é o restaurante Cravo e Canela, com descontos de até 15% durante o Chapada Week 2023. O local oferece uma experiência vegana e muito rica em sabor. Outro estabelecimento tradicional é também a primeira risoteria do Brasil, o Santo Cerrado. Os deliciosos pratos terão 15% de desconto no período. 

Santo Cerrado - Crédito: Visit Veadeiros

Confira ainda mais restaurantes participantes na lista ao final.

Destino holístico 

O turismo holístico também atrai milhares de visitantes. Além de toda a energia que circunda a região, quem busca experiências espirituais encontra na Chapada dos Veadeiros o local perfeito. É um ponto conhecido por ser um centro de concentração de energia enigmática transmitida por uma enorme pedra de cristal de quartzo, cortada pelo Paralelo 14 - o mesmo que corta a cidade perdida de Machu Picchu. Há quem diga que há um túnel que conecta a Chapada dos Veadeiros, especialmente a região de Alto Paraíso de Goiás, à cidade peruana. Tudo isso ainda fez a região ser famosa entre os ufólogos, com muitos relatos de avistamentos de OVNIs.

Rota de saúde e bem-estar

Para quem busca bem-estar físico e mental, a Chapada é o destino ideal. Há diversas opções de meditação, massagens relaxantes, yoga e terapias que podem entrar no roteiro da viagem. Para este público, o Chapada Week 2023 conta com o apoio da Associação de Terapeutas de Alto Paraíso (ATAP), com cerca de 18 terapeutas. Serão oferecidos descontos de 20% em sessões de alinhamento de chakras, reiki, cone chinês, florais, leitura de tarô e muitas outras opções. 

Hospedagem

Após caminhadas pelas trilhas e banhos nos diversos pontos turísticos, o descanso é fundamental! A Chapada dos Veadeiros conta com cerca de 3500 leitos que também atendem a diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas e mais intimistas, os visitantes terão opções de descontos variados. 

Por exemplo, o Camping da Fazenda Touro Bravo, em Teresina de Goiás, oferece 50% de desconto para estadia durante o Chapada Week 2023. No mesmo período, a Pousada Meu Talento, em Alto Paraíso, tem quartos com 30% de desconto. Quem pesquisar, ainda vai encontrar a Ecopousada Rebendoleng, em São João d’Aliança, oferecendo chalés por um preço 20% mais barato do que o habitual.

A lista completa de hospedagens da Chapada dos Veadeiros com desconto se encontra ao final do texto.

Fauna - Andrea Manzan

Passeios turísticos

Para aproveitar as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros e garantir uma experiência mais completa e segura, é importante a contratação de guias e/ou operadoras de turismo. As caminhadas em meio à natureza exigem pessoas que conheçam o local e sugiram os melhores trajetos. Além disso, parceiros do Chapada Week 2023, como Trilheiras na Estrada, Guia na Trilha, Circuito Central, Travessia, entre outros, poderão contar as histórias, curiosidades, apresentar a fauna e a flora locais de forma profissional e dedicada.

5 curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros

Patrimônio brasileiro. A Chapada dos Veadeiros (GO) teve o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO;

Nova travessia. Recentemente, o Parque Nacional ganhou mais uma opção de acesso. A travessia conhecida como São Jorge -- Capela tem 25km e liga São Jorge à comunidade Capela, passando pela Serra de Santana e parte de uma trilha histórica, com duração de cerca de 9 horas. A trilha também é o primeiro acesso oficial ao parque nacional por Cavalcante (GO), outro destino com vários atrativos na região. É possível acampar durante o trajeto, com valores sob consulta. Recomenda-se a contratação de um guia local para percorrer o trajeto;

Mundo sem fim. Segundo o Calendário Maia, previa-se que o fim do mundo estava datado para 21 de dezembro de 2012. Isso fez com que a região ficasse conhecida como o lugar que não seria atingido por catástrofes geográficas e até esotéricas. A informação fez com que o local ganhasse maior visibilidade, aumentasse a população e houvesse alta na compra de lotes e propriedades. Após passada a data sem grandes eventos, o destino manteve-se como destino de turismo místico, esotérico e, por sua natureza, ecológico;

  1. Bioma rico. A Chapada dos Veadeiros está dentro do cerrado brasileiro, ou “Savana brasileira”. Estima-se que a região do cerrado existe a mais de 65 bilhões de anos e ocupa 23,9% do território nacional. Apenas no Parque Nacional, são mais de dez mil espécies de plantas, sendo 5 mil delas exclusivas do local, mais de 2 mil cachoeiras e quedas d’água, além de trilhas, oportunidades de esportes aquáticos, de aventura e de natureza.

Preservação. O destino busca ser uma referência em ecoturismo e consciência ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, a preservação também depende do visitante. Por isso, segue-se o lema: “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de saudades”. A região também é um espaço de estudos e pesquisas científicas e luta para manter sua estrutura a fim de perpetuar para mais e mais gerações. 

Como chegar

Aéreo: 
Aeroporto mais próximo - Brasília (DF) 

De carro:

Por Goiânia (GO) e Brasília (DF)

Ônibus:

Ir até uma das “cidades-base” (São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás/São Jorge, Cavalcante e Colinas do Sul) e seguir para o destino desejado.

Lista de todos os participantes do Chapada Week 2023

Serviço:
Chapada Week 2023
08 a 19 de março de 2023

Estabelecimentos participantes: chapadaweek

Descontos de 10% a 50% nos estabelecimentos participantes:

Site - Telefone: (61) 98573-6449

Imagens para download | Lista completa de participantes



Postado por
no dia 07/02/2023 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: