×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

O Litoral Norte de São Paulo é um destino turístico conhecido por suas belas praias, sol brilhante e clima tropical durante o verão. No entanto, existe um leque de atrações para se descobrir a magia que envolve essa região durante o inverno.





Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte, têm muito a oferecer nesta estação do ano, tanto em atrativos naturais e culturais, quanto em programações de eventos que agitam o destino e buscam diminuir a sazonalidade do turismo.

Vila de Picinguaba

A rica e exuberante natureza permite conexão com muitas atividades para todos os perfis de visitantes. Sempre com foco sustentável e segurança, esse é o destino certo para encontrar momentos de alegria com a tranquilidade da estação.

Bertioga, por exemplo, ganha uma atmosfera única no inverno. Além das belas paisagens costeiras, é possível explorar a natureza local em trilhas ecológicas, como a Trilha do Guaratuba e a Trilha da Torre, bem estruturadas e monitoradas.

O clima mais ameno é ideal para atividades ao ar livre, como ciclismo e caminhadas. A cidade também oferece uma rica história cultural, com destaque para o Forte São João, construído em 1547.

Segundo o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, a cidade preparou uma programação extensa, incluindo a tradicional festa da tainha. Em sua 46ª edição, o evento é uma experiência gastronômica, que soma tradição, cultura e sabor até 30 de julho.

Completam o calendário: o evento Retratos de Bertioga, exposição de fotos do Parque dos Tupiniquins, entre os dias 14, 15 e 16 de julho, o FreePlay, evento Geek em agosto, e, para fechar a temporada mais fria do ano, a Festa da Primavera.

Caraguatatuba, que é um dos destinos mais procurados no Litoral Norte de São Paulo durante o verão, revela um charme tranquilo nessa temporada de inverno. As praias ficam mais calmas, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar e contemplar a paisagem.

Além disso, os esportes aquáticos, como o surfe e o stand-up paddle, também são populares nessa estação.

A secretária de Turismo da cidade, Maria Fernanda Galter Reis, indica ainda os eventos programados para o inverno, tais como: O Festival do Camarão, que é já tradicional da cidade e ocorre de 14 a 23 de julho; o Festival do Jazz e Vinhos, de 3 a 6 de agosto; e o Caraguá a Gosto, de 1 de agosto a 10 de setembro.

Lailson Santos/ Sectur Ilhabela

Ilhabela, com suas praias paradisíacas, oferece um cenário perfeito para quem busca tranquilidade. As temperaturas amenas são ideais para explorar a exuberante vegetação nativa em trilhas, como a Trilha do Bonete e a Trilha da Água Branca.

Além disso, durante o inverno, Ilhabela recebe eventos culturais e esportivos. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger, destaca a edição de 50 Anos da Semana de Monotipos, de 14 a 16 de julho, e da tradicional Semana Internacional de Vela, de 22 a 29 de julho e o Festival da Cachaça, de 28 a 30 de julho e de 4 a 6 de agosto. A cidade também se destaca pela temporada de avistamento de cetáceos. Só neste ano, já foram mais de 200 avistamentos nas águas de Ilhabela, segundo o Projeto Baleia à Vista.

São Sebastião, com sua rica história e arquitetura colonial, é uma cidade encantadora para visitar no inverno. O Centro Histórico, com suas ruas de pedra e casarões antigos, é um convite para explorar a cultura local. As praias da região também oferecem a oportunidade de praticar esportes como surfe, mergulho e pesca.

Cachoeira da Pedra Lisa - Boicucanga - Foto: Marcos Bonello

E, além disso, São Sebastião abriga belas cachoeiras, como Pedra Lisa e a Samambaiaçu, ideais para passeios em meio à natureza.

"Procuramos realizar diversos eventos e atividades culturais também durante os meses de baixa temporada em São Sebastião, assim movimentamos e impulsionamos a economia local, além de aquecer o setor turístico da cidade, principalmente nesse período sazonal. Temos variadas ofertas turísticas para os visitantes que preferem viajar fora da alta temporada em busca de tranquilidade. Muitos turistas nos procuram para fazer passeios em busca de avistar baleias e temos empresas capacitadas que proporcionam essa incrível experiência. Já os mais aventureiros costumam vir às praias da Costa Sul para a prática do surfe; além disso, as famílias gostam de curtir as férias escolares com os filhos na cidade, prestigiando eventos como o Festival do Camarão e o tradicional Arraiá Caiçara, considerado o maior arraiá do Litoral Norte e que no ano de 2022 foi um sucesso de vendas”, explica a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Imperdível num roteiro de inverno pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo, Ubatuba, conhecida como a "Capital do Surfe", tem uma atmosfera única durante esse período.

Os dias de sol e céu azul com temperaturas amenas e cenário paradisíaco convidam o turista também ao ecoturismo, como a observação de aves e cetáceos e a prática de esportes como o surfe, que no inverno é de excelente qualidade.

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Sérgio Carvalho, vale a pena ainda aproveitar eventos como: o 28° Festa do Camarão da Almada, de 20 a 23 de julho; a 156° Festa do Divino Espírito Santo, a festa mais antiga da cidade, que vai até 16 de julho; e o 4° O Menor Forró do Mundo, em 15 de julho.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo e acesse maiores detalhes de cada município da região  em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/

É importante sempre consultar um receptivo ou guia local para aproveitar ao máximo as experiências com segurança e respeito ao meio ambiente.

Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral



Postado por
no dia 29/07/2023 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: