×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Pensar no Brejo Paraibano - Caminho do Frio apenas com o Festival do Frio nos meses de junho a agosto, é desconhecer o potencial e encanto dos destinos inseridos neste maravilhoso roteiro.





O forte potencial para o turismo rural, de experiência, aventura, cultural e religioso se encontra nos destinos do Caminho do Frio. Além de vivenciar uma região com clima frio, com bastante natureza e que estão entre 300 a 700 metros acima do nível do mar, inseridos em uma serra, vários outros atrativos e produtos turísticos são encontrados. Podemos afirmar que nos Caminhos do Frio no Brejo Paraibano o Turismo acontece o ano todo.

Hoje muitos destinos da região se encontram integrados, com novas estradas estaduais interligando-os, tornando a viagem mais tranquila e com qualidade. Outras estradas estão sendo construídas e em fase de conclusão, e tem como objetivo diminuir o trajeto entre elas, como é o caso do destino de Alagoa Nova, que terá acesso mais curto e rápido com a nova estrada em fase de construção, provando desta forma a ação do Governo do Estado da Paraíba com a infraestrutura turística. O que foi realizado e está sendo facilita muito a transição do turista entre um destino e outro tornando mais seguro e rápido o trajeto. Com isto, é bem mais fácil criar roteiros turísticos unindo todos os destinos do Caminho do Frio, que o turista poderá visitar através de roteiros turísticos integrando os dez destinos.

A ação do SEBRAE, como sempre e toda a sua dedicação para o fortalecimento do Turismo no país também vem sendo de grande importância para o sucesso do Brejo Paraibano - Caminhos do Frio e demais regiões turísticas da Paraíba. Através do Projeto dos Agentes de Roteiros Turísticos, o SEBRAE tem como objetivo fortalecer os Territórios Turísticos por meio de uma rede de agentes que apoiarão os gestores públicos e privados dentro das iniciativas e projetos vigentes, fomentando a governança e o turismo local. Com a expertise do SEBRAE capacitando a Governança Corporativa no que se refere ao turismo, o Brejo Paraibano tem se tornado a principal referência de Instância de Governança no Nordeste do país. E quando falamos no fortalecimento da Governança afirmamos aqui o surgimento de Associações de Empresários, onde empresas do trade turístico começam a entender o seu papel no turismo e juntas acabam se tornando um braço forte nos destinos e fortalecendo o turismo local e regional.

O nosso correspondente e também Agente de Roteiros Turísticos do SEBRAE, Sidnesio Moura, se surpreendeu com a infraestrutura que integra os destinos do Caminho do Frio e em como os gestores públicos deixaram suas diferencias políticas de lado para pensar no fortalecimento do turismo regional. É um trabalho de conscientização, formação e incentivo, uma convocação para toda a Governança dar as mãos em prol do Turismo. “Em cada encontro que realizei nos destinos sempre terminei com a frase tema do Projeto dos Agentes de Roteiros Turísticos do SEBRAE: Vamos juntos pelo turismo? E é empolgante o entusiasmo de todos em responder: Vamos!”, comenta Sidnesio.

Entrada de Alagoa Grande
Reunião com os empresários de Alagoa Nova

Neste primeiro mês já com possibilidades de criar e fortalecer roteiros integrados, como é o caso da volta do Caminho do Padre Ibiapina, que estará sendo reformulada por partes, e neste primeiro momento será uma eco bike em trilhas, iniciando no portal de entrada de Alagoa Grande e terminando no Santuário da Fé em Solânea. Por ser um roteiro religioso foi necessário conversar com o reitor do Santuário da Fé, porque quando falamos de Turismo Religioso a Igreja precisa estar junto e os agentes devem caminhar junto com ela.

Memorial Jackson do Pandeiro

Como estamos falando de Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, está sendo formatado um roteiro cultural que leve o nome do musicista popular brasileiro. O objetivo do roteiro é passar pelos locais erguidos em homenagem a Jackson do Pandeiro, iniciando pelo pórtico de entrada da cidade (que é um pandeiro gigante), seguindo pelo memorial e demais produtos que levam o seu nome. Há cidades que contarão com roteiros de aventura, ecológico, natureza, mostrando que o Brejo Paraibano vive o turismo o ano todo, com vários atrativos e produtos turísticos disponíveis para o visitante.

Engenho Elite

O Brejo é rico em economia criativa, todos os destinos têm a capacidade de criar, recriar inovando as possibilidades de se fazer turismo. Roteiros como a Rota dos Engenhos, que tem seu ponto forte em Areia, entregará outros destinos como Serraria, Bananeira e Alagoa Grande. Destinos com um forte apelo ao meio de hospedagem Inn House, turismo de aventura e uma rica gastronomia rural que se complementa com as flores comestíveis no cardápio. Encontramos dentro do Brejo a capital da arqueologia em Pilões, onde foram encontradas urnas funerárias dos povos de origem tupi-guarani e aratu, sendo que o destino abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do Estado. Matinhas, que nos próximos dias 13, 14 e 15 de outubro receberá o Festival da Laranja, é considerada a Capital da Laranja e comercializa a fruta para vários estados, além da exportação.

Restaurante Pesque e pague em Alagoa Nova

Este é o Brejo Paraibano, com uma diversidade de possibilidades para o turismo que acontece o ano todo. Uma região que vale a pena receber o investimento de receptivos, agências e operadoras de turismo.



Postado por
no dia 01/10/2023 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: