×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

A Rota é composta por 39 empreendimentos e oferece diversas opções de produtos, serviços e vivências como café com prosa no Assentamento Pastorinhas, imersão sensorial na Cachaçaria Itinerante e oficina de cerâmica com técnicas de modelagem, dentro outras





A cidade mineira de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte abriga muitas belezas naturais, gastronômicas e riquezas culturais que impressionam quem visita a região, seja de carro, moto ou bike. E ela tem muito mais a oferecer em vivências singulares para quem decide conhecer mais a fundo esse lugar cercado por um céu de montanhas que já se tornou uma referência de grande potencialidade turística no país, pois é sede do maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim. Para valorizar essa vocação e fomentar o turismo rural, o Instituto Cultural Vale, em parceria com os produtores locais, lança a Rota “Céu de Montanhas”, com inúmeras vivências singulares na região de Brumadinho.

Mapa Afetivo Rota Céu de Montanhas - Divulgação

A rota “Céu de Montanha” conta com, aproximadamente, 39 empreendimentos, que englobam um grande acervo de atrativos culturais e gastronômicos, formando um leque de vários aromas, texturas e sabores. Ela fica a 40 minutos da capital mineira, e passa pelos distritos de Aranha, Casa Branca, Piedade do Paraopeba e Palhano.  Entre as atrações gastronômicas destacam-se: a Cachaçaria Itinerante, um bistrô de bebidas inusitadas comandado por Marcela Azevedo que oferece imersões sensoriais; a bolaria Sabores do Vale com quitutes únicos preparados por um grupo de produtoras locais e o restaurante fazenda, Rancho do Peixe, que é uma referência na cidade por pratos, como a truta defumada, e por seu ambiente rural e acolhedor.

Vivência no sítio Fotossíntese com produção agroflorestal orgânica - Divulgação
Vivência no sítio Fotossíntese com produção agroflorestal orgânica - Divulgação

Para facilitar o acesso à Rota foi criado um catálogo virtual com informações sobre todas as atividades disponíveis no “Céu de Montanhas”. Essa coletânea que reúne todas as vivências conta com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. O guia digital que pode ser acessado através do link: https://ceudemontanhas.com.br/, foi criado para conectar os turistas às experiências turísticas disponíveis nos mais diversos tipos de empreendimentos da região, como pousadas, restaurantes, artes e artesanato, saúde e bem-estar, dentre outros, e assim, potencializar as oportunidades de negócios dos produtores locais.

Vivência no sítio Fotossíntese com produção agroflorestal orgânica - Divulgação

O Céu de Montanhas oferece uma variedade de vivências como gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música. Entre as opções disponíveis para o turista vivenciar na região estão visitação ao polo ceramista de Brumadinho, para oficina de cerâmica onde será ensinado sobre as técnicas de modelagem; café no Assentamento Pastorinhas com delícias regadas com muita prosa e história de mulheres que trazem em sua bagagem ancestralidade, territorialidade e produtividade e oficina de artes com a artista Lorena Mascarenhas, dentre outras.

Um dos idealizadores da iniciativa, Antônio Carlos Caldeira Ramos, o Tunico, da empresa de eventos Vem pro Ride, que vive e empreende em Casa Branca, destaca que o objetivo é incluir de vez o Céu de Montanhas entre os principais roteiros turísticos de Minas e consolidar Brumadinho como uma referência de turismo rural sustentável no Brasil com vivências que envolvem toda a cadeia turística da região. "Essa iniciativa é mais do que um simples roteiro, é um clube de fortalecimento turístico que abre as portas para uma experiência autêntica e única em Brumadinho. Não se trata apenas de visitar Brumadinho, um dos maiores municípios de Minas Gerais, mas promover a permanência e vivências de ricas experiências da nossa comunidade".

Segundo Tunico, a ideia é que o “Céu de Montanhas” rompa as barreiras do digital e se torne um guia físico como um clube de fidelidade, onde os visitantes consomem na região e recebem pontos, que poderão ser trocados em cortesias e descontos exclusivos para visitar um ou mais empreendimentos que fazem parte do programa. Fruto da colaboração da Comissão de Organização para o Fomento do Turismo de Brumadinho, a rota conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, da Rede Terra e de empreendedores locais. Para obter mais informações sobre a rota, acesse: https://ceudemontanhas.com.br/

 

Algumas vivências do Céu de Montanhas

Preservando as Raízes da Identidade Quilombola na Comunidade Quilombola de Rodrigues

Mercado Cultural Villa Rica Boutique

Oficina de artes - Um momento com a artista Lorena Mascarenhas

Alquimia da terra – Transformando argila em cerâmica

Banho de cerveja na Pousada A Mi Manera

Transformando a Natureza em Colares com artesãs locais

Cachaça, uma imersão sensorial em A Cachaçaria Itinerante

Café no quilombo de Sapé

Piquenique no Coração da Mata com visita ao Santuário das Abelhas

Os cinco sentidos da charcutaria



Postado por
no dia 30/10/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: