×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

A geografia da cidade, entre o mar e as montanhas, favorece desde atividades esportivas e de aventura até contemplativas, como o birdwatching





Foto enviada

credito da foto. Luiz P.H. Alves

Quase todas as experiências da oferta turística de Joinville agregam uma atividade ligada à natureza. As opções vão desde esportes como pesca e ciclismo, práticas de ecoturismo e birdwatching – para quem não sabe, Joinville concentra 485 espécies de aves, quase um quarto do total registado em território brasileiro.

 

Começando pelas atividades esportivas, os praticantes de ciclismo vão encontrar nada menos que oito opções de rotas pelo litoral e interior em meio a cenários exuberantes, além de tours urbanos que passam por pontos turísticos importantes, como a Escola do Teatro Bolshoi, o Instituto Juarez Machado, os museus de Arte e Arqueológico de Sambaqui e, claro, o Memorial da Bicicleta, entre outros.

Passam por esse caminho extensas áreas de mata atlântica, cachoeiras, piscinas naturais, mirantes, estradas cênicas, casas típicas estilo enxaimel, plantações de flores e pontes de madeira. Dá até para combinar os tours com a visita a parques aquáticos, pequenas fábricas de cachaça e sítios de produtos orgânicos e coloniais.

Foto enviada

Credito da foto. Luiz P.H. Alves

Se o objetivo é a prática de ecoturismo, Joinville tem pelo menos seis propriedades capacitadas para oferecer trilhas na mata mapeadas e com acompanhamento de guias e atrações de aventura como tirolesa, arvorismo e escalada.

 

Pista Rancho 28 - Propriedade rural com ótimo ambiente familiar e uma série de atividades de aventura. Trabalham com day use, modalidade sem pernoite, em que o visitante pode passar o dia aproveitando o espaço verde em meio à natureza com rios, lagos e montanhas. As atividades incluem trilhas de moto, para pets ou caminhadas ao ar livre, e a infraestrutura oferece parquinho para crianças, espaço para piqueniques em família, velocross, pista para adultos, crianças e iniciantes, quiosques para locação, churrasqueiras e serviço de bar e lanches. No day use é permitido a entrada com comidas e bebidas.

 

Rancho da Mata – Rodeado de natureza e riachos de águas cristalinas, proporciona vivência e palestras na trilha de mata Atlântica, que abordam assuntos como preservação ambiental, fauna e flora nativas da região e noções de Meliponicultura, o estudo das abelhas sem ferrão, e a produção de Mel. A programação inclui palestras sobre os animais peçonhentos, e atividades de lazer, como passeio de Carretinha com quadriciclo, quadras de futebol e vôlei e parquinho para a diversão dos alunos.

 

Sitio Canela Preta - Com clima serrano abriga o Museu ao Ar Livre da Serraria entre as atrações oferece duas opções de piquenique e opções gastronômicas que vão da culinária alemã à uma iguaria francesa, que é o queijo tipo Boursin. Para os mais aventureiros há trilhas de médio e longo percursos com acompanhamento de guias.

 

Foto enviada

Credito da foto. Luiz P.H. Alves

Sitio do Brema - A família Brummer abriu seu sítio de mais de 100 mil metros quadrados que conta com uma pista de mountain bike de 4 kms entre a mata e a área aberta, além dos seis lagos para pesca esportiva. O sítio é um lugar agradável para caminhar, passear com pets, fazer fotos incríveis. 

 

Vale do Ouro Ecoclub – O lugar certo para contemplar a natureza com lindas cachoeiras e trilhas. O local ainda oferece espaço para piquenique, restaurante e lanchonete aberta na alta temporada de verão nos fins de semana com almoço, porções, chope e caldo de cana. Para quem quer estender a estada oferece aconchegantes chalés à beira da Mata Atlântica.

 

Gutbrau – É uma cervejaria artesanal localizada na área rural de Joinville, e instalada em um parque com uma linda área verde cortada por rios. Tem restaurante, choperia, loja, espaço kids, brinquedos elétricos e oferece área para a prática de arvorismo e tirolesa.

 

Birdwatching

Mas é na observação de aves que a cidade mostra o quanto sua natureza é privilegiada.  A atividade que movimenta nada menos que três milhões de viagens de europeus e americanos por ano ao redor do mundo tem lugar certo na prateleira de atrações turísticas locais. Com fácil acesso e uma infraestrutura aeroportuária e hoteleira eficiente, Joinville tem potencial de sobra para atender a demanda que também no Brasil está em franco crescimento.

 

Com esse objetivo, uma série de iniciativas estão sendo encampadas em conjunto pelo governo do município e a iniciativa privada. Os projetos incluem programas de educação ambiental que visam desenvolver o interesse da sociedade pelo tema; e de fomento à criação de áreas privadas voltadas a observação de aves, com a meta prioritária de conservar a natureza e o meio ambiente e transformar Joinville em um polo de observação de aves com projeção internacional.

 

O município já entrou na fase de cadastramento de guias e vai oferecer um curso para criação de áreas de recepção em propriedades rurais capacitadas para receber observadores. Há pelo menos sete localidades mapeadas.

 

Estrada Serrinha - Zona rural de Joinville com uma combinação de área de mata de encosta bastante preservadas e plantações, principalmente de arroz

 

Estrada do Rio do Julio – ‘’ Liga Joinville a municípios vizinhos por dentro da uma extensa área de preservação de Mata Atlântica com altitudes próximas a 700m acima do nível do mar

 

Estrada Arataca – Área parcialmente preservada de Mata Atlântica e plantações

 

JPNM da Caieira - Unidade de conservação municipal à beira da Lagoa do Saguaçú. Combina vegetação de Mata Atlântica, mangues e charcos

Estrada Duas Mamas – Liga Joinville a municípios vizinhos por dentro de uma extensa área de preservação de Mata Atlântica e plantações

 

ETE Jarivatuba - Sequência de lagos artificiais utilizados no passado para tratamento de efluentes, que se tornou um paraíso para aves após sua inativação

 

Morro do Boa Vista - Área pública de relevante interesse ecológico localizada no centro de Joinville e com excelente estrutura de acesso e segurança.

 

Para saber mais sobre birdwatching:

https://www.visitejoinville.com.br/birdwatching

https://ebird.org/home

https://www.wikiaves.com.br/



Postado por
no dia 13/03/2024 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: