×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

O Energy Observer, o primeiro barco movido a hidrogênio e autossuficiente com emissões zero, fez sua primeira prada na cidade de Paris, onde ele foi batizado na presença de autoridades importantes como Anne Hidalgo, prefeita de Paris; Nicolas Hulot, Minis





O Energy Observer, o primeiro barco movido a hidrogênio e autossuficiente com emissões zero, fez sua primeira prada na cidade de Paris, onde ele foi batizado na presença de autoridades importantes como Anne Hidalgo, prefeita de Paris; Nicolas Hulot, Ministro da Transição Ecológica, defensor e promotor do navio; Florence Lambert, diretor do CEA-Liten e patrocinador do navio; e Bertrand Piccard, Presidente da Fundação Impulse Solar. Energy Observer ficará na capital francesa até 15 de julho de 2017 e depois, seguirá rumo a uma expedição mundial de seis anos.

O Energy Observer é um barco movido a hidrogênio com emissão zero.
Energy Observer é um barco movido a hidrogênio com emissão zero.

Depois de deixar o porto de Saint-Malo na França em 26 de junho de 2017, o Energy Observer foi para Paris, onde permaneceu de 4 a 16 de julho, antes de partir em uma odisseia mundial de seis anos. O passeio abrange 101 portos de escala em 50 países e tem como objetivo demonstrar que é possível um futuro mais limpo, tanto para a humanidade quanto para o ambiente.

O primeiro navio de hidrogênio no mundo

Depois de um longo período em mar aberto sob uma variedade de nomes, o catamarã, abastecido por energia renovável e hidrogênio é um verdadeiro pioneiro nas energias do futuro. O "Energy Observer é um barco de corrida lendário, que foi redesenhado como um navio do futuro", afirma Victorien Erussard, capitão e presidente do Energy Observer. "O hidrogênio, a mais recente energia limpa, está no coração de nosso projeto. O navio é capaz de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, da água do mar, usando um sistema integrado que permite a utilização de várias fontes de energia renovaveis, sem afetar o meio ambiente. O objetivo é conseguir a autossuficiência energética", acrescenta. "Esperamos contribuir promovendo essa transição energética e inspirando empresas, autoridades locais, governos e indivíduos. Um futuro mais limpo é possível graças às inovações tecnológicas e, em particular, ao sistema energético projetado pelo CEA-Liten".

Florence Lambert, diretora da CEA-Liten, um instituto especializado em pesquisa de tecnologias de energia renovável e nanociência, diz: "estamos caminhando para uma verdadeira revolução na área de energia. Este navio atuará como um acelerador para o progresso em tecnologia e pesquisa para aplicações na indústria. Sem dúvida, o Energy Observer é um laboratório de pesquisa vivo e flutuante, que nos permitirá testar tecnologias projetadas pelo CEA-Liten em ambientes marinhos, além de desenvolver soluções para combater as mudanças climáticas e, em longo prazo, tornar-se um canal para empregos focados em sustentabilidade".

Um dia moderno em Calypso

Durante toda a odisseia, Energy Observer alcançou homens e mulheres comprometidos com um futuro mais verde. Também desempenhou um papel importante nos meios de comunicação como o tema de um documentário que visa inspirar e liderar a transição para estilos de vida mais verdes. "Este projeto é uma maneira de passar da observação para a ação e recuperar a tradição de exploração abordando-a de uma forma completamente diferente. Hoje, estamos nos esforçando para pavimentar o caminho para um futuro mais limpo, e gostaríamos de compartilhar nossas soluções com o maior número possível de pessoas por meio de documentários, conteúdos online, mídias sociais e aldeias onde vamos parar durante a viagem. Nosso objetivo é descobrir soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente e reunir todos aqueles capazes de fazer uma contribuição," explica Jérôme Delafosse,Expedition Leader do Energy Observer e documentarista.

Cerimônia de nomeação na ensolarada Paris

O Energy Observer foi batizado em Paris na presença de Victorien Erussard, Anne Hidalgo, Nicolás Hulot, Jérôme Delafosse, outros parceiros do projeto e Bertrand Piccard, Presidente da Solar Impulse Foundation, que aproveitou a oportunidade para oferecer para Erussard a bússola magnética, que o guiou durante sua própria viagem ao redor do mundo. “O Energy Observer, como Solar Impulse, usa a exploração como meio de melhorar a qualidade de vida. Precisamos conscientizar as pessoas a respeito do futuro, mostrando-lhes as soluções e não as desvantagens. Esta bússola estabeleceu o meu curso e agora é uma testetemunha da fé que tenho neste projeto", ressalta Piccard.

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, afirma que ficou encantada ao conhecer o barco em sua primeira parada: "Paris é uma cidade que canaliza a inovação e o desejo de inventar o futuro usando soluções sustentáveis. Não estamos condenados a pensar que amanhã deve ser pior do que ontem. Estou convencida de que amanhã será melhor, pois haverá mais respeito pelo planeta e pelos seres humanos”.

Nicolas Hulot conclui: "o que eu realmente gosto do projeto é que conseguimos conciliar o meio ambiente, a tecnologia e a economia. Estamos finalmente avançando para o futuro. Mas, acima de tudo, o Energy Observer visa conquistar o ceticismo, por isso decidi apoiar o projeto. Precisamos acreditar no futuro, porque a revolução energética já está em andamento"

​Fonte: Assessoria de Imprensa​



Postado por
no dia 08/08/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: