×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Leonor Espinosa, chef-proprietária do restaurante Leo em Bogotá, desenvolveu uma culinária  baseada em produtos locais e sabores colombianos tradicionais







Leonor Espinosa, do restaurante Leo, de Bogotá, recebe o prêmio Latin America’s Best Female Chef 2017

Leonor Espinosa, chef-proprietária do restaurante Leo em Bogotá, desenvolveu uma culinária  baseada em produtos locais e sabores colombianos tradicionais

Espinosa sempre busca fazer da gastronomia uma ferramenta em prol do desenvolvimento socioeconômico nas comunidades colombianas

É com orgulho que o Latin America’s 50 Best Restaurants concede o Latin America’s Best Female Chef Award 2017 à chef Leonor Espinosa. O prêmio oficial será entregue durante a cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants, que acontece no dia 24 de outubro em Bogotá, na Colômbia, e conta com o patrocínio da S.Pellegrino & Acqua Panna.

Leonor Espinosa, chef-proprietária do restaurante Leo, em Bogotá, na Colômbia, criou o "ciclo-bioma", uma proposta culinária baseada na pesquisa de espécies colombianas próprias para  consumo alimentar e acompanhamento de pratos. Isso resultou em um menu que apresenta ingredientes nativos de vários ecossistemas, como a montanha, o mar, o deserto e a floresta tropical, além do rico patrimônio cultural da Colômbia e de seus povos indígenas,  que alimentam o trabalho de Espinosa. Ela também opera um segundo restaurante em Bogotá, mais casual, mas altamente popular, chamado Misia.

"Estamos animados com a escolha de Leonor para receber este prestigiado título, especialmente no primeiro ano em que o Latin America’s 50 Best Restaurants é hospedado na Colômbia. O prêmio reflete a paixão e o compromisso de Leonor, a constante qualidade de seus restaurantes e o impacto e influência que ela teve na Colômbia e na América Latina como um todo", disse William Drew, editor-chefe do Latin America’s 50 Best Restaurants.

"Estou muito honrada em receber este prêmio e entrar para um grupo muito especial de chefs mulheres", disse Espinosa. "Este prêmio é relevante porque reconhece a importância e o valor dos ingredientes provenientes da biodiversidade, que podem ser utilizados na culinária e nas tradições colombianas. O Latin America’s 50 Best Restaurants é, sem dúvida, uma força motriz para a divulgação da região e de suas culturas ao redor do mundo.”



Economista e artista formada, Espinosa fez seu nome com base na fusão de cozinha colombiana moderna e tradicional em seu restaurante Leo, que inaugurou na capital colombiana em 2005. Mais de uma década depois, o restaurante é amplamente considerado um dos melhores da América Latina, e foi nomeado no ano passado como o melhor restaurante da Colômbia pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. Em conjunto com sua filha, Laura, que atua como head sommelier da casa, Espinosa utiliza seu estilo notadamente criativo para criar experiências gastronômicas únicas.

Espinosa, uma das chefs mais célebres da Colômbia e uma figura-chave no renascimento culinário do país, tem incentivado e promovido o valor da biodiversidade e aspectos sociais do país na gastronomia ao longo de sua carreira. Ela recebeu o Basque Culinary World Prize 2017, um reconhecimento global de chefs cujos projetos melhoraram as condições sociais, concedido pelo governo basco.

or meio de sua Fundação Funleo, Espinosa retomou o conhecimento ancestral e as técnicas dos indígenas e afro-colombianos. Ela apoia o desenvolvimento rural com base na soberania alimentar e promove rotas de mercado para pequenos produtores, bem como espaços para educação, nutrição, empresas e turismo.



Além disso, durante sua carreira, Espinosa ajudou a desenvolver o apoio ao estabelecimento de um Centro Integral de Gastronomia no Golfo de Tribugá como uma estrutura alternativa para as pessoas afetadas ou envolvidas no tráfico de drogas e fez campanha para aumentar a conscientização sobre as riquezas culinárias da Colômbia. O trabalho de Espinosa incentivou as comunidades a transformarem seu patrimônio cultural em uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 13/09/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: