×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Cidade de maior qualidade de vida no mundo, capital austríaca do pepino, maior habitação social da Europa: destaques e superlativos de Viena







Cidade de maior qualidade de vida no mundo, capital austríaca do pepino, maior habitação social da Europa: destaques e superlativos de Viena



Wien Panorama mit Kuppel des Naturhistorischen Museums - © WienTourismus/ Christian Stemper

Cidade de maior qualidade de vida no mundo
Um recorde recordista: em 2017, Viena foi eleita pela oitava vez consecutiva a cidade com maior qualidade de vida do mundo. Um estudo da empresa de consultoria internacional Mercer compara ao longo de todo o ano a qualidade de vida em 230 metrópoles do mundo. Em 2017, o estudo mais uma vez conferiu a Viena o melhor título de todos. Entre os critérios de avaliação, estão o clima político, social e econômico, os serviços de saúde, as possibilidades de formação educacional, bem como a infra-estrutura e as ofertas culturais e de lazer.
www.mercer.com



Weingarten -© WienTourismus/ Lois Lammerhuber

Única metrópole do mundo com produção significativa de vinho
Viena é a única metrópole do mundo a ter uma produção de vinho significativa dentro de seu território. Fatos sobre o vinho de Viena: são 146 negócios de viticultura, 637 hectares de vinhas - 24% das quais são orgânicas -, 3,35 milhões de litros produzidos anualmente - dos quais 80% são de vinho branco e 20%, de vinho tinto.
www.wienerwein.at



Wien: Christian Gattringer, Gurkenernte - © LGV/ Kurt Kracher

Capital do pepino
Cerca de 60% dos pepinos produzidos na Áustria provêm de Viena. Em 2014, foram colhidas 45.500 toneladas do vegetal dentro dos limites do município - um ótimo exemplo para a agricultura urbana. 25% do território da cidade de Viena são aproveitados na agricultura, na cultura de frutas, verduras e trigo, bem como na produção de vinho - tudo completamente livre de transgênicos.



Festival Donauinselfest - © WienTourismus / Karl Thomas

Maior festival open air gratuito da Europa
Espaço paradisíaco para passar o tempo livre em Viena, todo final de junho a ilha Donauinsel se torna uma imensa pista de dança. Na Donauinselfest, o maior festival ao ar livre gratuito da Europa, você pode ouvir shows de todos os gêneros ao longo dos onze palcos paralelos. Além disso, também há programação de comédia política, esporte e espetáculos infantis. Todos os anos, são contabilizados cerca de três milhões de visitantes. Para quem se interessa em boa comida, o evento também conta com inúmeros estandes de gastronomia.
www. donauinselfest.at




Mercado Brunnenmarkt - © MA59 Marktamt

Maior mercado de rua da Europa
Acessível, colorido e multicultural: o  , no 16° distrito, é o maior mercado de rua da Europa. Mais de 160 estandes enchem a rua Brunnengasse, fechada para carros, da altura da rua Thaliastrasse até a praça Yppenplatz. O mercado Brunnenmarkt fica aberto todos os dias, da manhã até a noite, exceto nos domingos. À noite, os estandes continuam lá - vazios, naturalmente.




Waffles da Manner - © Bernhard Noll

Maior forno de waffle no mundo
Cinco camadas de waffle fininho, recheadas com quatro camadas do mais delicado creme de cacau e avelã: os waffles da Manner e sua embalagem rosa, com um desenho da Catedral de Santo Estevão, são um clássico de Viena, produzidos pela primeira vez em 1898. No lugar onde tudo começou, no 17° distrito, se encontra o maior forno de waffle do mundo, com uma produção de 200.000 embalagens por turno. O ar quente emitido no processo é reaproveitado de maneira sustentável para gerar água quente e calefação na fábrica e na vizinhança.
Loja Manner-Shop, praça Stephansplatz, 7, rua Rotenturmstrasse, 1010, Wien, www.manner.com




© Österreichische Nationalbibliothek

Único museu de globos do mundo
O museu dos globos da Biblioteca Nacional Austríaca é o único de seu tipo no mundo. No belo palácio Mollard, próximo ao palácio Hofburg, são exibidos 240 globos terrestres e celestes, globos lunares e de diferentes planetas, bem como instrumentos em formato de globo. A alta qualidade artística e artesanal dos itens é fascinante. Os destaques ficam por conta do globo mais antigo localizado na Áustria, que data de 1536, e de um globo terrestre com um diâmetro de 118 centímetros.
Globenmuseum, Palácio Mollard, rua Herrengasse, 9, 1010, Wien, www.onb.ac.at




© Erwin Perzy

Único museu de globos de neve da Europa
Silenciosamente, a neve cai sobre a Catedral de Santo Estevão e a roda gigante: na fábrica de globos de neve Schneekugelmanufaktur, no 17° distrito, são produzidas as famosas lembracinhas. O proprietário da fábrica, Erwin Perzy III, neto do inventor dos globos de neve, trabalha sempre com novas ideias. Ao lado da fábrica, no museu Schneekugelmuseum, você pode se impressionar (e também comprar) uma vasta seleção desses globos:
Fábrica original Schneekugelmanufaktur e Schneekugelmuseum, rua Schumanngasse, 87, 1170, Wien, www.viennasnowglobe.at




© Daniel Zupanc

Zoológico mais antigo do mundo
O zoológico Tiergarten Schönbrunn é o zoológico mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Foi fundado pelo Imperador Francisco I Stephan von Lothringen, consorte de Maria Theresia, e faz parte do complexo Schönbrunn, proclamado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Com sua ménagerie barroca, o Tiergarten preserva seu passado interessante, mas hoje é considerado um dos zoológicos mais modernos do mundo. Centenas de espécies, parte delas em extinção, encontram no museu um lar e um espaço para sobrevivência - dos tamanduás às zebras.
Zoológico Tiergarten Schönbrunn, parque Schönbrunner Schlosspark, 1130, Wien, www.zoovienna.at




© WienTourismus/ Nanja Antonczyk

Maior administradora de habitações sociais da Europa
O empreendimento conjunto da Prefeitura de Viena com a Wiener Wohnen administra, reforma e comercializa as moradias sociais municipais. Essa parceria engloba 220.000 casas e apartamentos, 5.400 estabelecimentos comerciais e 47.000 garagens e depósitos. Com isso, a Wiener Wohnen é a maior administradora de habitações sociais da Europa. A construção de moradias sociais tem uma longa tradição em Viena e está intimamente ligada à história da cidade e de seus moradores. Um em cada quatro vienenses mora em uma habitação social.




© Baudevelopment GmbH und Rüdiger Lainer u Partner Architekten ZT GmbH_Feb 2016

Maior edifício de madeira do mundo
No condomínio Seestadt Aspern, no 22° distrito, região de grande desenvolvimento urbano, será inaugurado em 2018 o maior edifício de madeira do mundo (até o momento). Com 84 metros de altura e 24 andares construídos de maneira ecológica e sustentável, o HoHo Wien deve receber restaurantes, espaços de saúde, beleza, bem-estar e negócios, hotéis e apartamentos.
HoHo Wien, Seestadt Aspern, 1220, Wien, www.hoho-wien.at




© NHM Wien, Kurt Kracher

Maior exposição de meteoritos do mundo
O Museu de História Natural de Viena, na rua Ringstrasse, abriga a maior exposição de meteoritos do mundo. A sala 5 conta com 1100 meteoritos. O maior item da exposição é o meteorito Knyahinya, de quase 300 kg de massa, nomeado em homenagem à localidade da região dos Cárpatos próxima ao ponto onde caiu em 1866. A mostra também oferece várias estações interativas e animações, bem como todo tipo de informação relevante sobre meteoritos e novos resultados de pesquisa dessa área temática.
Museu de História Natural, praça Maria-Theresien-Platz, 1010, Wien, www.nhm-wien.ac.at




© WienTourismus/ Christian Stemper 

Universidade mais antiga dos países de língua alemã
A Universidade de Viena (Alma Mater Rudolphina Vindobonensis) foi fundada em 1365 em Viena e é a universidade mais antiga no atual âmbito de língua alemã. 9.500 colaboradores, incluindo 6.600 pesquisadores, trabalham em suas 19 faculdades e centros. Com 174 cursos regulares, a universidade tem a oferta de estudos mais diversificada do país. Atualmente, estão inscritos na instituição 94.000 estudantes nacionais e internacionais.
Universidade de Viena, www.univie.ac.at




© Vienna Symphonic Library

Maior banco de dados de sample do mundo
A Vienna Symphonic Library GmbH é uma empresa voltada à pesquisa com sede em Viena, especializada no desenvolvimento de softwares de música e de bibliotecas de sample. Desde a sua fundação, em 2000, a empresa já gravou e publicou mais de três milhões de samples – entre eles, vários sons de instrumentos da Orquestra Sinfônica, como o coral, mas também instrumentos que não se costuma encontrar em ambientes de orquestra (tais como violões, saxofones e instrumentos exóticos de percussão). Com uma quantidade de dados que supera a cifra de um terabyte, este é o mais extenso banco de dados de sample já produzido por uma única empresa.
Vienna Symphonic Library, rua Engelshofengasse, 2, 1230 Wien, www.vsl.co.at


Fonte: Turismo de Viena

Postado por
no dia 14/11/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: