×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

O antigo edifício onde funcionou o São Paulo Othon Palace por mais de 50 anos é, a partir de hoje, a sede da Secretaria Municipal da Fazenda






SP Othon Palace

O antigo edifício onde funcionou o São Paulo Othon Palace por mais de 50 anos é, a partir de hoje, a sede da Secretaria Municipal da Fazenda

A Rede de Hotéis Othon foi homenageada no dia (26/2) pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. No Edifício Othon, localizado na esquina da Praça do Patriarca com rua Líbero Badaró, região central, onde funcionou, de 1954 a 2008 o São Paulo Othon Palace, foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda, com a presença do prefeito João Dória, do secretário da Fazenda, Caio Megale, e de outras autoridades. Pela Othon, prestigiaram o evento, Martha Bezerra de Mello, neta do fundador (Othon Lynch Bezerra de Mello); e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing de Hotéis Othon. Também foi inaugurada a exposição "Othon: Um Olhar Através da História", com fotos e documentos do edifício e da secretaria.


Martha Bezerra de Mello, neta do fundador da Rede Othon, com o Prefeito de Sâo Paulo, João Dória, e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing de Hotéis Othon

Na oportunidade, o prefeito João Dória ressaltou a importância do São Paulo Othon Palace. "Foi o melhor hotel de São Paulo e chegou a ser um dos 300 melhores do mundo. No último andar funcionava o Chalet Suisse, que foi considerado o melhor restaurante de cozinha francesa do Brasil. Eu mesmo cheguei a frequentá-lo, com meu pai. Reis, príncipes, chefes de estado e figuras importantes que visitavam São Paulo nas décadas de 1940 e 1950 e até o início da década de 1960 se hospedaram aqui. É uma história muito importante e, com obra cuidadosamente planejada, sua tradição, sua beleza e sua arquitetura - representativa da cidade no passado - estão sendo resgatadas pela Prefeitura de São Paulo".


Martha Bezerra de Mello, neta do fundador da Rede Othon, e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing de Hotéis Othon

Martha Bezerra de Mello afirmou estar muito orgulhosa com a homenagem, mas não só ela. "Tanto nós da família, como os nossos colaboradores, ficamos extremamente lisonjeados quando a Prefeitura manifestou interesse em transformar o prédio na nova sede da Secretaria da Fazenda. O resultado da obra e sua destinação não poderiam ser melhores! Devolveram ao edifico o brilho de seu passado e resgataram a memória do meu avô, um dos grandes empreendedores do nosso país".

Para Bruno Heleno, trata-se de um momento especial de reconhecimento de todo trabalho da Othon, "uma rede pioneira, que hoje consolidada como uma das principais administradoras de hotel do País continua olhando para o futuro. São 4 hotéis no Estado de São Paulo. Além do The Time Othon Suítes, na capital, estamos em São Carlos, Araraquara e Matão. E continuamos em negociações, ainda que embrionárias, para novas unidades em solo paulista".

A Rede Othon

Othon Lynch Bezerra de Mello nasceu em 1880 na cidade pernambucana de Limoeiro. Visionário, abriu a sua primeira loja há 113 anos, e ao longo de sua vida ergueu um império. Além de vender e fabricar tecidos, também se dedicou a usinas de açúcar, produção de energia, agropecuária, seguros, e sempre esteve atento aos problemas do Brasil.

Em 1917, viu a necessidade de hospedar os compradores que vinham adquirir os seus tecidos, e fundou em cima da sua loja, o Recife Hotel. Esta foi a semente para, mais tarde, a criação da Rede de Hotéis Othon.

A ousadia e o pioneirismo sempre foram fatores predominantes da rede, que nasceu com o nome de Cia. Brasileira de Novos Hotéis e teve no Hotel Aeroporto Othon seu primeiro empreendimento hoteleiro, inaugurado em 1944, no centro do Rio de Janeiro, então Capital da República. O sucesso deste empreendimento fez com que outras unidades fossem instaladas em importantes centros urbanos do País.


Suíte Presidencial

Em 1954, São Paulo comemorava o seu 4º centenário e a rede hoteleira, já comandada pelos filhos do fundador, continuou sua expansão, com a inauguração do Othon Palace, no centro da capital paulista. Para dar corpo ao projeto, foi contratado o arquiteto Philipp Lohbauer, que projetou os 25 andares com suas 260 suítes, tornando-o um marco arquitetônico. A decoração foi vista nos mínimos detalhes, e logo, o hotel se transformou em destino certo de grandes personalidades. Em 1961, hospedou o astronauta soviético Yuri Gagarin, que 4 meses antes havia entrado para a história como o 1º homem a viajar pelo espaço. Sete anos depois, outra hóspede importante chegava ao São Paulo Othon Palace: a Rainha Elisabeth II.

Mas a grande expansão da rede aconteceu no Rio de Janeiro, paralelamente ao crescimento do bairro de Copacabana, antevendo o potencial turístico que mais tarde a tornaria uma das praias mais famosas do mundo.

Entre 1975 e 1978, a rede começa a expansão na linha dos grandes "cinco estrelas", duplicando a sua oferta de apartamentos. São desta fase os hotéis Rio Othon Palace, Bahia Othon Palace e Belo Horizonte Othon Palace. Nos anos 80, a Othon passou a administrar hotéis de terceiros, na forma de arrendamentos e nos anos 90, aproveitando o know-how de mais de 50 anos em serviços de hotelaria, a administrar hotéis no sistema de "management".

Atualmente a Rede Othon opera 12 unidades no Brasil nos estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Macaé), São Paulo (São Paulo, Araraquara, São Carlos e Matão), Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza) e Rio Grande do Norte (Natal).



A Exposição

"Othon: Um Olhar Através da História" tem como curadoras Ana Karina Machado e Júlia Aranã e será permanente, divulgando ao público usuário da secretaria a história do Edifício Othon, até hoje um importante marco da Cidade de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 27/02/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: