×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Nesta semana a BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do mundo, chega ao quarto ano de operação no Brasil comemorando bons resultados





Plataforma de caronas registra mais de 8 milhões de viajantes no país desde o início do ano.

Além da expectativa de dobrar o número em 2020, empresa negocia parceria com empresas de ônibus para expandir o negócio além da intermediação de caronas

BlaBlaCar carona

Depois de atingir a marca de 5 milhões de usuários cadastrados, a empresa, que nasceu na França e hoje está presente em 22 países, registra 30 milhões de assentos oferecidos por seus motoristas desde que chegou ao país e 8 milhões de viajantes só em 2019. A meta para o próximo ano é ousada: dobrar o número de caronas, aumentar ainda mais a presença em cidades do interior do país e integrar passagens de ônibus à plataforma em parceria com empresas do setor.

Com atuação em 2.700 cidades brasileiras, - cerca de metade do total de municípios -, a plataforma tem no estado de São Paulo o trajeto com o maior número de viagens, da capital até Campinas. A economia gerada nessa rota em 2019 é suficiente para encher cerca de 12.600 tanques de combustível de um carro popular ou pagar aproximadamente 145 mil pedágios no trecho. Só no estado de São Paulo houve um aumento de 162% no número de caronas em comparação com o mesmo período de 2018.

Atualmente o Brasil é o mercado com crescimento mais rápido da plataforma e o terceiro maior no mundo em termos de volume de viagens. "Quase 60% dos nossos usuários dizem ver amigos e família com mais frequência devido às economias proporcionadas pelas caronas. Em 2020, com uma expansão para cidades cada vez menores - onde as opções de transporte são limitadas - queremos que mais brasileiros fora dos grandes centros possam visitar mais a quem amam”, comenta Ricardo Leite, diretor geral da empresa no Brasil.

“O cenário brasileiro é propício para a expansão das viagens compartilhadas. Além da projeção de dobrar a quantidade de caronas em 2020, em breve traremos parcerias com empresas de ônibus para levar à população mais opções de transportes intermunicipais integrados na plataforma”, comentou o CFO global da BlaBlaCar, Julien Lafouge, em visita ao Brasil para reuniões com parceiros.

Caronas seguem tendência global de economia compartilhada

Além de possibilitar viagens mais econômicas e promover encontros, as caronas também contribuem com o meio ambiente. É lógico e comprovado matematicamente. No início deste ano foi divulgada uma pesquisa realizada em colaboração com o instituto francês Le BIPE, batizada de Zero Empty Seats. O estudo mostra que no ano passado 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera – quantidade equivalente ao volume de CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730.000 campos de futebol – graças à eficiência proporcionada pelas caronas compartilhadas.

No Brasil, o número médio de ocupação nos carros é de 1,9. Já com o uso da plataforma, esse número aumenta para 3,9 viajantes por carro. Ou seja, menos carros na rua e menos poluição.

“A tendência global de crescimento da economia compartilhada como forma sustentável de otimizar recursos é evidente nos grandes centros, principalmente em países desenvolvidos. Com a expansão das caronas compartilhadas no Brasil, a eficiência do transporte rodoviário cresce exponencialmente, bem como os inúmeros efeitos positivos para o meio ambiente, para as finanças pessoais e, por consequência, para toda a sociedade”, completa Leite.

Confira abaixo outros dados da BlaBlaCar:

Cidades com o maior número de caronas:

1. São Paulo
2. Rio de Janeiro
3. Porto Alegre
4. Florianópolis
5. Curitiba



Números SP

Estado SP: 3 milhões caronas oferecidas no último trimestre (130% de crescimento ano a ano).

Partindo de SP capital: 740 mil de caronas oferecidas no último trimestre (180% em comparação ao mesmo período 2018)

Partindo de SP capital: 1.9 milhão de caronas oferecidas na cidade de São Paulo em 2019 (crescimento de 80% ano a ano)


Perfil do usuário - média nacional:

Passageiros: menor que 35 anos - 62% / maior que 35 anos - 38%

Motoristas: menor que 35 - 40% / maior que 35 anos 60%


Perfil usuário - SP:

Passageiros: 73% tem menos de 35 anos

Motoristas: 57% são menores do que 35 anos (os usuários da cidade são mais jovens do a média nacional) . 1 em cada 5 motoristas da cidade é mulher.


O Principais eixos a partir de São Paulo são:

São Paulo<>Campinas

São Paulo<>São José dos Campos

São Paulo<>Taubaté

São Paulo<>Caraguatatuba

São Paulo<>Sorocaba



N° de cidades por estado com atuação da BlaBlaCar

SP - 514 cidades
MG - 484 cidades
RJ - 92 cidades
ES - 56 cidades


Mais em: https://www.blablacar.com.br

Postado por
no dia 06/12/2019 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: