×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

O CONECTA ILHABELA deveria ter acontecido entre 18 e 20 de março, mas teve que ser adiado por conta da pandemia de COVID-19.





Artesanato em Ilhabela, São Paulo

Artesanato em Ilhabela, São Paulo


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, em parceria com o professor Agliberto Chagas, já vinha trabalhando, desde 2019, na criação do Fórum de Economia Criativa, unindo profissionais e interessados no fomento desse segmento no município.

A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano e consegue estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade.

Pensando no potencial que Ilhabela tem para criar e formar pessoas nesses segmentos, primeiramente foi desenhado um evento-hub, que lançaria a cidade no mapa da economia criativa e lançaria para a cidade a nova proposta.

No entanto, a união de tantas mentes criativas em um objetivo coletivo fez nascer ações que estão ajudando a cidade a se organizar durante a calamidade e, também, a se programar para a retomada.

Diariamente, estão sendo construídas soluções que visam melhorar a vida da população e o crescimento desse setor.

Dentro desse cenário, é possível destacar algumas ações já tomadas e outras planejadas:

Balsa Digital

Uma ferramenta na qual os usuários podem fazer seus pedidos de autorização para a travessia entre Ilhabela e São Sebastião pelo computador ou celular e com antecedência. Foi doado para a cidade por um grupo de 5 criativos, que o disponibilizou para outras cidades com até 50 mil habitantes. Ele auxilia cidades com necessidade de limitar o fluxo de entrada e saída de pessoas.

Programa do Trabalhador

Para cumprir a lei de amparo econômico aos trabalhadores, o desafio era cadastrá-los, localizá-los e triá-los de forma rápida, eficiente e dentro dos princípios da gestão pública. Uma equipe de criativos criou o programa e protocolos que auxilia os servidores nessa tarefa. De quebra, ao descrever o núcleo familiar para obter o benefício, o programa ainda faz o mapeamento dos cidadãos em grupo de risco.

Ilhabela em Casa

Um portal para os moradores de Ilhabela terem informações e conteúdo relevante sobre a vida socioeconômica da cidade como cursos, linhas de crédito, notícias e entretenimento durante o período de quarentena.

Mais em: www.ilhabelaemcasa.com.br

EducaIlha

A plataforma Educailha é uma ferramenta online que a Secretaria de Educação, em parceria com a Futura Produções, uma empresa estabelecida na cidade, na área de tecnologia, preparou para os alunos da rede municipal de ensino. A plataforma disponibiliza vídeos produzidos por educadores aos alunos da rede, que mesmo em isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19), podem ter acesso a conteúdo educativos. O intuito é oferecer aos estudantes vídeos com temáticas diversas, até quando durar o período de quarentena.

Mais em: educailhaflix.com.br

Visit Ilhabela

Visitilhabela.com é uma plataforma de venda de pacotes turísticos onde o turista pode reservar uma experiência completa em Ilhabela, com transfer, hospedagem, passeios e refeições. O programa tem como objetivo focar em venda futuras injetando imediatamente dinheiro na economia.

Mais em: www.visitilhabela.com

Músicos de Ilhabela

O objetivo deste site é criar um meio de apoio para os músicos de Ilhabela, que não podem trabalhar em eventos e shows na cidade devido a quarentena imposta pelos esforços da comunidade contra a avanço do coronavirus, COVID-19. Pretende-se estabelecer um canal por meio do qual os músicos possam receber apoio do público e patrocinadores para continuarem o seu trabalho por meio de lives sem sair de casa.

Mais em: www.musicosdeilhabela.com.br

Ilhabela reforça importância da Economia Criativa durante pandemia de Covid-19

Amo Ilhabela

Iniciativa de um empreendedor de turismo, o portal promove a venda de artesanado da cidade.

Mais em: www.amoilhabela.com.br



Ilhabela delivery

Um portal criado para reunir os melhores deliverys de Ilhabela no estilo I food com o objetivo de melhoras a oferta de serviços de entrega no período de coronavírus. O usuário pode fazer o pagamento pelo próprio site.

Mais em: www.ilhabeladelivery.com.br

Tudo em Ilhabela

Aplicativo que além de reunir produtos e serviços também tem câmeras espalhadas pela cidade com imagens em tempo real.

Mais em: www.tudoemilhabela.com.br

Retomada

No plano de retomada econômica, Ilhabela projeta investir em formação específica para trabalho remoto, disponibilizando um local adequado para educação, startups e coworking, além de uma parceria inédita com a Elektro para implantar um tipo Fab Lab (projeto Oca).

Com o projeto de mobilidade e a atualização do plano gestor de turismo em andamento, também vai investir mais em inteligência para a gestão da cidade, para melhorar a qualidade de vida de todos.

Ilhabela mantém número de casos confirmados

A cidade, no período 10 a 17 de abril, não apresentou crescimento do número de casos confirmados de coronavírus, mantendo-se com 3 no total. Dados confirmam que a restrição na balsa, decretada desde 20 de março, tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município.

Postado por
no dia 07/05/2020 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: