×
DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV NEWS BY PR NEWSWIRE ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS SERVIÇOS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Com foco no momento de reabertura, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes apresenta orientações para adequar funcionamento dos estabelecimentos e dar segurança às equipes e clientes





Cartilha Abrasel rj

(Abrasel RJ divulga cartilha com orientações para reabertura de bares e restaurantes após crise do Covid-19)

A futura e gradual retomada para bares e restaurantes exigirá uma série de cuidados. Em todo o Brasil, empresários do setor gastronômico preparam seus estabelecimentos para quando sua reabertura for autorizada. Pensando neste momento, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações, seguindo orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). As informações vão desde a organização espacial dos estabelecimentos à maneira de realizar os pagamentos. O material gratuito está disponível no site da entidade.

Cartilha Abrasel rj

Para o presidente da Abrasel RJ, Pedro Hermeto, a cartilha soma esforços ao que já é feito no dia a dia dos bares e restaurantes. "O setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) é um dos rígidos em suas rotinas de higienização de alimentos e ambientes para evitar contaminações. Mas em tempos de pandemia, novos procedimentos estão sendo realizados. Tudo pela segurança e conforto dos profissionais e clientes, evitando a disseminação da COVID-19", destaca.

Cartilha Abrasel rj

O documento gratuito pode ser baixado e reúne dezenas de dicas sobre orientações para a equipe, para os clientes e adequações das instalações. No estado do Rio, ainda não está definida a data para que as atividades sejam retomadas. A ideia é munir os estabelecimentos de informações confiáveis sobre quais procedimentos seguir, fortalecendo a confiança das equipes e clientes de que aquele estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde.

Cartilha Abrasel rj

A cartilha pode ser acessada gratuitamente no link: is.gd/Cartilha_Abrael

Confira algumas orientações:
  1. Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1m (um metro) entre as cadeiras ou 2m (dois metros) entre as mesas.
  2. Repense o modelo de seu cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um QR Code pelo celular.
  3. Reforce as boas práticas na cozinha e reserve espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou use uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para 1 litro de água. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.
  4. Disponibilize álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.
  5. As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso.
  6. Reforce a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos 2 em 1, ou seja, detergente e sanitizante juntos no mesmo produto.


Postado por
no dia 08/05/2020 às

Tópicos: Rio de Janeiro - Restaurantes - Economia

ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: