×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Líderes de entidades se reuniram em webinar para um diálogo sobre a importância do equilíbrio ambiental, econômico e sociocultural no desenvolvimento de destinos turísticos





Projeto MARAEY

Representantes de entidades do setor de Turismo se reuniram, na última quarta-feira, em um Webinar, que debateu o futuro do turismo sustentável. O encontro, realizado no canal do projeto MARAEY, que será o principal polo turístico-imobiliário do Brasil, teve como moderador o Secretário Geral do Responsible Tourism Institute (RTI) e CEO do Biosphere España, Patricio Azcárate, e contou a participação de Emilio Izquierdo Merlo, CEO da IDB Brasil (empresa responsável por MARAEY); Glenn Mandziuk, Presidente e CEO da Thompson Okanagan Tourism Region (TOTA); e Ricardo Mader, Diretor da JLL Hotels & Hospitality Group.

Patricio Azcárate abriu o debate falando da importância dos destinos turísticos estarem alinhados com a sustentabilidade - uma chancela da certificação Biosphere, que é concedida pelo Responsible Tourism Institute (RTI), organização que nasceu em 2017, Ano Internacional do Turismo Sustentável, em conferências patrocinadas pela Unesco e a Organização Mundial do Turismo. Para obtê-la, é necessário trabalhar uma série de objetivos divididos em três áreas principais: meio ambiente e mudança climática, governança e economia e cultura e bem-estar social.

Turismo sustentável Projeto MARAEY

Durante o debate, Emilio Izquierdo Merlo destacou a importância de fazer parte da comunidade Biosphere. MARAEY é o primeiro projeto de iniciativa privada do mundo a assinar com a certificação, na categoria ‘Destino Turístico’. Com o selo, o projeto reforça o compromisso de se desenvolver alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e às mais recentes diretrizes da Conferência do Clima de Paris.

"Nossa missão com MARAEY é criar não só o mais incrível destino turístico do Brasil, mas, também, o mais incrível destino residencial. Eu sei que é uma declaração ambiciosa, mas acreditamos que temos as fortalezas e as oportunidades necessárias para atingirmos esse objetivo. O empreendimento, próximo ao Rio de Janeiro e dos principais aeroportos, fica no município de Maricá, que conta com importantes recursos econômicos, serviços e belezas naturais. MARAEY inclui três hotéis complementares e uma universidade internacional de Hotel Management; e fica numa localização privilegiada para moradia com os mais altos padrões de qualidade, design e eficiência energética, amplas áreas não ocupadas e os melhores serviços de saúde, educação, shopping, esportes e lazer", afirmou o executivo.

Glenn Mandziuk falou sobre a experiência da TOTA, na Colúmbia Britânica, no extremo oeste do Canadá, fazendo uma análise da evolução do trabalho na região, que em 2017 recebeu a certificação Biosphere na categoria Ouro. Ele mostrou como vem construindo um turismo responsável e sustentável, com valores que envolvem crescimento econômico, diálogo com públicos de interesse e as comunidades locais, união da tecnologia com o turismo sustentável e valorização do DNA local.

"É preciso ter um engajamento relevante com as comunidades locais. A região de TOTA possui 33 comunidades autóctones reunidas em três nações distintas. Nos aproximamos delas para saber como elas gostariam de ser engajadas no turismo, quais seus desejos e necessidades. Foi um processo de escuta, não de fala. Para criarmos um relacionamento relevante com essas comunidades foi preciso um trabalho colaborativo para desenvolver as oportunidades econômicas e o progresso do turismo local, com respeito e autenticidade cultural", disse Glenn.

Em sua apresentação, ele defendeu ainda a construção de um desenvolvimento que possa trazer progresso a todos, respeitando a história e tradição das comunidades autóctones. Ele contou também que um destino turístico que é para todos, precisa ter projetos de inclusão e acessibilidade. "Quando iniciamos esse processo e conversamos com as comunidades, 80% da receita gerada pelo turismo acontecia em 45 dias do ano. Isso em 2012. Se algo acontecesse nesse período, as empresas tinham que fechar. Trabalhamos um mesmo propósito, em uma área enorme, com valores relevantes em comum, tanto para a comunidade local, quanto para o empresário e o visitante. Em 2018 conseguimos ampliar esta janela para 110 dias, e agora estamos determinados a alcançar 200 dias", afirma o executivo.

Para falar do futuro, Emilio Izquierdo mostrou que MARAEY, desenvolvido numa área costeira de 844 hectares e com 8,5 quilômetros de praia, será um projeto totalmente inovador que vai incluir Maricá, e o Estado do Rio, na lista dos mais importantes destinos turísticos do mundo. MARAEY tem como objetivo se tornar um exemplo mundial de sustentabilidade, com equilíbrio ambiental, econômico e sociocultural. Incorporando frentes turísticas, residenciais, serviços e a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, o empreendimento terá uma ocupação predial de apenas 6,6%, menos da metade do permitida no plano de manejo.

"A RPPN será um paraíso natural com proteção perpétua, aberta ao público, com manutenção financiada pelo empreendimento, receita dos hotéis, de empresas instaladas em MARAEY e moradores do complexo. O turismo sustentável será impulsionado com a destinação de cerca de 0,7% das receitas totais dos hotéis a projetos de sustentabilidade - ambiental, sociocultural e de formação", completou o CEO da IDB Brasil. Para a construção de um destino sustentável abrangente, Emilio Izquierdo destacou como pilar para MARAEY a parceria público e privada para elaboração do projeto, com colaboração e apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do município de Maricá, dos departamentos ambientais de cinco universidades (UFRJ, UFF, UFRRJ, UFES e FURG), ONGs, arquitetos, engenheiros e especialistas.

O Diretor da área de Hotéis e Hospitalidade da JLL Hotels & Hospitality Group, Ricardo Mader, concluiu o encontro destacando a importância que a sustentabilidade ganhou no ramo de hotelaria nos últimos anos. Ele contou que o aumento das pessoas viajando causou um congestionamento nas grandes cidades turísticas - principalmente no verão - e, por isso, existe um público forte em busca de novos destinos. MARAEY entra nesse contexto como destino preferencial, um projeto altamente sustentável, que será um exemplo mundial.

"Muitas pessoas buscam hoje destinos com maior contato com o meio ambiente, lugares com menor densidade, com experiências inéditas. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o Brasil é o país líder da lista em número de pesquisas sobre natureza, e não explora isso. Quando falamos em América Latina, nós somos o sexto do mundo. Estou orgulhoso que MARAEY vai traz essa nova tendência de turismo, focado na natureza", concluiu



Postado por
no dia 29/06/2020 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: