×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Venda da empresa MAP Linhas Aéreas, tendo como compradora a GOL Linhas Aéreas





Os controladores da VOEPASS Linhas Aéreas anunciaram nesta terça-feira, dia 08, a formalização de um contrato de compra e venda da empresa MAP Linhas Aéreas, tendo como compradora a GOL Linhas Aéreas. A negociação envolve a assunção pela GOL, de todas as operações da MAP, incluindo os 26 slots no Aeroporto de Congonhas. O fechamento do negócio está sujeito a condições precedentes, inclusive aprovação do CADE e da ANAC.

A MAP possui atualmente uma frota de sete aeronaves dos modelos ATR 72 e ATR 42, atendendo a 11 destinos na região Norte do Brasil, além de 26 slots para definição de malha estratégica a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todos os voos em operação atualmente serão mantidos sem qualquer alteração como malha da própria VOEPASS.

Para a VOEPASS, a venda da MAP é estratégica e representa um movimento de redução de seu endividamento, melhora na gestão do caixa e permitirá, no médio prazo, sua recuperação econômica. "Nosso planejamento em 2019 indicava uma forte recuperação da VOEPASS a partir do primeiro semestre de 2020. Contudo, com a pandemia todas as expectativas foram frustradas, passamos a lutar pela sobrevivência da companhia, atravessando a pior crise da história da aviação mundial. Agora, com a venda da MAP, geraremos no médio prazo um cenário mais equilibrado de caixa e também da nossa operação aérea", ressalta José Luiz Felício Filho, Diretor Presidente da empresa.

A operação de compra e venda se baseou na assunção, pela GOL, de compromissos financeiros da MAP, além da expansão das operações de compra de capacidade (CPA) pela VOEPASS. Atualmente, a companhia opera contratos de CPA para a GOL com voos para 15 destinos em todas as regiões do Brasil.

Para Eduardo Busch, CEO da VOEPASS, a venda do ativo é fundamental para o futuro da empesa. "Em um primeiro momento pouca coisa irá mudar na gestão da VOEPASS, pois não haverá nenhum aporte de recursos para o caixa da companhia. Haverá sim a desoneração de algumas dívidas de curto prazo que resultará na melhor gestão do caixa. A possibilidade de expansão das operações de CPA, no médio prazo, permitirá à empresa retomar sua saúde financeira e fazer frente a todos os seus compromissos. Teremos, assim, uma excelente oportunidade para a retomada econômica dos mercados, com a expansão da malha da aviação regional do Brasil. O trabalho de recuperação pós-crise está só começando."

venda voepass para gol

A VOEPASS reitera que ficam mantidas, sem qualquer alteração, todas as operações aéreas realizadas na Região Norte, e que mantém seu planejamento de expansão nesta localidade do Brasil trabalhando na identificação dos gargalos de infraestrutura juntamente à SAC e à ANAC para que possa expandir os destinos atendidos nos estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. 

A GOL e a VOEPASS darão entrada imediata na consulta aos órgãos reguladores para a aprovação da operação da compra e venda, sem data para ser concluída.

Sobre a Voepass

A Passaredo Linhas Aéreas é a empresa aérea brasileira mais antiga em operação, tendo iniciado seus voos no ano de 1995. No ano de 2019, os controladores da Passaredo adquiriram o controle societário da MAP Linhas Aéreas, formando a nova marca VOEPASS LINHAS AÉREAS. Atualmente, atende a 31 destinos em todas as regiões do Brasil, contando com uma frota de 16 aeronaves modelo ATR 42 e ATR 72. A empresa conta com 1100 empregos diretos, sendo a quarta maior companhia área do Brasil.. No momento pré-pandemia, a companhia atendia a 47 destinos no Brasil, tendo paralisado totalmente suas operações em 23 de março até 03 de julho de 2020, ficando 102 dias sem operar. A empresa opera sob a certificação IOSA, certificado de excelência operacional internacional emitido pela IATA, sendo associada da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da ALTA (associação de empresas aéreas da América Latina). Opera em acordo comercial de interline com a GOL Linhas Aéreas e em regime de codeshare com a LATAM Airlines.
 



Postado por
no dia 13/06/2021 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: