×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

A gastronomia brasileira é um dos pilares da identidade nacional. Experimentações únicas e marcantes mobilizam turistas pelos quatro cantos do país em busca dos melhores sabores.





Para que uma viagem seja completa, ela precisa ser saborosa! Viajar sem aproveitar o que a gastronomia local oferece, significa perder uma das melhores oportunidades de imersão cultural enquanto conhece um novo lugar.

Ao experimentar pratos típicos de um ou mais destinos, você está praticando o que ficou conhecido como turismo gastronômico. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia foi reconhecida como o terceiro maior impulsionador para viagens.

O turismo culinário é uma modalidade de aprofundamento da identidade cultural do lugar visitado. É um momento excelente para ir além das fotografias em pontos turísticos, criando um laço afetivo com receitas típicas que contam a história do lugar de uma maneira diferente.

Além dos benefícios para turistas, o turismo gastronômico é uma tendência valiosa para empreendedores, gestores e profissionais do segmento alimentar e de viagens. 

Principais tendências do turismo de gastronomia?

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o turismo gastronômico movimenta R$ 250 bilhões todos os anos. Desta forma, este mercado é um dos mais valiosos e bem avaliados do mundo, por turistas nacionais e internacionais.

Por ser um dos impulsionadores mais fortes para viagens, a gastronomia ganha cada vez mais destaque por diferentes setores dentro do turismo. Por meio iniciativas públicas e privadas, a culinária adquire reconhecimento como uma potente modalidade de desenvolvimento econômico e cultural.

Isso acontece porque, durante uma viagem, a alimentação não corresponde mais apenas ao suprimento de uma necessidade biológica. Segundo o mapeamento realizado pelo projeto Perspectivas Para o Turismo Gastronômico no Brasil, o turismo gastronômico adquire dimensões mais subjetivas relacionadas ao prazer. Afinal, o encontro harmônico de sabores, cores e aromas também é um tipo de cartão postal do ponto turístico.

O público interessado pelo turismo gastronômico é aquele que não aceita mais do mesmo e que transforma cada roteiro em uma maneira de explorar a fundo o destino escolhido. Não é apenas visitar um restaurante da cidade, mas conhecer os alimentos e bebidas típicas da região, entendendo a história e importância de cada um deles para a sustentabilidade econômica local.

Nesse sentido, as companhias de viagem seguem a tendência de crescimento desse mercado ao oferecer passagens aéreas e pacotes de viagens mais completos, que conversam com os interesses de um público mais exigente. 

Ao apontar as principais tendências para o turismo culinário, o projeto indica a descentralização da economia em níveis nacionais e internacionais. Ou seja, ampliação dos destinos turísticos para além do eixo Rio-São Paulo, impulsionando o crescimento na busca por locais, até então, menos conhecidos. E no caso internacional, uma atenção mais voltada para as regiões do Pacífico e do Sul global.

Turismo gastronômico além do prato

O turismo gastronômico inclui atividades diversas e criativas, que aguçam os sentidos dos viajantes e oferecem muito mais do que um prato delicioso em um bar ou restaurante.

Essas atividades de entretenimento e conhecimento histórico-alimentar, caracterizam a gastronomia como patrimônio cultural e um pilar fundamental da identidade regional. Podem compor atividades autênticas da culinária turística:

  • tour guiado por feiras de rua;
  • degustação de drinks e pratos;
  • visitas em plantações (por exemplo: frutas e café);
  • visitas em vinícolas, acompanhando todo o processo de produção de vinhos;
  • conhecer fazendas e produtores artesanais (por exemplo: queijos);
  • participar de exposições e expedições gastronômicas com acompanhamento de chefs e profissionais especializados.

A alimentação é uma das principais maneiras de conectar pessoas e lugares, por isso a combinação com o turismo deu tão certo e as perspectivas de desenvolvimento de negócios são tão positivas. 

Invista nessa saborosa experiência e viva os destinos por completo, com cada um dos sentidos!

Saiba mais sobre o estudo em: projetoturismogastronomico.com/as-tend%C3%AAncias-1



Postado por
no dia 29/09/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: