×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Promovido pelo Banho Solidário Sampa, jantar ocorre dia 11/10 e tem 100% de verba revertida para ampliação da ONG, com atuação voltada para pessoas em situação de rua, em São Paulo. Objetivo é dobrar capacidade de atendimento e incluir banho pet em 2023





Botânico SP, Bourbon Ibirapuera, Grand Mercure Curitiba Rayon, Grupo Tauá, Tauá Resort Atibaia, Schultz Operadora e Zoo SP. Essas são algumas das marcas de turismo que já confirmaram apoio ao jantar Massa Solidária, que será realizado no próximo dia 11 de outubro e que deve reunir cerca de 350 pessoas no Clube Ipê, em São Paulo.

Promovido pela organização não-governamental Banho Solidário Sampa em parceria com o Buffet Marcelo Gussoni, o jantar tem o objetivo de arrecadar recursos financeiros necessários para ampliação da atuação do projeto em 2023. Desde o início de sua atuação, em março de 2020, a ONG já impactou a vida de mais de 20 mil pessoas na capital paulista, levando banho digno à população de rua da cidade e se prepara, no próximo ano, para dobrar sua capacidade de atendimento (chegando a 100 banhos por ação) e incluir 10 banhos pet em sua atuação.

A meta de ampliação estabelecida demanda investimentos de mais de R$ 200 mil, somente na aquisição e adaptação do veículo que conta com salas de banho integradas por área seca e chuveiro, sistema de energia solar, sistema inteligente e sustentável de captação e descarte de água. Além das empresas de turismo, são parceiros do jantar as marcas Dolce Ricordo, Dr. Shape, Eskala, Starpoint, Instituto Ana Hickman, Lumini Motel, Magneto Colchões, Make More, Restaurante Tarsila, Restaurante Zucco e Starpoint.

Complementarmente, os times de futebol Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Club, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista, além do capitão do penta, Cafu, se uniram à causa e cederam camisas oficiais autografadas. “Trata-se de uma noite de integração entre nossos voluntários, parceiros e demais convidados que se sensibilizam com a nossa causa. Agradecemos muito cada um destes parceiros porque, mais do que produtos ou serviços, eles cederam seu tempo para nos conhecer e nos emprestam suas marcas para que possamos reconhecer e homenagear nossa equipe de voluntários. Além disso, eles nos oferecem possibilidades reais de captação dos recursos financeiros necessários para nossa ampliação”, diz Paulo Cesar Fernandes, um dos fundadores e atual presidente da ONG.

Mais de 158 mil brasileiros. Esse é o número de pessoas que, hoje, vivem em situação de rua no Brasil de acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, plataforma da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São Paulo lidera o alarmante ranking com mais de 42 mil registros, sendo considerada a capital com o maior número de pessoas em situação de rua no País.

A notícia que buscar amenizar este fato é que existem projetos administrados por organizações não-governamentais que atuam para minimizar os impactos dessa verdade social. Um destes projetos é o Banho Solidário Sampa, tocado pela ONG de mesmo nome.

O Banho Solidário Sampa tem seu “coração”, a área de banho, estruturado a partir de um trailer com boxes, dois chuveiros, sistema inteligente e sustentável de captação de água, produzido sob encomenda para viabilizar o trabalho itinerante e atender, somente na área de banho, entre 40 e 50 pessoas em situação de rua em diversos pontos da capital paulista -- número que será ampliado para 100 banhos, por ação, em 2023, quando também serão incluídos banhos pet.

O mapeamento da cidade atende a alguns requisitos, sendo que o principal é constatação de falta de assistência. “A gente considera que a praça da Sé, a área embaixo do Minhocão e a região central têm mais projetos em curso do que nas áreas mais periféricas, então a gente opta por esses bairros nos quais não há tanta atuação social”, explica Fernandes.

Outro critério é o potencial de atendimento ampliado, já que se trata de uma operação grande e que requer autorizações antecipadas da prefeitura e da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET). “A preferência é por locais onde a gente consiga esgotar a capacidade de água do trailer para otimizar a operação. A gente recebe muita demanda e, infelizmente, ainda não temos condições e datas disponíveis para atender todo o mundo”, ressalta Fernandes.

Além de oferecer banhos, itens de higiene, roupas limpas e acolhimento, o Banho Solidário Sampa se une a outras organizações para expandir os horizontes de pessoas em situação de rua. Dessa união de forças surgiu o “De Volta ao Lar”, um projeto tocado em parceria com uma ONG fluminense que identifica quem tem potencial de retornar para casa e apoia toda a jornada de regresso.

Uma vez por mês, o time da ONG Médicos do Mundo monta um consultório na praça do banho para prestar atendimento médico e exames aos menos favorecidos. Os cãezinhos que vivem nas ruas também têm direito a cuidados especiais. Uma vez por mês, uma ONG de cuidados veterinários atende a esses fiéis companheiros com banhos, tosas, vacinação e distribuição de ração. O novo veículo do Banho Solidário Sampa entrará em operação em janeiro de 2023 com boxes para banhos humanos e uma cabine dedicada aos pets.

Banho profissionalizante

Mais do que garantir esses direitos básicos, entretanto, a ONG tem trabalhado para ir além. O Banho Profissionalizante é uma iniciativa realizada em parceria com uma barbearia que oferece aulas para capacitar essas pessoas e ajudar a promover a melhoria de vida. A primeira turma, com quatro alunos, foi formada no ano passado. Os planos incluem a construção de uma barbearia solidária para absorver essa força de trabalho e dar-lhe experiência profissional.

Para manter a ação, a ONG recebe doações de pessoas físicas e jurídicas, além de contar com o apoio constante de marcas como a Lorenzetti, Instituto Ana Hickmann, Casa Vitoriana Pães, Dr. Shape, Equipe Seguros e CAT Express. As contribuições individuais incluem os materiais necessários para a ação, além de quantias em dinheiro. A iniciativa “Adote um Banho”, por exemplo, propõe doações a partir de R? 40,00, valor que garante o banho de quatro pessoas. Além da transferência de recursos financeiros, as empresas também podem organizar eventos de arrecadação para apoiar os trabalhos da ONG.

Mais em: https://www.instagram.com/banhosolidariosampa/



Postado por
no dia 04/10/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: