×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

A Bem Belga oferece promoção do destino para o público brasileiro





Bruxelas
Atomium, em Bruxelas

O Turismo-SA conversou com a brasileira que redescobriu a Bélgica e hoje faz uma promoção do destino para o público brasileiro. Daniella Garcia, do Mato Grosso do Sul, mas com vivência e formação em Cuiabá (MT), é a CEO da Bem Belga, uma DMC local, com sede em Antuérpia, e especializada na criação e execução de roteiros completos de turismo na Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. "Em 2003, me mudei para a Bélgica e aqui estou completando 20 anos em julho próximo. País que amei desde o primeiro dia em que cheguei, curtindo cada descoberta em todas as estacões e stiuações. Fui recebida, respeitada e amada desde o principio. Tenho um enorme carinho por esse cantinho da União Europeia", comenta Daniella. Acompanhe um pouco da entrevista que ela concedeu ao Turismo-SA.

Qual sua conexão com a Bélgica? Porquê se mudou para lá?

Daniella Garcia: A minha conexão foi “lapidada” em 1999 quando conheci meu marido no interior do Mato Grosso. Um israelense-Belga que foi a trabalho e desta fusão Brasil x Belga, vim para a Bélgica já que o mesmo morava em Antuérpia. Uma cidade conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, localizado às margens do rio Escalda. Além disso, a cidade é muito agradável para se viver, pois, sempre há algo a fazer. O centro histórico é muito aconchegante, movimentado com bares, restaurantes, lojas, museus e boutiques.

Fale um pouco sobre sua formação e trabalho no Brasil antes da mudança. É de qual estado?

Daniella Garcia: Nasci em 1975 no Mato Grosso do Sul e com 1 ano já estava em Cuiabá (MT), cidade que amo. Me formei em 2000 na Universidade de Cuiabá no curso de ciências contábeis/informática. Desde os 17 trabalhei com comercial, vendas e atendimento ao cliente. Montei minha primeira empresa com mais 3 sócios e realizávamos uns dos melhores eventos da capital nos anos de 1998, 1999 e 2000. Desliguei-me da empresa para me juntar à empresa belga e mudei-me para o interior com o “namorido”. Em 2003, me mudei para a Bélgica e aqui estou completando 20 anos em julho próximo. País que amei desde o primeiro dia em que cheguei, curtindo cada descoberta em todas as estações e situações. Fui recebida, respeitada e amada desde o princípio. Tenho um enorme carinho por esse cantinho da União Europeia.

Missão de operadoras na embaixado do Brasil em Bruxelas

Quais pontos negativos e positivos poderiam enumerar da Bélgica?

Daniella Garcia: Aspectos positivos temos a segurança, sistema educacional gratuito para todos, diversidade cultural, oportunidade de expandir conhecimento como, por exemplo, em “línguas” - isso se deve ao fato de as pessoas que moram aqui serem frequentemente multilíngues ou, pelo menos, bilíngues e multiculturais -, sistema médico e odontólogo de primeira e para todos com pequena taxa de contribuição, localização muito central e privilegiada entre outros pontos que eu, pessoalmente, amo desfrutar e vivenciar aqui.

Do lado negativo poderia elencar a adaptação com o idioma no início, a culinária bem diferente da brasileira e os horários de funcionamento do comércio (a maioria fecha às 18h e não tem estabelecimentos que funcionem 24 horas como temos Brasil afora e uns mimos brasileiros de vez em quando, risos).

Quando fundou a Bem Belga e o que a inspirou?

Daniella Garcia: O contato com cada brasileiro que passava por aqui para me visitar e aquela ligação me deu um estalo em não deixar a conexão e sensação virar apenas “saudades”. Fui me vendo apaixonada em receber família, amigos e visitantes durante todo um tempo, organizar viagens de amigos, familiares e estar muito conectada com o local, logo me veio a ideia de montar a Bem Belga.

Quais serviços a Bem Belga oferece?

Daniella Garcia: Criamos um atendimento super exclusivo, realizado em português por pessoas locais completamente envolvidas na cultura local e suas curiosidades. Prezamos pelo atendimento personalizado no qual os clientes são tratados como amigos, além de total excelência e dedicação e assistência durante sua estadia. Contamos com serviço de city tour, guia, viagens em grupos, traslados, elaboração de roteiros, compra de ingressos e pacotes com nossa própria assinatura e ainda: assesoria para casamentos nos mais lindos castelos da Bélgica. Oferecemos também, roteiros para as cervejarias belgas e atendimento personalizado para o super famoso festival Tomorrowland.

Só trabalham o destino Bélgica? Conte um pouco dos pacotes que oferecem.
Daniella Garcia: A Bem Belga é uma DMC local especializada na criação e execução de roteiros completos de turismo na Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A novidade em 2023: Experiência em Mykonos e Barcos exclusivos na região da costa esmeralda e sul da França. Desenvolvo pacotes turísticos e personalizados diretamente sob pedido e medida para o público de operadoras ou agências e também ofereço os pacotes que criou com minha própria identidade, assinatura e imersão nos pilares belgas: culinária, cervejas, eventos musicais e combos de cidades.

Como vê a chegada de turistas na Bélgica? Crescente? Pode aumentar?

Daniella Garcia:  A Bélgica registrou um total de três milhões de turistas em 2020, ocupando a 57ª posição no mundo em termos absolutos. É óbvio que os países menores apresentam regularmente um desempenho pior em uma comparação de números absolutos de convidados. Se convertermos o número de turistas para a população da Bélgica, o quadro é um pouco mais comparável: Com 0,22 turistas por habitante, a Bélgica ocupa o 87 lugar. O 8º na Europa Ocidental, atrás dos Países Baixos. Em 2020, a Bélgica gerou cerca de 7,45 bilhões de dólares somente no setor do turismo. Isto corresponde a 1,3% do produto interno bruto e aproximadamente 9% de todas as receitas do turismo internacional na Europa Ocidental. Ou seja, o turismo é um segmento muito positivo e continuarei apostando que a chegada na Bélgica pode aumentar.

Daniella Garcia em degustação na cervejaria trapista Orval

Seus turistas são mais de qual ou quais região(ões) do Brasil Tem estrangeiros, fora belgas?

Daniella Garcia:  Conferindo aqui, já vi que brasileiros de todos os estados do Brasil foram turistas “Bem Belga”. Se for listar por maioria, tenho: São Paulo, Região Sul, Rio de Janeiro-Minas Gerais, Nordeste, Norte-Centro-Oeste, além de turistas dos Estados Unidos e União Europeia

Você atua com parceiros locais (como transfers, hotéis, cias aéreas etc)?

Daniella Garcia: Com certeza! Sempre apoio, auxilio e impulsiono o “local”. Tenho meus próprios veículos e equipe também local. Cuido da parte de hospedagem somente quando são meus próprios grupos. A parte aérea eu deixei de fazer há um tempo. É difícil lidar quando nosso Brasil tem uma cultura forte de milhagens, que por sinal me faz falta aqui, risos.

Mais em: bembelga.com



Postado por
no dia 27/03/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: