×
AGENDA VISITE GUARULHOS TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

A SETTIMANA DELLA PIZZA usa ingredientes típicos das 20 regiões italianas para ampliar sabores de Bel Paese um queijo italiano e da mesa paulista




Diavola - Foto: Divulgação

São Paulo vai receber a Settimana della Pizza entre os dias 8 e 14 de julho. Sua proposta é celebrar o Dia da Pizza (10 de julho) com uma programação semanal de receitas exclusivas desse ícone da cozinha italiana e um dos pratos mais queridos dos paulistas.

O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana – confirmada para o final de outubro. A própria ITALCAM, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio do ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo)..

Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de cobertura vão representar vinte regiões da Itália, trazendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em dois fora da capital (Indaiatuba e Sorocaba). Para fechar o grupo de participantes, a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, representará o estilo paulistano de pizza – exatamente no ano que comemora seu centenário de inauguração (veja a lista com todas as pizzarias ao final). Em comum, todas as pizzas elaboradas para o evento serão feitas com farinha e tomates pelados 100% italianos.

Foglia - Foto: Divulgação

Para o público aproveitar o evento, basta visitar uma pizzaria ou restaurante participante entre 8 e 14 de julho (reservas prévias são recomendadas). Além da pizza ligada a uma das regiões italianas e à capital paulista, a “regionale”, cada endereço vai trazer no menu a pizza “tradizionale”, representada pela mais famosa cobertura italiana: a margherita. Em todas as casas da Settimana, os tons que acompanham as cores da bandeira italiana serão sempre formados pelos ingredientes oficiais da receita napolitana: manjericão, mozzarella de búfala ou fiordilatte e molho de tomate pelado italiano.

Temperani - Foto: Divulgação

Na lista do tipo “regionale” há coberturas como a da Toscana (Temperani Cucina), uma pizza bianca que mescla fiordilatte, funghi, cavolo nero, ricotta e tartufo (mussarela fresca de leite bovino, cogumelos, couve toscana, creme de ricota e trufa); a da Emilia-Romagna (Bráz Pizzaria), outra bianca que traz mortadella Bologna, pistacchio, fiordilatte, stracciatella, basilico e scorza di limone (mortadela, pistache, mussarela fresca de leite bovino, mussarela fresca de leite bovino desfiada com creme de leite, manjericão e raspas de limão); e a da Calabria (Rural Pizzeria Napoletana), composta de n’duja, peperone giallo affumicato, pecorino e parmigiano (salame cremoso picante, pimentão amarelo defumado e queijos pecorino e parmesão). A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).

Maremonti - Campo Belo: Divulgação

Um evento aberto ao público, com stands de vários endereços participantes e atividades culturais, ainda deve marcar os dois últimos dias da Settimana (13 e 14). Trata-se do “Pizza é Cultura”. A venda de pizzas, com a mesma proposta multirregional italiana, está programada para o espaço do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, das 11h às 18h, na Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis.

“O termo e a receita que se tornaram populares no mundo inteiro vieram de Nápoles, capital da Campania, mas a pizza ganhou versões diferentes e consegue acomodar sabores marcantes de todas as regiões da Itália e do Brasil”, afirma Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento. Para ele, a pizza tem um significado especial: “É um prato que reforça os laços culturais e afetivos que unem italianos e brasileiros.”

Napoli Centrale - Divulgação

O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, acredita que a pizza é um dos mais importantes símbolos da cozinha italiana. “No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebraremos essa receita em São Paulo, a cidade mais italiana fora da Itália. Buon appetito a tutti.”

SERVIÇO

4ª SETTIMANA DELLA PIZZA – 08 a 14 de julho

Para mais informações sobre o evento consulte www.settimanadellapizza.com



Postado por
no dia 27/06/2024 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: