×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Maior evento japonês de rua do mundo, que está em sua 41ª edição, apresenta programação cultural gratuita e recebe aproximadamente 200 mil pessoas no final de semana





Maior evento japonês de rua do mundo, que está em sua 41ª edição, apresenta programação cultural gratuita e recebe aproximadamente 200 mil pessoas no final de semana

Nos dias 13 e 14 de julho, o bairro da Liberdade, na capital paulista, estará em festa com a realização do maior evento japonês de rua do mundo, o Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas. A tradicional celebração da cultura japonesa no Brasil acontece desde a década de 70, com a organização da ACAL - Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, e recebe cerca de 200 mil pessoas em um único final de semana.

Tanabata Matsuri bairro da Liberdade

Em sua 41ª edição, o evento oferece uma programação repleta de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de 800 dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

A programação do Tanabata Matsuri é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão. No dia 13, sábado, acontece das 10h30 às 19h e no dia 14, domingo, das 10h30 às 18h.

Durante o festival, as ruas do bairro e a Praça da Liberdade-Japão são decoradas com 80 bambus gigantes - com aproximadamente 13 metros de altura- e 500 com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles, são pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os pedidos a serem entregues aos deuses.

Tanabata Matsuri bairro da Liberdade

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma simbolizando um desejo: branco - paz; amarelo - dinheiro; verde - esperança; vermelho -paixão e gratidão; rosa - amor; e azul - saúde e proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

O Tanabata Matsuri originou de uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos que conta a história de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, diante de seu tear, ela vê passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Casados e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, mas permitiria que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair, que fica do lado oposto na galáxia - duas estrelas que realmente só se encontram uma vez por ano.

Tanabata Matsuri bairro da Liberdade

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os amantes possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. Já no Brasil, o Festival das Estrelas - Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL, sempre no mês de julho na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista.

Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas
Dias 13 e 14 de julho de 2019
Horários: sábado das 10h30 às 19h e domingo das 10h30 às 18h
Programação gratuita
Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo - SP
Acesso a portadores de necessidades especiais
Facebook: @tanabatamatsuriliberdade

A ACAL

A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade - ACAL, com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro, para a cidade de São Paulo, Brasil e Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, sócio ambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade.

Para cumprir sua finalidade, a ACAL promove, anualmente, grandes e tradicionais eventos culturais, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer à população de São Paulo, aos turistas brasileiros e estrangeiros que, além de visitar o bairro diariamente, comparecem aos eventos e admiram a cultura oriental.

Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br

Postado por
no dia 03/07/2019 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: