×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Além das praias maravilhosas, da moqueca light sem o azeite de dendê, existe um outro estado de espírito bem perto da capital Vitória





O visual do Vale do Empo�ado
O visual do Vale do Empoçado

Por: Yolanda Karam

Ficou curioso? Então aventure-se nessa rota pouco conhecida pela maioria dos brasileiros: as montanhas capixabas. Prepare-se para colher frutas direto do pé, provar sabores antigos, receitas familiares, bater papo com produtores rurais e tomar muito café torrado na hora...São experiências que vão encher os olhos e ficar para sempre na memória.

TURISMO RURAL: SAUDÁVEL, SUSTENTÁVEL E INCRÍVEL

O ponto forte da região é a agroindústria artesanal, com destaque para os doces, mel, pães, licores, vinhos, geleias, queijos e iogurtes. Comida deliciosa e saudável, cerveja extraordinária, tudo do bom e do melhor. Tem muito o que explorar nessa rota, considerada uma das principais agroturismo nacional. 

MONTANHAS CAPIXABAS, UM PEDAÇO DO PAÍS QUE MUITOS AINDA NÃO CONHECEM

Partindo de Vitória siga pela BR 262 e preste atenção nas mudanças da natureza: o mar dá lugar à Serra, o bronzeado do povo é substituído por um tom de carmim nas bochechas, próprio de quem trabalha na terra e transforma tudo isso em gastronomia, cultura e uma hospitalidade incrível.

Formada pelas Serras do Caparaó e do Castelo, a região serrana do Espírito Santo é um roteiro de charme que atende aos mais variados públicos, com pousadas descoladas, parques, trilhas incríveis e um povo que preserva suas tradições, herança dos imigrantes europeus.

NO CAMINHO DAS MONTANHAS VAMOS CONHECER LUGARES E SABORES INCRÍVEIS 

Foto enviadaApiario Florin

Apiário Florin

Nossa primeira parada foi em Domingos Martins, a 42 km de Vitória.  Para quem gosta de mel, o Apiário Florin é um lugar encantador. É uma oportunidade de conhecer todo o processo de produção desse alimento milenar e, também, outros produtos derivados do mel. Por exemplo, você sabia que existe cerveja de Mel? Pois é, existe sim. O agrônomo e apicultor holandês Arno Wieringa é apaixonado pelo que faz e desde 2002 tem se dedicado a tratar com muita técnica e carinho das suas abelhas para oferecer diversos produtos, como méis raros, própolis verde, pólen apícola, geleia real, cosméticos exclusivos, cerveja de mel, legítimos hidromel e aguardente de mel, além de café especial orgânico! Tudo isso é produzido bem no coração da Mata Atlântica e a mais de mil metros de altura.

DA COLMEIA PARA A MASSA E PARA QUEIJO

Foto enviada

Todo mundo colocando a mão na massa no Cantinho da Roça

Depois de passar a manhã com as abelhas, vamos repor as energias para continuar nosso agroturismo. E o melhor dessa experiência agrária é podermos aprender colocando as mãos na massa.  Que tal ajudar a preparar o seu almoço? No restaurante Cantinho da Roça você é convidado a preparar, sovar e cortar o macarrão, para depois saboreá-lo. Os mais velhos vão voltar à infância, como se estivessem na casa da vovó, cozinhando no fogão a lenha. É uma experiência lúdica e saborosa, em meio a muito verde.

Outra sugestão é o Empório Pedra Bonita, uma ótima opção para almoço. O restaurante tem um buffet self-service, por quilo, com churrasco na parrilla. Além da comida, o turista pode encontrar uma seleção de produtos regionais e artesanatos.

Continuando nossas experiências, vamos agora aos queijos. Os queijos mineiros são famosos, mas quem ficou em 1º lugar no VII Concurso Estadual de Queijo Minas Padrão, em 2018, e 2º lugar na categoria queijo curado, em 2019, foi a queijaria capixaba Quintas do Vale. Os ingredientes principais são leite (de vaca ou de cabra), fermento e tecnologia, mas cada produtor acrescenta um segredinho para criar diferentes sabores. A queijaria fica no Sítio Quintas do Vale, no belíssimo Vale do Empoçado, município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO SOCOL?  

Foto enviada

Aula show no Senac de Venda Nova do Imigrante

 

Trata-se de um embutido de origem italiana exclusivo do município de Venda Nova do Imigrante. Essa iguaria não é para qualquer mesa, como a copa, o presunto cru ou o presunto de Parma, é uma iguaria muito refinada e o socol original é feito nas Montanhas Capixabas. Não deixe de experimentar. O socol é tão importante para a região que criaram até um evento para promovê-lo, a Festa do Socol, cuja renda é revertida para instituições do município.

Nós demos a sorte de viver uma experiência gastronômica ministrada pelo chef Renato Santos, no Senac Venda Nova.  Ele deu uma aula show com Socol e Inhame, dois produtos regionais muito saudáveis, principalmente o Inhame. Para nossa surpresa teve até sorvete de inhame! Eu posso garantir que é muito bom.

 

Foto enviada

A famosa Pedra Azul

Nossa viagem pelas Montanhas Capixabas, nos levaram até a Morangos Peterle, em Pedra Azul, onde são cultivados morangos de alta qualidade. No menu, há diversas opções de lanches e buffet no fogão a lenha, mas o carro chefe da casa é a Torta de Morango, não deixe de experimentar. Bem diferente daquelas com massa de biscoito que estamos acostumados, essa versão é preparada com um pão de ló bem fofinho, uma delícia.

No final da tarde nada melhor do que uma happy hour, com deliciosos petiscos e aquela cerveja geladinha. O lugar ideal para essa pausa é a Cervejaria Deck Beer, em Pedra Azul. Além de petiscos variados, a casa serve também pratos da culinária alemã. Senta e relaxa, porque você está rodeado de verde e ar puro.

O dia já está acabando, é hora de escolher um lugar especial para curtir o friozinho e relaxar. Existem muitas opções, para todos os gostos e que cabem no bolso! 

Foto enviada

Piscinas do Hotel China Park

Em algumas propriedades os visitantes podem aproveitar para caminhar e apanhar uma fruta direto do pé. Essa saborosa experiência pode ser vivida no sítio Recanto do Lago.

Para quem prefere calma e sossego, então já faça sua reserva no Bistrô e Hospedagem Altoé da Montanha, um lugar mais do que incrível. Localizado no sítio de mesmo nome, que inclusive é o sobrenome dos proprietários, o local proporciona uma hospedagem intimista, longe do barulho urbano, com árvores frutíferas, pássaros, animais silvestres, um verdadeiro cenário exuberante com acomodações confortáveis e de muito bom gosto.

Nós ficamos hospedadas no Hotel Fazenda China Park, um dos maiores complexos hoteleiros do estado, ideal para todas as idades. Tem um parque aquático com 7 piscinas, teleférico, restaurante gourmet e lago E quem gosta de aventura vai adorar a mais alta tirolesa do Estado.

PRODUTOS DE QUALIDADE

Foto enviada

A família Altoé que comanda o Bistrô e Hospedagem Altoé da Montanha

Todos os produtos agrícolas oferecidos pelas famílias rurais capixabas são de altíssima qualidade. Um deles é o café, presente no dia a dia do brasileiro. Um café, em especial, é um dos mais sofisticados do mundo.

Já pensou em tomar uma xícara do café mais caro do Brasil e um dos mais caros do mundo? Garanto que vale a pena. A Fazenda Camocim é a principal produtora do Café Jacu, um café orgânico e biodinâmico, cujos melhores grãos são selecionados, no pé, pelo jacu, ave nativa da Mata Atlântica. O jacu é um ave vegetariana que habita áreas florestadas e conservadas e sua presença é um sinal de saúde ambiental da região. Depois que os grãos passaram pelo processo digestivo do pássaro, os produtores recolhem os grãos. O café é realmente diferenciado, mas o preço...o kilo dessa preciosidade custa mais de R$1.000,00. 

Foto enviada

instalações da Fazenda Camocim

Já a Fazenda Carnielli foi a primeira fazenda de agroturismo do Brasil e eles também foram os primeiros a produzir o socol na região.  Lá é possível viver a experiência de visitar desde as lavouras até aprender os diversos tipos de preparo do café. Entender todas essas etapas é importante para conhecer o trabalho e a dedicação dos produtores que plantam o nosso cafezinho de cada dia. Duas curiosidades: Tanto trabalho só poderia render muitos prêmios, foram os vencedores do Primeiro Concurso de Qualidade de Café do ES, receberam o Certificado da Associação Brasileira de Cafés Especiais e Finalista no Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade. No final da visita não deixe de passar no empório para garantir delícias como: embutidos, queijos, doces, geléias e é claro ótimos cafés. 

Foto enviada

O visual do Sítio Recanto do Lago

Como você viu, o turismo rural das montanhas capixabas oferece muito mais que uma bela paisagem. Em cada parada, você vive uma experiência diferente, com sabores e aromas incríveis que você vai levar para sempre na memória. Vale a pena incluir na sua lista de viagem esse lugar maravilhoso, mesmo que você venha de longe, não vai se arrepender. 

A repórter viajou a convite de Montanhas Capixabas CVB, SEBRAE-ES e Descubra o Espírito Santo.



Postado por
no dia 17/01/2024 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: