×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
HOTELARIA

Meta é neutralizar a emissão de carbono de todos os hotéis administrados. Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga são os primeiros hotéis certificados





Adotadas desde 2017, compras via mercado livre de energia já garantiram economia de quase R$ 4 milhões.

Em busca de diminuir os impactos ambientais que suas operações geram no planeta, a Atrio Hotel Management uniu-se ao Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBND) e entrou no Programa Selo Neutro de Carbono. "O nosso negócio está muito ligado às diretrizes climáticas da ONU. Temos que reconhecer que nossa atividade gera impacto ambiental e que precisamos trabalhar para diminuí-lo, em linha com a sustentabilidade do negócio e do setor, além de integrar, de forma efetiva e objetiva, a pauta do turismo responsável que é de todos nós", diz Beto Caputo, presidente da empresa.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a atividade é responsável por 8% das emissões globais de carbono (2019). É uma conta complexa, que inclui desde o transporte aéreo e terrestre dos passageiros, até o consumo de água dos viajantes nos destinos. Mas uma parte das "pegadas" de carbono são deixadas nos locais de hospedagem, nos quais há um grande consumo de energia elétrica, materiais plásticos e geração de lixo.

Beto Caputo, presidente da Atrio Hotel Management (Foto: Divulgação/Atrio Hotel Management)

Para Rogério Iório, presidente do IBND, a questão climática não é mais algo para o futuro, é para agora. "Os projetos de Neutralização de Carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas interessadas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, através do plantio de árvores nativas", diz.

Rui Medeiros, Diretor Regional de Operações da Atrio Hotel Management, explica que o projeto pretende engajar clientes e funcionários. Adicionalmente, as ações sustentáveis vão seguir as condições e necessidades de cada hotel. "Vamos partir de um plano macro e olhar o micro. Mas iniciativas como economia de água, diminuição do uso de plástico, separação do lixo, por exemplo, serão comuns a todos os nossos hotéis", explica.

No final de um ano de projeto, o IBND faz o cálculo, seguindo os coeficientes do ministério da Energia do Brasil, que resulta no número de árvores a serem plantadas para compensar as emissões dos últimos 12 meses. As mudas vão fazer parte de uma área de reflorestamento da Atrio.

Pioneirismo no Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga

Entre as ações implantadas nas unidades estão a economia de luz, com aparelhos de ar condicionado mais eficientes, luzes com temporizador e uso racional dos elevadores. Também foi incentivado o uso de bicicleta pelos funcionários e a conscientização dos hóspedes em relação aos abusos. “De grão em grão as pequenas conquistas diminuem as emissões dos hotéis”, disse o presidente do IBND.

Os dois primeiros hotéis gerenciados pela Atrio a receberem o Selo Neutro de Carbono ficam em Santos, litoral paulista. São o Ibis Santos Valongo e o Novotel Santos Gonzaga. No total, ambos geraram mais de 100 toneladas de carbono. Para compensar essas emissões, 569 árvores vão ser plantadas até setembro deste ano. "Nós poderíamos ter comprado crédito de carbono, mas a opção de reflorestar áreas degradadas é muito mais palpável. Todos vão poder visualizar a iniciativa", destaca Fábio Bernardi, gerente do Hotel Ibis Santos Valongo.

Fontes limpas de energia e economia

E quando o assunto é baixar as emissões, o fator economia é um bônus importante para os negócios. Dos mais de 70 hotéis gerenciados pela Atrio Management, 38 recebem energia de fontes limpas (solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica) e oito estão em migração para este sistema. É o chamado mercado livre de energia.

Além de diminuir as emissões das unidades onde está implantada, a energia limpa gerou, desde 2017, quando as migrações para o sistema começaram, uma economia de R? 3,8 milhões. "A preocupação com o meio ambiente está no DNA da Atrio e todas nossas ações respeitam as políticas e normas ambientais. Cuidar do planeta e ainda gerar economia para o negócio, é uma combinação perfeita", finaliza César Nunes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Atrio Hotel Management.



Postado por
no dia 29/03/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Hotelaria

LEIA TAMBÉM: