×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS NACIONAIS

Explore as delícias culinárias que a cidade herdou das culturas europeias





Joelho de Porco - Foto: Fernando Zequinão

Situada no norte de Santa Catarina, Joinville é um destino que surpreende com sua rica oferta gastronômica, cervejarias artesanais e os charmosos cafés coloniais. A cidade combina tradições europeias com um toque brasileiro, oferecendo experiências culinárias únicas com uma vasta gama de restaurantes que servem desde pratos típicos de influência da colonização germânica, até iguarias da cozinha contemporânea.

Quem estiver em busca de uma experiência mais autêntica, não pode deixar a cidade sem apreciar o marreco com repolho roxo, especialidade inspirada na culinária alemã que é um dos pratos mais icônicos de Joinville, assim como o Eisbein (joelho de porco), outra influência alemã frequentemente servida com chucrute e batatas. Há ainda uma variedade de pratos com salsichas e pães recheados com linguiça.

Marreco - Foto: Fernando Zequinão

Além disso, a cidade também oferece excelentes opções de frutos do mar frescos, preparados com um toque catarinense. Influenciado pelo clima litorâneo, o pirão de peixe é um prato muito apreciado na região, preparado com farinha de mandioca e caldo de peixe. Para uma experiência mais contemporânea, há diversos bistrôs e restaurantes que se diferenciam por utilizar ingredientes locais para criar pratos inovadores.

A cozinha local também tem ícones doces, como a Cuca, bolo típico alemão feito com uma massa fofa e coberto com farofa. Pode ter recheios variados, como banana, maçã, ou frutas vermelhas, mas também tem versões salgadas, embora menos populares. Quem preferir uma receita mais clássica pode optar pelo Strudel, uma espécie de torta enrolada, geralmente recheada com maçã, canela e uvas-passas. Outra delícia típica de Joinville, é o Chineque - em alemão “Schnecke”, que significa caracol, por isso esse é o formato tradicional desta massinha que se assemelha a um pão doce.

Cuca - Foto: Fernando Zequinão

Boas pedidas para o inverno

As cervejarias artesanais de Joinville são uma atração à parte. A cidade tem uma forte tradição cervejeira, e a produção é variada, desde as tradicionais Pilsens e Weizens até as mais complexas IPAs e Stouts. Muitas dessas cervejarias oferecem tours e degustações, permitindo aos visitantes aprender sobre o processo de produção enquanto desfrutam de cervejas frescas e saborosas. Recentemente a cidade ganhou uma rota exclusiva que agrega ao roteiro 11 estabelecimentos – oito cervejarias e três pubs.

Já os cafés coloniais são verdadeiros banquetes que remetem às tradições dos imigrantes europeus. Em um ambiente acolhedor e rústico, pode-se saborear uma farta seleção de pães, bolos, tortas, geleias, queijos e embutidos, acompanhados de café ou chá. Estes estabelecimentos são as opções perfeitas para começar o dia com um café da manhã mais robusto ou finalizar uma tarde inteira de tours pela cidade.

Joinville é definitivamente um destino que convida a desfrutar de cada refeição e bebida com calma, celebrando a vida e a cultura local em cada garfada e gole. Para saber mais acesse www.visitejoinville.com.br



Postado por
no dia 06/08/2024 às





Leia mais sobre Nacionais

LEIA TAMBÉM: