Empreendedorismo feminino se destaca no Festival Sabor de São Paulo em Presidente Prudente
Pelo menos sete dos quinze estandes de alimentos e bebidas presentes no evento, que acontece no sábado (28/06), no Senac Presidente Prudente, são comandados por mulheres do Pontal do Paranapanema
O empreendedorismo feminino é destaque no Festival Sabor de São Paulo, que chega sábado (28/06) a Presidente Prudente. O evento acontece no Senac Presidente Prudente, das 11h às 17h, e integra o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP. Nesta etapa, participam produtores artesanais da Rota Gastronômica Pontal do Paranapanema, composta pelas regiões turísticas Circuito das Nações, Pontal Paulista e Sol do Oeste.
Crédito :Antonio Rodrigues/ Mundo Mesa/ Setur
Entre os quinze estandes de alimentos e bebidas presentes no festival, pelo menos sete são comandados por mulheres da região. É o caso da Danega Conservas, de Presidente Prudente. A marca foi criada por Lucimara Augusto, que equilibra a carreira de enfermeira com o sucesso de suas conservas renomadas. O negócio começou com pedidos de colegas e se tornou profissional, sendo sua casa o principal ponto de venda. Da mesma cidade vai o Pesqueiro Chácara do Sol, inaugurado em 2017 por Luciana Yamassaki. Apaixonada por culinária desde a infância, ela leva suas influências japonesas à cozinha e prepara diferentes receitas à base de peixes.
Para quem gosta de queijo, a Queijos Monte Alegre, de Adamantina, é uma marca lançada há seis anos pela médica veterinária Franciele Silveira. Após deixar o emprego na associação de produtores de leite, ela e o marido, Stefano Júnior, técnico de agropecuária, iniciaram a produção de laticínios artesanais em sua fazenda, com queijos de vaca e de cabra. Outro pequeno estabelecimento artesanal é a Queijó – Estância Renascer, de Pirapozinho, comandado por Adriana de Oliveira Cardoso. Ela produz uma seleção de queijos e derivados, elaborados a partir de leite de vaca das raças girolando, holandês e jersey. Além do frescal e do requeijão de corte com raspas do tacho, a linha conta com iogurtes com frutas e doce de leite.
Crédito :Antonio Rodrigues/ Mundo Mesa/ Setur
De Pedrinhas Paulista, cidade conhecida como a “Itália brasileira” devido à sua forte influência italiana, vai a Casa Di Trocchio Vieira. O empreendimento das famílias de imigrantes Trocchio e Vieira tem toda a produção de pães assados em forno a lenha supervisionada por dona Maria, a matriarca. Foi ela que, com seus anos de experiência, ensinou à filha as receitas que fazem sucesso entre os clientes. Já a Licores Montecassino, do mesmo município, comercializa os licores preparados por Verginia Di Nallona. Quando foi para a Itália pela primeira vez, em 1986, Verginia ganhou, de uma tia de seu marido, várias receitas da bebida, mas foi só em 1994 que iniciou a produção, que tem como destaque o limoncello ao leite.
De família baiana, Agueda Lima nasceu e cresceu na capital paulista, mas mudou-se para Santo Expedito, no Pontal do Paranapanema, quando adulta. Em 2022, ao perceber que o turismo religioso cresceu na cidade, começou a fazer licor de acerola com as frutas da árvore em seu quintal para os visitantes. Agora, Agueda comanda a Maná e Cia, que apresentará diferentes sabores da bebida no festival.
Crédito :Antonio Rodrigues/ Mundo Mesa/ Setur
E, do distrito de Varpa, em Tupã, marca presença Grace Marlucy Bukolts, que está à frente do Rancho dos Defumados. A pequena empresa familiar é especialista em carnes defumadas, como a linguiça típica da Letônia que combina carnes bovina e suína.
Postado por Angela Karam no dia 30/06/2025 às 10:38